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Guias e Dicas
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Tao Te Ching, Notas de estudo de Cultura

Taoísmo - Taoísmo

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 07/11/2009

eduardo-soares-8
eduardo-soares-8 🇧🇷

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Baixe Tao Te Ching e outras Notas de estudo em PDF para Cultura, somente na Docsity! Tao Te Ching INTRODUÇÃO www.books.xpg.com.br O Tao Te Ching é um texto profundo e ao mesmo tempo simples porque apresenta por meio da linguagem aquilo que se experimenta na sua ausência. A profundidade é o próprio caminho do mistério, a experiência do sagrado que corresponde à vivência espiritual. A simplicidade, um dos três tesouros 1dos ensinamentos de Lao Tse, conduz à naturalidade que orienta o indivíduo no macrocosmo. Portanto, a leitura do Tao Te Ching implica um desafio: esvaziar-se e ser natural como a água que flui no vale. O desvendamento do texto deve fluir gradualmente, levando à contemplação de suas palavras. Se estas não parecem suficientemente claras, isso se deve ao fato de a sociedade contemporânea, na qual prolifera o pensamento, dificultar a ampliação da consciência. Nesse contexto, a contemplação já é por si um ato transgressor. Esta tradução do Tao Te Ching, diretamente do chinês para o português, resgata a tradição taoísta e oferece a decifração necessária de conceitos fundamentais, respeitando a estrutura original do texto em chinês clássico em detrimento de frases mais convencionais em língua portuguesa. Desse modo, o leitor pode estabelecer nexos, coordenar e reconstituir relações entre os conceitos, traduzindo-os em experiências e proporcionando à leitura a suave alegria da vivência de um ensinamento. Reverenciado como escritura sagrada pelos mistérios que revela, o ensinamento contido neste livro corresponde a uma tradição que integra filosofia, ciência e religião à experiência. 1 Os três tesouros segundo a tradição taoísta são: humildade, simplicidade e afetividade. 2 O termo taoísta é formado por dois ideogramas chineses: Tao que significa caminho, exprimindo a idéia de origem de todas as coisas; e Diao que significa ensinamento. Portanto, taoísmo corresponde à tradição que vem do passado, que revela a origem. Por isso, o Caminho da Imortalidade, objetivo dos taoístas, é denominado Via do Retorno, indicando a volta ao princípio. Nesse caminho, a virtude se efetiva através da mediação de consciência e da compreensão dinâmica do universo para resgatar a ordem natural da vida. A escola taoísta tem como base o estudo de três obras, simbolizadas na imagem de uma árvore. A raiz é o I Ching – O Livro das Mutações, o tronco é o Tao Te Ching – Livro do Caminho e da Virtude e a flor é o Nan Hua Ching – O Livro da Flor do Sul. O Tao Te Ching é a estrutura central do taoísmo. Lao Tse revela um ensinamento que abrange o tempo infinito. Lao Tse corresponde à transmissão e conservação da tradição taoísta na imagem do mestre, manifestação do absoluto. Segundo o cânon taoísta, Lao Tse nasceu na província de Na Hue, na cidade de Guo Yang, no 25º dia da segunda lua do ano Ken-Tzen da era Wu-Tin (no período entre 1324 – 1408 A.C.). As circunstâncias do seu nascimento foram extraordinárias. De acordo com a tradição, sua gestação demorou oitenta e um anos. Lao Tse foi concebido quando sua mãe engoliu uma pérola de luz, transformação da Transparência Sublime 2em sopro, através da essência do Sol. Seu pai era um famoso alquimista da dinastia San que ascencionou com mais de cem anos, envolvido pelos dragões celestiais. Sua mãe era considerada a encarnação do Sopro Yin do Céu-Anterior, sendo ao mesmo tempo sua mestra. Lao Tse nasceu do lado esquerdo das costelas da sagrada mãe, no jardim da família sob uma árvore de nome Li (ameixeira), com cabelos brancos e orelhas grandes. Por isso, recebeu o nome de Lao Tse (filho velho) e Li Er (orelha grande da ameixeira). Lao Tse tem também sentido de Senhor do Fim e do Princípio, já que velho representa o fim enquanto filho representa o início. Sua juventude foi vivida no condado de K´u localizado entre Long San (Monte Dragão) e Guo Sue (Rio Guo). Quando o imperador tirano Zhou assumiu o poder, Lao Tse mudou-se para a região sul do Chi San, no território do Rei Wen, fundador da dinastia Chou. Foi convidado pelo rei Wen para ser responsável pela biblioteca real. Mais tarde, foi nomeado para o cargo de historiador real, permanecendo como tal até o 19º dia da quinta lua do 25º ano da era do rei Zhao, quando solicitou dispensa e retornou à sua terra natal, acompanhado do escudeiro Shü Jia. No mesmo ano, Lao Tse iniciou sua grande viagem para o ocidente, com intuito de chegar aos reinos da atual Índia, Afeganistão e Itália. Durante a viagem, permaneceu algum tempo na fronteira de Yü Men e aceitou o oficial-chefe da fronteira como discípulo. Ditou-lhe vários escritos, entre eles o Tao Te Ching. Muitos anos depois, teve sua ascensão no deserto de Gobi, durante a qual emanou raios de luz em cinco cores, transformando-se em corpo de luz dourada e desaparecendo no céu. Após sua ascensão, Lao Tse habitou o Tai Wei Gon (Palácio da Sublime Sutileza) do Céu-Anterior e dividiu seu corpo para retornar 2 A Transparência Sublime (Tai Chin): a Transparência de Jade (Yü Chin) e a Transparência Superior (São Chin) formam o conceito teológico de Absoluto taoísta. Quando os seres sob o céu reconhecem o belo como belo Então isso já se tornou um mal E reconhecendo o bem como bem Então já não seria um bem A existência e a inexistência geram-se uma pela outra O difícil e o fácil completam-se um ao outro O longo e o curto estabelecem-se um pelo outro O alto e o baixo inclinam-se um pelo outro O som e a tonalidade são juntos um com o outro O antes e o depois seguem-se um ao outro Portanto O Homem Sagrado8 realiza a obra pela não-ação9 E pratica o ensinamento através da não-palavra10 Os dez mil seres fazem, mas não para se realizar Iniciam a realização mas não a possuem Concluem a obra sem se apegar E justamente por realizarem sem apego Não passam 8 SEM ZEN: Homem Sagrado. Originado no conceito da sagração do homem, que tem sentido de união da Consciência Pura com a Vida Infinita. 9 WU WEI: Não-Ação; tem sentido de ação sem intenção. 10 WU YEN: Não-Palavra; tem sentido de palavra sem intenção. 6 CAPÍTULO 3 Não valorizando os tesouros, mantém-se o povo alheio à disputa Não enobrecendo a matéria de difícil aquisição, mantém-se o povo alheio à cobiça Não admirando o que é desejável, mantém-se o coração alheio à desordem O Homem Sagrado governa Esvazia seu coração11 Enche seu ventre12 Enfraquece suas vontades13 Robustece seus ossos Mantém permanentemente o povo sem conhecimentos e desejos Faz com que os de conhecimento não se encorajem e não ajam Sendo assim Nada fica sem governo 11 SHIN: Coração tem sentido de razão, emoção e intenção. 12 FU: Ventre tem sentido de vitalidade. 13 DZE: Vontades tem sentido de desejos. 7 CAPÍTULO 4 O Caminho é o Vazio14 E seu uso jamais o esgota É imensuravelmente profundo e amplo, como a raiz dos dez mil seres Cegando o corte Desatando o nó Harmonizando-se à luz Igualando-se à poeira Límpido como a existência eterna Não sei de quem sou filho Venho de antes do Rei Celeste15 14 CHUN: Vazio ou Harmonia. Vazio é a Natureza do Caminho; Harmonia é a Manifestação do Caminho. 15 HSIAN TI: HSIAN significa Imagem ou Forma; TI significa Rei. “HSIAN TI” é o nome atribuído ao Rei Celeste – Deus Onipotente criador de todas as formas. 8 CAPÍTULO 5 O céu e a terra não são bondosos Tratam os dez mil seres como cães de palha16 O Homem Sagrado não é bondoso Trata os homens como cães de palha O espaço entre o céu e a terra assemelha-se a um fole É um vazio que não distorce Seu movimento é a contínua criação O excesso de conhecimento conduz ao esgotamento E não é melhor do que manter-se no centro17 16 DZOU GO: Cão de Palha representa no sacrifício o desapego do ser. 17 CHUN: Centro, Meio ou Interior. 9 CAPÍTULO 6 O Espírito do Vale18 nunca morre Isso se chama Orifício Misterioso19 A porta do Orifício Misterioso é a raiz do céu e da terra Seja suave e constante Usufruindo sem se apressar 18 GU SHIEN: GU significa Vale; SHEN significa Espírito. Espírito do Vale representa a Conciencia do Vazio. 19 SHUEN SHUE: SHUE significa Orificio. Orificio Misterioso é o espaço onde o universo se cria e se destrói. É o SHUEN GUAN (Portal Negro) da alquimia taoísta. 10 CAPÍTULO 7 O céu é constante, a terra é duradoura O que permite a constância e a duração do céu e da terra É o não criar para si Por isso são constantes e duradouros Assim O Homem Sagrado deixa seu corpo para trás e o Corpo20 avança Além do corpo, o Corpo permanece Através do não-corpo, conclui o Corpo 20 SZE: O Corpo aqui tem sentido de corpo espiritual. 11 CAPÍTULO 8 A bondade sublime é como a água21 A água, na sua bondade, beneficia os dez mil seres sem preferência Permanece nos lugares desprezados pelos outros Por isso assemelha-se ao Caminho Viva com bondade na terra Pense com bondade, como um lago Conviva com bondade, como irmãos Fale com a bondade de quem tem palavra Governe com a bondade de quem tem ordem Realize com a bondade de quem é capaz Aja com bondade todo o tempo Não dispute, assim não haverá rivalidade 21 SUE: Água. No I Ching, é o primeiro elemento da natureza, representa o princípio. Na alquimia taoísta corresponde ao Sopro Primordial. 12 CAPÍTULO 9 O que é mantido cheio não permanece até o fim CAPÍTULO 14 Aquilo que se olha e não se vê, chama-se invisível Aquilo que se escuta e não se ouve, chama-se inaudível Aquilo que se abraça e não se possui, chama-se impalpável Estes três não podem ser revelados Por isso se fundem e se tornam um Enquanto superior não é luminoso Enquanto inferior não é vago O Constante que não pode ser nomeado É o retorno à não-existência É a expressão da não-expressão É a imagem da não-existência A isso se chama indeterminado Encarando-o, não se vê sua face Seguindo-o, não se vê suas costas Quem mantém o Caminho Ancestral Poderá governar a existência presente Quem conhece o Princípio Ancestral Encontrará a ordem do Caminho 18 CAPÍTULO 15 Os bons realizadores da antiguidade eram sutis Maravilhosos, misteriosos e despertados Eram profundos e não podiam ser compreendidos E justamente por não poderem ser compreendidos É preciso esforçar-se para ilustrá-los Receosos como quem atravessa um rio no inverno Cautelosos como quem teme seus vizinhos Reservados como o hóspede Solúveis como o gelo fundente Genuínos como a madeira bruta Vazios como os vales Entorpecidos como as águas turvas O turvo, através da quietude, torna-se gradualmente límpido O quieto, através do movimento, torna-se gradualmente criativo Aquele que resguarda este Caminho não tem desejo de se enaltecer E justamente por não se enaltecer, mesmo envelhecido, pode voltar a criar 19 CAPÍTULO 16 Alcançando o extremo vazio e permanecendo na quietude da extrema quietude Os dez mil seres se manifestam simultaneamente E, através disso, contemplamos o seu retorno25 Apesar da diversidade dos seres Cada um deles pode retornar a sua raiz O regresso à raiz se chama quietude Quietude se chama retornar a viver Retornar a viver se chama constância Conhecer a constância se chama iluminação Desconhecer a constância é a impropriedade que provoca o infortúnio Quem conhece a constância é abrangente Quem é abrangente pode ser coletivo O coletivo tem o poder da criação A criação tem o poder do céu O céu tem o poder do Caminho O Caminho tem o poder do eterno Assim, Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer 25 FU: Retorno – Hexagrama FU do I Ching, representa, no auge da quietude, o nascimento da atividade. CAPÍTULO 17 Do supremo, o inferior tem apenas ciência da existência Do estado que o sucede, intimidade ou admiração Do estado seguinte, temor ou desprezo Não havendo suficiente confiança, surge a desconfiança Quem valoriza a palavra, realiza a obra sem deixar rastros Assim, o povo achará que surgiu por si, naturalmente 21 CAPÍTULO 18 Quando se perde o Grande Caminho Surgem a bondade e a justiça26 Quando aparece a inteligência Surge a grande hipocrisia Quando os seis parentes27 não estão em paz Surgem o amor filial e o amor paternal Quando há desordem e confusão no reino Surge o patriota 26 São duas das cinco virtudes do taoísmo: bondade, justiça, sabedoria, polidez e fidelidade. 27 Seis Parentes: mãe-filho representa a relação superior-inferior, irmão-irmão representa a relação em mesmo nível, marido-esposa representa a relação interno-externo. 22 CAPÍTULO 19 Anule o sagrado e abandone a inteligência E o povo cem vezes se beneficiará Anule a bondade e abandone a justiça E o povo retornará ao amor filial e ao amor paternal Anule a engenhosidade e abandone o interesse E não haverá mais ladrões nem roubos Se estas três frases ditas não são o suficiente Então faça existir aquilo em que se possa confiar Encontrando e abraçando a simplicidade Reduzindo o egoísmo e diminuindo os desejos 23 CAPÍTULO 20 No ensinamento pela supressão não há preocupações Entre aceitar e repudiar qual a diferença? Entre apreciar e desprezar qual a distância? O que os homens temem, poderiam não temer? Abandone isso antes que se esgote! Os homens se agitam como um festejo na grande prisão Ou como subir à varanda na primavera Meu corpo não tem expressão Como uma criança antes de nascer Como a estrela Kuei28 que não tem onde se apoiar As pessoas todas possuem em excesso Somente eu aparento estar perdendo Sou como um ignorante que tem o coração puro Os medíocres vivem lúcidos Há algo completamente entorpecido Anterior à criação do céu e da terra Quieto e êrmo Independente e inalterável Move-se em círculo e não se exaure Pode-se considerá-lo a Mãe sob o céu Eu não conheço seu nome Chamo-o de Caminho Esforçando-me por denominá-lo, chamo-o de Grande Grande significa Ir Ir significa Distante Distante significa Retornar O Caminho é grande O céu é grande A terra é grande O rei33 é grande Dentro do universo há quatro grandes, e o rei é um deles O homem se orienta pela terra A terra se orienta pelo céu O céu se orienta pelo Caminho O Caminho se orienta por sua própria natureza 33 WANG: Rei-Celeste (Deus-onipotente); simboliza a Consciência Real que está em toda parte. 29 CAPÍTULO 26 A ponderação torna enraizado o leviano A quietude torna governado o inquieto Por isso o Homem Superior34 termina o dia de caminhada sem se afastar da ponderação e dos recursos Embora existam maravilhas em perspectiva Permanece quieto e naturalmente transcendente Como pode um senhor de dez mil veículos35 utilizar seu corpo levianamente sob o céu? Ao ser leviano, perderia a raiz Ao ser inquieto, perderia o governo 34 Djuen Tzé: Homem Superior – o homem que possui virtude e poder. 35 Na china corresponde ao senhor feudal; aquele que possui riqueza e responsabilidade. 30 CAPÍTULO 27 A boa caminhada não deixa rastros ou pegadas A boa palavra não deixa imperfeição para críticas O bom cálculo não utiliza medida nem número A boa porta não necessita de ferrolho para ser fechada E não pode ser aberta O bom nó não necessita de corda para ser atado E não pode ser desatado Assim, o Homem Sagrado É constante e bondoso Salva os homens e não abandona os homens É constante e bondoso Salva coisas e não abandona coisas Isso se chama herdar a luz O homem bom é mestre daquele que não é bom O homem que não é bom é o recurso daquele que é bom Quem não valoriza seu mestre e quem não ama seu recurso Mesmo inteligente, permanece enormemente desorientado A tudo isso denomina-se Maravilha Essencial 31 CAPÍTULO 28 Conhecendo o masculino, resguardando o feminino Sendo a ravina sob o céu Sem se afastar da Virtude Eterna Retornará a ser criança. Conhecendo o branco, resguardando o negro Sendo o modelo sob o céu Sem se enganar com a Virtude Eterna Retornará à Extremidade-Inexistente36 Conhecendo a glória, resguardando a humildade Sendo o vale sob o céu Sendo o vale sob o céu, completará a Virtude Eterna E retornará a ser madeira bruta A madeira bruta partida transforma-se em instrumentos E o Homem Sagrado utiliza-os através de um regente Isto tudo é um grande corte sem incisão 36 WU DJI: Extremidade-Inexistente; termo originado do I Ching, é o estado anterior da criação do universo. 32 CAPÍTULO 29 Para quem deseja possuir o mundo e age para isso Vejo, não o conseguirá O mundo é um recipiente espiritual Que não se pode manipular Quem o manipula, destrói Quem o retém, perde Pois as coisas Caminham ou acompanham Sopram quente ou sopram frio São rígidas ou flexíveis Ligam-se ou rompem-se Por isso, o Homem Sagrado Elimina o excesso Elimina a opulência Elimina a complacência 33 CAPÍTULO 30 Aquele que utiliza o Caminho para auxiliar o senhor dos homens Não utiliza a arma e a força, sob o céu Pois esta atividade beneficia o revide Onde o exército se instala, surgem espinhos e ervas secas Por isso O homem bom é determinado, porém cauteloso Não utiliza a força para conquistar É determinado sem se orgulhar É determinado sem se envaidecer É determinado sem se glorificar É determinado sem se tornar excessivo Isto é, determinado, porém sem se esforçar Coisas exuberantes dirigem-se à velhice Isso se chama negar o Caminho Por isso pode atingir sua grandeza 38 CAPÍTULO 35 Conservando a Grande Imagem O mundo passa Passa sem danos Com tranqüilidade, serenidade e supremacia A música e as iguarias Param o viajante As palavras que nascem do Caminho São insossas, carecem de sabor Olhar não é suficiente para vê-lo Escutar não é suficiente para ouví-lo Usar não é suficiente para esgotá-lo 39 CAPÍTULO 36 Para querer iniciar o recolhimento É necessário consolidar a expansão Para querer iniciar o enfraquecimento É necessário consolidar o fortalecimento Para querer iniciar o abandono É necessário consolidar o amparo Para querer iniciar a subtração É necessário consolidar o aumento Isto se chama breve iluminação38 O suave e o fraco vencem o rígido e o forte Os peixes não podem separar-se do lago O reino que tem o instrumento afiado Não pode colocá-lo à vista do homem 38 MING: iluminação, tem sentido de ampliação da consciência ou o enriquecimento de uma cultura. 40 CAPÍTULO 37 O Caminho é uma constante não-ação Que nada deixa por realizar Se reis e príncipes pudessem resguardá-lo Os dez mil seres iriam se transformariam por si Porém, se na transformação despertassem desejos Eu iria estabilizá-los através da simplicidade do sem-nome A simplicidade do sem-nome também se inicia no não-desejo O não-desejo traz quietude O céu e a terra, por si, estarão em retidão CAPÍTULO 38 A Virtude Superior não é virtude Assim, possui a Virtude A Virtude Inferior não perde a virtude Assim, não possui a Virtude A Virtude Superior é não-ação Pois não utiliza ação A Virtude Inferior é ação Que faz uso da ação A Bondade Superior é ação Porém não utiliza a ação A Justiça Superior é ação Que faz uso da ação A Suprema Polidez é ação que, se não obtém correspondência, repele usando o braço como reação Por isso, à perda do Caminho segue-se então a Virtude À perda da Virtude segue-se então a Bondade À perda da Bondade segue-se então a Justiça À perda da Justiça segue-se então a Polidez Assim a Polidez é o empobrecimento da fidelidade e da confiança É o princípio da confusão Aquele de conhecimentos avançados Como a flor do Caminho É o princípio da estupidez Por isso, o Grande Homem Coloca-se no consistente e não coloca-se no rarefeito Habita no Fruto e não habita na Flor Por isso, afasta esta e persiste naquele 42 CAPÍTULO 39 Esses adquiriram o Um na antiguidade: O céu adquiriu o Um e tornou-se transparente A terra adquiriu o Um e tornou-se tranqüila O espírito adquiriu o Um e tornou-se desperto Os vales adquiriram o Um e tornaram-se opulentos Os dez mil seres adquiriram o Um e tornaram-se vivos Os príncipes e reis adquiriram o Um e tornaram-se o eixo do mundo Esses alcançaram a supremacia O céu não se tornando transparente temerá rachar-se A terra não se tornando tranqüila temerá estremecer O espírito não se tornando desperto temerá exaurir-se Os vales não se tornando opulentos temerão secar Os dez mil seres não se tornando vivos temerão extinguir-se Os príncipes e os reis não se tornando nobres temerão a derrota Por isso O nobre utiliza a humildade como princípio O alto utiliza o baixo como base Sendo assim Os príncipes e os reis denominam-se a si mesmos de órfãos, carentes e indignos Isto seria utilizar a humildade como princípio, não seria? Por isso, alcançar o valor é aproximar-se do não-elogio Não desejando o vulgar, como o jade Sendo simples como a pedra 43 CAPÍTULO 40 O retorno é o movimento do Caminho A suavidade é a atuação do Caminho Os seres sob o céu nascem da existência E a existência nasce da não-existência 44 CAPÍTULO 41 O homem superior ao ouvir sobre o Caminho A transparência e a quietude atuam governando sob o céu 49 CAPÍTULO 46 Existindo o Caminho sob o céu Conduzem-se os cavalos para estercar Não existindo o Caminho sob o céu Armam-se os cavalos para viver nas fronteiras Não há delito maior do que estimar os desejos Não há calamidade maior em não saber se contentar Não há erro maior do que desejar possuir Por isso, com a suficiência de quem sabe que é suficiente Terá sempre o suficiente 50 CAPÍTULO 47 Sem sair da porta Pode-se conhecer o mundo Sem ver através da janela Pode-se conhecer o Caminho do céu Quanto mais longe saímos Tanto menos conhecemos Por isso, o Homem Sagrado Conhece sem caminhar Reconhece sem ver Realiza sem agir 51 CAPÍTULO 48 A realização através dos estudos é expandir dia após dia A realização através do Caminho é simplificar dia após dia Simplificando e simplificando mais Até alcançar a não-ação Na não-ação não há o que não possa ser feito Apoderar-se do mundo é permanecer através da não-atividade40 Ao surgir a atividade Já não é mais suficiente para apoderar-se do mundo 40 WU SZE: não-atividade é atitude sem apego. 52 CAPÍTULO 49 O Homem Sagrado não tem coração Toma o povo como seu coração Com os bons faço o bem Com os que não são bons faço o bem também Adquirindo o bem Com os sinceros sou sincero Com os que não são sinceros sou sincero também Adquirindo a sinceridade O Homem Sagrado sob o céu Age cautelosamente fundindo os corações do mundo O povo todo com olhos e ouvidos atentos O Homem Sagrado os trata como crianças 53 CAPÍTULO 50 Nascer na vida, entrar na morte Dos que pertencem ao nascimento, entre dez, há três Dos que pertencem à morte, entre dez há três Dos homens vivos Os que se movem para a terra da morte, entre dez, há três E qual é a causa? Suas vidas são vividas em excesso Ouvi dizer que o bom cultivador da vida Viaja pela terra e não se confronta com rinocerontes nem tigres E atravessa um exército sem armadura nem armas Os rinocerontes não têm onde enfiar o chifre Os tigres não têm onde cravar as garras E as armas não têm onde alojar as lâminas E qual a causa? Nele não existe lugar para a morte 54 CAPÍTULO 51 O Caminho gera A Virtude cria A matéria forma A conclusão completa Por isso os dez mil seres veneram o Caminho e estimam a Virtude O Caminho é venerável, a Virtude é estimável Pois eles não segregam e são constantemente naturais Assim, o Caminho gera, a Virtude cria Fazem crescer, fazem nutrir Fazem completar, fazem concluir Fazem o sustento e fazem a cobertura Geram, porém não se apossam Agem, porém não retêm Cultivam, porém não controlam Isto chama-se Misteriosa Virtude 55 CAPÍTULO 52 Sob o céu há um princípio Que age como mãe do mundo Já que existe a mãe Pode-se conhecer o filho Já que se conhece o filho Volte a preservar a mãe Assim O fim do corpo não conduzirá à morte Fechando a boca Trancando a porta Até o fim do corpo, sem desgaste Abrindo a boca Favorecendo a atividade Até o fim do corpo, sem salvação Ver o pequeno se chama iluminação Usar a suavidade se chama força Use de volta sua luz para voltar a iluminar-se Assim, não restará dano ao corpo Isto se chama herdar o constante 56 Não se pode encontrar afastamento Não se pode encontrar benefício Não se pode encontrar malefício Não se pode encontrar valorização Não se pode encontrar desvalorização Por isso age como nobre sob o céu 41 SHUEN TON: O Mistério Comum; significa a união com o Todo. 60 CAPÍTULO 57 Através da retidão organiza-se o reino Através da singularidade dirige-se a guerra Através da não-atividade adquire-se o mundo Como posso saber da natureza do mundo? É através disso Muitas restrições e omissões no mundo Tornam completamente pobre o povo Muitos instrumentos afiados entre o povo Fazem crescer a confusão no reino e na família Muito conhecimento engenhoso entre o povo Faz crescer o surgimento de objetos estranhos Leis e coisas crescendo visivelmente Fazem surgir muitos ladrões e salteadores Por isso o Homem Sagrado dizia: Eu não agindo, o povo se transforma Eu sem atividade, o povo se enriquece Eu bem tranqüilo, o povo se retifica Eu sem desejos, o povo se simplifica CAPÍTULO 58 Onde governa a tolerância O povo tem tranqüilidade Onde governa a discriminação O povo tem insatisfação É na desgraça que se encontra a felicidade É na felicidade que se esconde a desgraça Quem é capaz de conhecer estes extremos? Na ausência de governo O governo passa a agir como estranho A bondade passa a agir como maldade A ilusão do homem tem seu dia consolidado longamente Seja quadrado sem corte Seja honesto sem humilhar Seja reto sem abuso Seja luminoso sem ofuscar 62 CAPÍTULO 59 Para reger o homem e servir o céu Nada como ser o modelo Somente sendo o modelo Pode-se dominar cedo Dominar cedo significa aumentar o acúmulo de Virtude Aumentando o acúmulo de Virtude Então não há o que não se possa vencer Não havendo o que não se possa vencer Não se conhece seu extremo Podendo conhecer seus extremos Pode-se possuir o reino Possuindo a mãe do reino Pode-se ser constante Isto é uma raiz profunda e um pedúnculo sólido É o Caminho da vida constante e visão duradoura 63 CAPÍTULO 60 Governar um grande reino é como cozinhar um pequeno peixe Atuando sob o céu através do Caminho Seus demônios não são despertados Não que seus demônios não sejam despertados Seu despertar não fere o homem Não apenas que seu despertar não fira o homem O Homem Sagrado também não fere o homem Sendo que os dois não se ferem Assim suas Virtudes se unem e retornam 64 CAPÍTULO 61 O grande reino é aquele corrente abaixo É um campo sob o céu Num campo sob o céu A fêmea sempre vence o macho através da quietude Por isso, o grande reino estando abaixo do pequeno reino Conquista o pequeno reino O pequeno reino estando abaixo do grande reino Absorve o grande reino Assim Ou por estar abaixo para conquistar Ou por estar abaixo para absorver O grande reino apenas deseja unir e cultivar os homens O pequeno reino apenas deseja integrar e servir aos homens Cada um destes dois encontra o local para seu desejo Portanto, o grande deve estar abaixo 65 CAPÍTULO 62 O Caminho é o segredo dos dez mil seres Tesouro do homem benevolente É o que o homem não-benevolente não guarda Palavras bonitas podem ser negociadas Atitudes reverentes podem aumentar um homem Mesmo com a não-benevolência do homem Como se poderia abandoná-lo? Por isso, ergue-se o filho do céu42 Ordenam-se o três duques Mesmo possuindo o jade de oferenda43, antes de quatro cavalos44 Nada se compara a sentar e entrar no Caminho Por que motivo antigamente se valorizava o Caminho? Não diziam que quem busca pode adquirir? Quem possui culpa pode ser absolvido? Coloca suas palavras abaixo das deles Aspirando estar à frente dos homens Coloca seu corpo atrás dos deles Portanto Situa-se em cima mas seu povo não sente o peso Situa-se à frente porém o povo não é lesado Assim, o mundo alegra-se em exaltá-lo porém sem desgosto Como ele não disputa O mundo não pode disputar com ele 70 CAPÍTULO 67 Sob o céu todos se consideram o grande Não rio disso O grande sendo grande Por isso não ri Se risse Ha muito teria se tornado pequeno Eu tenho três tesouros Que valorizo e preservo: O primeiro chama-se afetividade O segundo chama-se simplicidade E o terceiro chama-se Não encorajar ser o dianteiro sob o céu45 Assim Através da afetividade pode-se ter coragem Através da simplicidade pode-se ter amplitude Não encorajando ser o dianteiro sob o céu Pode-se concluir o instrumento do eterno Hoje Abandonando a afetividade e tendo coragem Abandonando a simplicidade e tendo amplitude Abandonando o ulterior e tornando-se o dianteiro Isso é morrer Através da afetividade Com a manifestação, é ordenada a retidão Com o resguardo, é ordenada a duração Quando o céu quer salvar Utiliza a afetividade como proteção 45 “Não encorajar a ser o dianteiro sob o céu” representa a humildade. 71 CAPÍTULO 68 Na antiguidade, os bons praticantes de cavalheirismo Não eram belicosos Bons em guerrear, sem ira Bons em vencer os inimigos, sem disputa Bons em empregar os homens, agindo como o inferior Isso se chama a virtude da não-disputa Isso se chama a força de empregar os homens Isso se chama a supremacia da união com o céu e a antiguidade 72 CAPÍTULO 69 Sobre o uso da arma ha um provérbio “Não me encorajo a agir como anfitrião Prefiro agir como hóspede Não me encorajo em avançar uma polegada Prefiro recuar um pé ” Isso se chama mover não movendo Agarrar não abraçando Defender não lutando Enfrentar sem inimizade Não há desgraça maior do que humilhar o inimigo Humilhando o inimigo, então Arriscamos perder nosso tesouro Por isso No confronto onde as armas se igualam Vence, então, o que está entristecido 73 CAPÍTULO 70 Minha palavra é bastante fácil de compreender Bastante fácil de praticar Mas, sob o céu, ninguém consegue compreendê-la Ninguém consegue praticá-la Palavras têm uma origem Atos têm um regente E somente através da não-compreensão Não se tem a compreensão do ego Aqueles que me compreendem são poucos Aqueles que me seguem são nobres Por isso O Homem Sagrado se cobre com andrajos abraçando um jade 74 CAPÍTULO 71 Saber do não-saber é sublime Não saber do saber é doença Assim, o Homem Sagrado não adoece Por considerar doença a doença Por isso, não há doença 75 CAPÍTULO 72 Quando o povo não tem medo do temível Então, o grande temor chega Não estreite sua morada Não despreze sua vida Pois somente não desprezando Pode-se tornar o não-apodrecido Por isso, o Homem Sagrado Conhece a si mesmo mas não se evidencia Ama a si mesmo mas não se estima E, assim, nega isto e admite aquilo 76 CAPÍTULO 73 Quem tem coragem de ser valente terá a morte Quem tem coragem de ser cauteloso terá a vida E esses dois são ora benéficos, ora maléficos No entanto, para atacar o que é rígido e duro Nada pode se adiantar a ela Nada pode substituí-la Assim A suavidade vence a força O brando vence o duro Sob o céu Não há quem não o saiba Não há quem possa praticá-lo Por isso o Homem Sagrado disse: Aceitar as impurezas do reino Chama-se reger o cereal e a terra Aceitar as desventuras do reino Chama-se reinar sob o céu As palavras corretas parecem contrárias 82 CAPÍTULO 79 Ao se conciliar um grande rancor Certamente ainda se terá um resto de rancor Então como se pode agir bem? Sendo assim O Homem Sagrado toma o Sinal Esquerdo46 e não critica as pessoas Por isso, quem tem Virtude se orienta pelo sinal Quem não tem Virtude se orienta pelo vestígio O Caminho do Céu não cria intimidade Mas acompanha sempre o homem bom 46 FU: sinal tem sentido de correspondência; esquerdo é o lado do coração. O Homem Sagrado se corresponde com o mundo através do coração. 83 CAPÍTULO 80 Um pequeno reino de poucos habitantes Mesmo que possua um utensílio para dezenas de centenas não o usa Faça o povo valorizar a morte e não viajar longe Possuindo barcos e carruagens mas não tendo onde usá-los Possuindo armas e armaduras mas não tendo onde enfileirá-las Faça o povo retornar aos nós em corda e ao seu uso Então serão doces seus alimentos Belas suas roupas Pacíficas suas moradias Alegres seus costumes Que os reinos vizinhos estejam a vista Que o som de galos e cachorros sejam ouvidos Faça o povo alcançar a velhice sem ter que ir e vir 84 CAPÍTULO 81 Palavras confiáveis não são belas Palavras belas não são confiáveis Quem sabe não é abrangente Quem é abrangente não sabe Quem é bom não discute Quem discute não é bom O Homem Sagrado não acumula Quanto mais faz para os homens, mais tem Quanto mais dá aos homens, mais aumenta O Caminho do Céu é favorecer e não prejudicar O Caminho do Homem Sagrado é fazer e não disputar
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