Identificando e utilizando o potencial humano

Identificando e utilizando o potencial humano

Identificando e utilizando o Identificando e utilizando o Potencial HumanoPotencial Humano

AlAlíírio S. Nogueira Jrio S. Nogueira Júúniornior w.jotamarketing.blogspot.comw.jotamarketing.blogspot.com

Para ele, Inteligência tem a ver com : 1) Capacidade de resolver problemas 2) Criar produtos em ambientes com contextos ricos e naturais

Introdução

1904 –Alfred Binet –QI (Quantificação da Inteligência)

1983 -Howard Gardner–Livro Estruturas da Mente

–Psicólogo de Harvard, propôs que a existência de pelo menos 7 inteligências.

–Questionamento: Validade de tirar a pessoa de seu ambiente natural para fazer tarefas isoladas que jamais fez antes e às vezes nem escolheria fazer novamente

Espacial ( Imagens )

Intrapessoal ( EU )

Naturalista (seres animais e vegetais )

Lógica Matemática ( Lógica )

Corporal Cinestésico ( corporal / manual )

Interpessoal ( Pessoas )

Linguística ( Palavras )

Musical ( sons )

Raciocinando

Experimentar, questionar, resolver problemas lógicos, teorias, argumentações, cálculos, funções...

gráficos de dados, analisar estruturas

Precisa...Precisa... coisas para explorar e pensar, materiais científicos, planejar experimentos, classificar elementos, compor LLóógica Matemgica Matemáática ( Ltica ( Lóógica )gica )

Ler, escrever, contar histórias, fazer jogos de palavras...

discussões, debates, contar histórias

livros, fitas, materiais para escrever, papel, diários, diálogos,

LinguLinguíística ( Palavras )stica ( Palavras )

CarlosCarlos DrummondDrummond de Andradede Andrade

Precisa...Precisa...

Adora...Adora... Palavras

MichelangeloMichelangelo

Planejar, desenhar, visualizar, esculpir, rabiscar...

Arte, LEGOs, vArte, LEGOs, víídeos, deos, filmes, slides, jogos de filmes, slides, jogos de imaginaimaginaçção, labirintos, ão, labirintos, quebraquebra--cabecabeçças, livros as, livros ilustrados, criar mapas ilustrados, criar mapas e pôster, examinar e pôster, examinar fotografias...fotografias...

Imagens e Figuras

Espacial ( Imagens )Espacial ( Imagens )

SensaSensaçções ões

SomSomááticasticas

Dançar, correr, pular, construir, tocar, gesticular...

prática

Dramatização, movimento, coisas para construir, esportes, aprendizagem Precisa...Precisa...

Adora...Adora... Corporal CinestCorporal Cinestéésicosico

Por meio de Por meio de ritmos e ritmos e

melodiasmelodiasCantar, assobiar, cantarolar, batucar com as mãos e os pés, escutar... Tempo para

cantar, idas a concertos, tocar instrumentos musicais, compor jingle, imitar sons...

Musical ( sons )

Percebendo o que os outros pensam

liderar, organizar, ensinar, relacionar-se, negociar, fazer festa...

Amigos, jogos de grupo, reuniões sociais, eventos, mentores e aprendizados, negociar normas, auxiliar pessoas...

Precisa...Precisa...

Adora...Adora... Interpessoal ( Pessoas ) em relaem relaçção ão ààs suas s suas necessidades, necessidades, sentimentos e objetivos sentimentos e objetivos

Estabelecer objetivos, meditar, sonhar, planejar, refletir...

Lugares secretos, tempo sozinhos, projetos no seu ritmo pessoal, fazer plano de ação, fazer autobiografia, priorizar necessidades...

Intrapessoal ( EU ) meio da natureza e meio da natureza e das formas das formas

naturais naturais

Brincar e criar animais, cosmos, plantas, rochar, meio ambiente...

De acesso para investigar à natureza, interação com animais, aguar plantas, plantar, observar astros...

Precisa...Precisa...

Naturalista (seres animais e vegetais )Naturalista (seres animais e vegetais )

Teoria das IM

Por que não Talentos ou Aptidões?

–“Estou sendo deliberadamente provocativo. Se eu dissesse que existem sete tipos de competências, as pessoas bocejariam e diriam: sim,sim”.

Gardner criou 8 fatores para considerar uma inteligência

1 ) Isolamento potencial por lesão cerebral.

Indivíduos afetados em áreas específicas do cérebro. Defende a existência de oito sistemas cerebrais relativamente autônomos

2) Uma história desenvolvimental distintiva e um conjunto definível de de desempenhos peritos de “estados finais”.

Cada atividade baseada numa inteligência tem sua própria trajetória desenvolvimental, ou seja, início, pico e declínio conforme idade da pessoa.

Teoria das IM

3) A existência de Savants, prodígios e outros indivíduos excepcionais.Gardner sugere que em certas pessoas nós podemos ver inteligências únicas operando em níveis elevados.

4) Uma história evolutiva e uma plausibilidade evolutiva, isto é, ter suas raízes profundamente inseridas na evolução dos seres humanos e mesmo anteriormente, na evolução de outras espécies

5) Apoio de achados psicométricos. Apesar de um ardente defensor de alternativas àtestagem formal, ele sugere que muitos testes padronizados apóiam a teoria das IM

6) Apoio de tarefas psicológicas experimentais. Gardner sugere que podemos perceber as IM operando isoladas uma das outras.

Pontos Chave das IM

Toda pessoa possui as oito inteligências

–Ela éuma teoria de funcionamento cognitivo e, evidentemente, as oito inteligências funcionam juntas de maneira única para cada pessoa.

As inteligências, normalmente, funcionam juntas de maneira complexa

–As inteligências, conforme descritas, são uma “ficção”: na vida não existe uma inteligência isolada

Pontos Chave das IM

Existem muitas maneiras de ser inteligente em cada categoria

–Não existe um conjunto padrão que possamos ter para sermos considerados inteligentes numa área específica

A maioria das pessoas pode desenvolver cada inteligência num nível adequado de competência

–Gardner sugere que pessoas podem desenvolver todas as oito inteligências num nível razoavelmente elevado de desempenho, desde que recebam estímulo, enriquecimento e instrução apropriados

Visão Prática

Autoconhecimento Aprende de acordo com as inteligências Maior Criatividade e Inovação Melhoria nas relações interpessoais Desenvolvimento da Liderança Ganha e perde energia Maior produtividade em menor tempo

Identificação das IM

–Nenhum teste pode determinar precisamente a natureza ou a qualidade das inteligências

–Testes medem apenas parte do espectro total das capacidades

–Melhor maneira de avaliação érealizar um exame realista de seu desempenho nos muitos tipos de tarefas, atividades e experiências associadas a cada inteligência

Linguística ( Verbal )

–Leio tudo o que vejo, sou leitor compulsivo –Sou colecionador de papel

–Sinto mal quando tem algo escrito errado ou mesmo quando uma pessoa fala errado

–Gosto de jogos de palavras (Pal. cruzadas, anagramas)

–Agrido através das palavras

–Meus diálogos incluem frequentes referências a coisas que li ou ouvi

–Gosto de entreter a mim/outros com trava-línguas, trocadilhos e rimas sem sentido

–Português, estudos sociais e história eram mais fáceis para mim

Lógico Matemática

–Colecionador de revistas ou objetos –Curioso sobre como as coisas funcionam

–Gosto de xadrez e jogos de enigmas

–Gosto de colocar as coisas em categorias ou hierarquias. Mente busca padrões, seq. lógicas

–Agrido montando um “plano ou ação”na cabeça, mas normalmente não o faço

–Matemática e/ou ciências eram as matérias favoritas

–Acredito que quase tudo tem explicação racional

–Gosto de fazer pequenos experimentos “e se”

Inteligência Espacial

–Preciso conhecer e entender o ambiente

–Estou ligado a própria forma, cuido e preocupo-me com o corpo

–Gosto de jóias, roupas e acessórios

–Gosto de filmes, desenhos animados, gibis e LEGO

–Quando fecho os olhos, com freqüência visualizo imagens claras

–Agrido quebrando e destruindo coisas

–Prefiro ler materiais com muitas ilustrações

–Geometria era uma matéria mais fácil que álgebra

Inteligência Musical

–Estou sempre com musicas nas cabeças

–Não agüento lugares com barulhos nem ambientes com som muito alto

–Percebo quando uma nota musical estáfora de tom

–Ás vezes, me pego caminhando com um junglede televisão ou música na minha cabeça

–Toco pelo menos um instrumento musical

–Agrido através de gritos

–Conheço as melodias de muitas canções e músicas diferentes

–Aulas de canto e musicalização eram minhas matérias favoritas

Corporal Cinestésica

–Vejo movimentos e copio facilmente ( boa coordenação ) –Preciso tocar nas coisas para aprender mais sobre elas

–Tenho força de expressão ao se comunicar

–Não gosto de ficar parado, fico batendo o péou movimentando algum objeto na mão

–Gosto de trabalhar com as mãos em atividades concretas como costurar, fazer tricô, carpintaria ou modelagem

–Agrido brigando ou “correndo”da situação

–Minhas melhores idéias me ocorrem quando saio para dar uma longa caminhada ou para correr (ativi. física)

–Na escola, educação física era meu forte

Inteligência Interpessoal

–As pessoas recorrem a mim para pedir conselhos –Pergunto direto: Por que tal pessoa fez aquilo?

–Trabalho melhor com equipe do que sozinho

–Gosto do desafio de ensinar uma outra pessoa ou grupo de pessoas

–Agrido “tocando na ferida”do outro

–Prefiro passatempos coletivos como canastra ou banco imobiliário

–Prefiro esportes coletivos como futebol, voleyetc.

–Na escola, preferia o recreio ou atividades de grupos

Inteligência Intrapessoal

–Prefiro trabalhar sozinho a trabalhar com outros –Aprendo com meus fracassos e sucessos na vida

–Costumo passar um tempo sozinho, meditando, refletindo

–Sou capaz de reagir às dificuldades com coragem

–Tenho uma visão realista das minhas forças e fraquezas

–Tenho alguns objetivos importantes na minha vida sobre os quais reflito regularmente

–Agrido as pessoas através do descaso, ficando sozinho

–Gosto de seminários que ajudam o crescimento pessoal

Inteligência Naturalista

–Gosto de animais e da natureza, tem bichinho de estimação

–Gosto de regar e cuidar das plantas ou animais

–Gosto de sair por aícom uma mochila nas costas, de acampar ou simplesmente observar a natureza

–Gosto de livros, revistas e documentários sobre natureza

–Adoro visitar zoológicos, aquários etc

–Agrido maltratando animais e plantas

–Tenho facilidade em diferenciar animais e plantas

–Na escola, sempre gostei dos trabalhos de campo

BibliografiaBibliografia

Comentários