Sistema de informação e Gestão do conhecimento

Sistema de informação e Gestão do conhecimento

  • Introdução;

  • Sistemas de Informação;

  • Aplicações de Ferramentas de Sistemas de informação;

  • Gestão de Conhecimento;

  • Visão panorâmica dos grupos de pesquisa no Brasil;

  • Contribuição do profissional de EP;

  • Conclusão;

Sistemas de informações:

  • Sistemas de informações:

  • (em inglês, Information System) é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou mesmo manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

Gestão do Conhecimento:

    • Gestão do Conhecimento:
    • possui o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.

  • Sistema de informação x Gestão do Conhecimento.

    • Dados geram informações que produzem conhecimento.

  • Conceitos para informação:

    • “Conjunto de dados aos quais os seres humanos deram forma para torná-los significativos e úteis”(Laudon,1998);
    • “conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si.”(Stair, 1996) ;
    • “Corresponde ao dado que tenha sido processado de uma forma que tenha significado para o receptor (usuário) e tem valor,real ou percebido, em ações ou decisões atuais ou futuras.”(Davis, 1985)

Informação para uma decisão(atual ou futura);

  • Informação para uma decisão(atual ou futura);

    • Profissional de TI X Profissional de EP
    • Implicações cognitivas;
    • “Natureza psicológica e comportamental.”
    • Processo de percepção:

  • Níveis de estruturação;

  • Decisões estruturadas;

  • Decisões semi-estruturadas;

  • Decisões não-estruturadas;

  • As abordagens básicas para sistemas de informação são:

    • SIT - sistema de informação transacional;
    • SIG - sistema de informação gerencial;
    • SAD – sistema de apoio a decisão;

  • SI Transacional

    • Problemas muito bem estruturados
    • SI Gerencial
    • Informações úteis para gerenciar as várias áreas da empresa;

Dar suporte a um tomador de decisão de qualquer Nível;

  • Dar suporte a um tomador de decisão de qualquer Nível;

    • Problemas semi-estruturados
    • Problemas Não-estruturados
    • Usando uma representação matemática do problema, os algoritmos servem para gerar informações para auxiliar na tomada de decisão;
      • Para diferentes níveis da organização existem diferentes tipos de informações e estilos de pessoas;

Sistema de informação executiva

  • Sistema de informação executiva

    • Diferença entre SAD e SIE;
    • Modelo de Simon: inteligência, desenho(design), escolha;
    • Sistema de informação e decisão;
    • Relação: decisão X informação;
    • Taylor/Método de Planejamento e Controle ou PDCA;

Plan, Do, Check, Action:

  • Plan, Do, Check, Action:

    • (P) – Planejamento;
    • (D) - Execução;
    • (C) – Controle;
    • (A) – Ação;

Integração do planejamento de SI com a estratégia da organização;

  • Integração do planejamento de SI com a estratégia da organização;

    • Problemas contribuintes para o insucesso do SI nas organizações;
    • Desafio para o profissional de EP;

    • Ferramentas:
    • CRM(Gerenciamento do relacionamento com clientes);
    • ERP(Sistema integrado de gestão empresarial);
    • e-business;
    • Aplicações:
    • SI transacionais;
    • SI gerencial;
    • SAD(sistema de apoio a decisão);

Essência na Inteligência de Negócios:

  • Essência na Inteligência de Negócios:

  • Data warehouse: É um repositório de dados originados de várias fontes;

  • Data mart: Contém dados de uma data warehouse construídos especialmente para suportas os requisitos específicos de uma unidade de negócio;

  • Data mining(mineração de dados): Processo de extração de conhecimento de grande dado de dados;

O que é conhecimento?

  • O que é conhecimento?

  • O que é informação?

  • Qual o significado de Gestão do conhecimento?

  • Qual sua importância?

Sociedade Brasileira da Gestão do Conhecimento(SBGC)

  • Sociedade Brasileira da Gestão do Conhecimento(SBGC)

  • http://www.sbgc.org.br

  • Existem sociedades de Gestão do Conhecimento em diversos países.

  • Japão,Malásia,África do Sul,Filipinas.

  • Áreas de sistemas de informação :

    • Visão da organização;
    • Estratégias;
    • Resultados esperados pelo sistema de produção;

      • Alta gerência;
      • Visão estratégica da organização;

  • De Engenharia de Produção:

    • Formação interdisciplinar permitindo intervenção profissional na área de sistemas de informação.
  • De tecnologia da informação:

      • Recursos tecnológicos.

Definições e considerações sobre as temáticas de sistemas de informação e gestão do conhecimento.

  • Definições e considerações sobre as temáticas de sistemas de informação e gestão do conhecimento.

    • Impacto dessas áreas na competitividade das organizações
    • Aspectos de natureza cognitiva e organizacional

Áreas de sistema de informação

  • Áreas de sistema de informação

    • Gestão de operação
    • Pesquisa operacional
    • Organização e estratégia
    • Qualidade

Comentários