Transporte de cargas no brasil

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Ameaças e Oportunidades para o Desenvolvimento do País

DIAGNÓSTICO e PLANO DE AÇÃO

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Índice

1. In trodução 3 2.Metodologia e Etapas do Trabalho9 DI AGNÓST ICO 13 3.O Transporte no Brasil a Partir dos Indicadores Básicos de Eficiência14 3.1. Aspectos Econômicos17 3.2. Oferta de Transporte19 3.3. Segurança21 3.4. Meio Ambiente & Energia24 4.Principais Causas que Afetam a Eficiência no Transporte de Cargas Brasileiro26 4.1. O Desbalanceamento da Matriz de Transportes28 4.1.1. O Baixo Preço dos Fretes Rodoviários31 4.1.2. Poucas Alternativas ao Modal Rodoviário40 4.1.3. Barreiras para a Intermodalidade62 4.1.4. Priorização do Modal Rodoviário pelo Governo64 4.2. Legislação e Fiscalização Inadequadas66 4.2.1. Regulamentação do Transporte67 4.2.2. Legislação Tributária e Incentivos Fiscais 72 4.2.3. Fiscalizações Ineficientes75 4.2.4. Burocracia77 4.3. Deficiência da Infra-estrutura de Apoio79 4.3.1. Bases de Dados do Setor de Transportes 80 4.3.2. Tecnologia de Informação82 4.3.3. Terminais Intermodais84 4.4. Insegurança nas Vias86 4.4.1. Roubo de Cargas87 4.4.2. Manutenção das vias90 PLANO DE AÇÃO92

Apr esentaç ão 93 Frentes de Ação para Melhoria da Eficiência dos Transportes94 Apresentação das Propostas de Ação98 Anex os 184

C E N T R O D E E S T U D O S E M L O G Í S T I C A 1. Introdução

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1. Introdução

•Fruto de um esforço conjunto da Confederação Nacional do Transporte (CNT)e o Centro de Estudos em Logística (CEL) do COPPEAD-UFRJ, este estudo tem como objetivo realizar um amplo e profundo DIAGNÓSTICOdo setor de transporte de cargas no Brasil, assim como elaborar um PLANO DE AÇÃOcapaz de atacar os problemas ealavancar oportunidades de melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços prestados pelo setor.

•O setor vem convivendo há vários anos com graves problemas que tem afetado o desempenho das empresas e a qualidade dos serviços oferecidos. Embora seus efeitos sejam conhecidos, faltava um estudo que identificasse suas causas e dimensionasse o tamanho e profundidade dos problemas.

•Para atingir este objetivo, adotou-se uma abordagem analítica rigorosa, que identificou sintomas, analisou problemas, selecionou causas e elaborou um plano de ação capaz de atacar as causas e eliminar ou atenuar os problemas.

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1. Introdução

•Para ser completa, uma análise do setor de transporte precisa ser abrangente e analisar tanto os aspectos econômicos quanto os sociais. Neste estudo, buscou-se adotar esta visão abrangente, examinando o setor através de aspectos econômicos, de energia e meio ambiente, de segurança e de disponibilidade.

•Com o objetivo de mensurar a eficiência do setor no Brasil, fomos buscar comparações com parâmetros internacionais que fossem considerados benchmarke que tivessem como origem países com características geográficas semelhantes às nossas. Por esta razão fomos buscar prioritariamente nos Estados Unidos da América, país de dimensões continentais e voltado para a economia de mercado, os principaisparâmetros de comp araç ão.

•O foco central deste trabalho são as ameaças e oportunidades comque se defronta o setor de transporte de cargas no Brasil. Para se entender a importância do mesmo na economia brasileira, basta examinar alguns dados estatísticos apresentados na tabela a seguir.

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1. Introdução

1 Fonte: Balanço Energético Nacional -2000/MME (dados de 1999) e IBGE

2 Fonte: Pesquisa Anual de Serviços –IBGE (dados de 1999)

3 Fonte: Anuário Estatístico 2001–Geipot(dados do ano 2000)

Valor adicionado pelo setor de transportes no PIB (%) 4,4%

Valor adicionado pelo setor de transportes no PIB (R$) R$ 42bilhões

Empregos diretos gerados 1,2 milhões

Total de carga movimentada por ano (em TKU) 746 bilhões

•Sem transportes, produtos essenciais não chegariam às mãos de seus consumidores, indústrias não produziriam, não haveria comércio externo. Qualquer nação fica literalmente paralisada se houver interrupção de seu sistema de transportes, além disso, transporte não é um bem importável. No caso de um país de dimensões continentais como o Brasil, este risco se torna mais crítico.

•O transporte também se caracteriza pelas suas amplas externalidades. Mais do que um simples setor, o transporte é um serviço horizontalizado que viabiliza os demais setores, afetando diretamente a segurança, a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico do pa ís:

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1. Introdução

–Segundo estimativas retiradas do Programa de Redução de Acidentes nas Estradas, do Ministério dos Transportes, os acidentes de trânsito no Brasil são o segundo maior problema de saúde pública do País, sóperdendo para a desnutrição. Além disso, 62% dos leitos de traumatologia dos hospitais são ocupados por acidentados no trânsito.

–Análises apresentadas neste estudo indicam, adicionalmente, que o número de mortes por quilômetro em estradas brasileiras éde 10 a 70 vezes superior aquele dos países de senv olv idos.

–Com relação ao consumo de energia, estima-se que para cada dólar gerado em nosso

PIB sejam gastos cerca de 84.0 BTUsno setor de transporte. Nos Estados Unidos, este índice éda ordem de 65.000BTUs.

–A produtividade do transporte de carga no Brasil, medida a partir da quantidade de toneladas quilômetro útil produzida por mão-de-obra empregada no setor, éde apenas 2% daquela apresentada no sistema norte-americano.

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1. Introdução

•Como indicativo das ameaças impostas pela falta de planejamento e controle do setor de transportes nacional, pode-se citar o risco de se ter um transporte incapaz de acompanhar o crescimento da demanda por qualidade, gerando um possível colapso do sistema. Alguns sintomas deste risco jáestão presentes: frota rodoviária com idade média de cerca de 17,5 anos e locomotivas com idade média de 25 anos; estradas com condições péssima, ruim ou deficiente em 78% dos casos; baixa disponibilidade de infra-estrutura ferroviária; baixíssima disponibilidade de terminaismultimodais; hidrovias sendo ainda pouco utilizadas para o escoamento de safra agrícola.

•Um pequeno indicativo de como uma melhora do setor de transportepode contribuir para o aumento da eficiência econômica do País pode ser encontrado nos estoques. Estimativas calculadas neste trabalho indicam que cerca de R$ 118 bilhões de excesso de estoque são mantidos pelas empresas brasileiras ao longo das cadeias produtivas como forma de se proteger das ineficiências do transporte, conseqüência de atrasos, acidentes e roubos de carga. Um setor de transportes mais confiável e eficiente poderia diminuir sobremaneira este valor, liberando recursos da ordem de bilhões de reais que poderiam ser reinvestidos em atividades produtivas.

C E N T R O D E E S T U D O S E M L O G Í S T I C A 2. Metodologia e Etapas do Trabalho

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2. Metodologia e Etapas do Trabalho

•Para fins de elaboração deste Diagnóstico, identificou-se a “ineficiência no setor de transportes do Brasil”como o principal problema a ser investigado. Sendo assim, todasas análises apresentadas terão sempre como foco a identificação de causas e soluções para as atuais ineficiências do setor.

•Vale lembrar que cada uma das causas detectadas seráestudada de forma que seja possível identificar qual sua influência no agravamento do problema. Essa investigação envolve a identificação das subcausasdos problemas e facilitarão a identificação das ações de melhoria a serem priorizadas.

Este estudo baseou-se nos conceitos de uma das mais consagradas ferramentas de gestão da qualidade –o Diagrama Espinha de Peixe. A ferramenta consiste na construção de um diagrama, onde épossível visualizar, de forma estruturada, as principais causas de um problema específico, que precisa ser resolvido.

Diagrama Espinha de Peixe (ouIshikawa) Causa Causa Causa

Causa

Pr oblema Causa

Causa

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