Dicionário médico

Dicionário médico

(Parte 11 de 23)

Aparelho lacrimal – É constituído por glândulas lacrimais e vias excretoras.

Apatia – Ausência de afetividade. Apático – Pessoa com apatia. Apêndice vermiforme – Parte do ceco, localizado do lado inferior direito do abdome, ou fossa ilíaca direita, mede 7 a 14 cm de comprimento e 0,8 cm de diâmetro. Sua inflamação denomina-se apendicite.

Apendicectomia – Retirada do apêndice vermiforme.

Apendicite – Inflamação do apêndice vermiforme que, se não diagnosticada, pode evoluir para perfuração e peritonite. O sintoma mais comum desse quadro é dor intensa na fossa ilíaca direita, pode ser acompanhada de vômitos, febre branda, leucocitose, rigidez abdominal, e diminuição dos ruídos intestinais. O tratamento da apendicite consiste na extirpação cirúrgica nas primeiras 24-48 horas da aparição dos sintomas, evitando perfuração e complicações posteriores.

Apendicolitíase – Presença de cálculos no interior do apêndice.

Apetite – Desejo de alimentos no intervalo entre refeições. O apetite pode estar sujeito a impulsos desregrados, constituindo-se em compensação por perdas ou frustrações, para chamar a atenção dos mais velhos.

Apgar, escala de – Sistema de avaliação dos recém-nascidos, que utiliza critérios respiratórios, circulatórios e neurológicos.

Apical – Referente ao ápice. Ápice cardíaco – Ponta do coração. Apinealismo – Ausência da glândula pineal. Apiogênico – Que não produz pus. Apirético – Pessoa que não tem febre. Apirexia – Sem febre. Apituitarismo – Falta de atividade da glândula hipófise.

Aplacentário – Sem placenta. Aplasia – Falta de desenvolvimento normal de um órgão ou de uma parte do corpo.

Aplástico – Com desenvolvimento deficiente. Apnéia do sono – Transtorno do sono que se produz, pois o indivíduo deixa de respirar durante uns segundos enquanto dorme. Deve-se procurar especialista para indicação de exame especial durante o sono, denominado polissonografia.

Apófise – Acidente ósseo que determina uma saliência.

Apofisite – Inflamação de uma apófise. Aponeurorrafia – Sutura de uma aponeurose. Aponeurose – Membrana de tecido conjuntivo que envolve os músculos.Apêndice vermiforme

Colo transverso

Colo descendente

Reto

Colo ascendente

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ Aponeurosite – Inflamação de uma aponeurose.

Apoplexia – Rompimento de um vaso arterial provocado por doenças ou traumatismos acompanhados da saída de certa quantidade significativa de sangue dos tecidos, provocando sua destruição.

Apoptose – Em genética, morte celular programada.

Apósito – Tecido limpo ou estéril que se aplica diretamente sobre uma lesão ou ferida para proteger a região, absorver a possível secreção, deter a hemorragia ou veicular uma medicação.

Apostema – Abscesso. Apraxia – Incapacidade para fazer o uso adequado de objetos.

Apresentação – Em obstetrícia, parte do feto que, do estreito superior da pelve, tende a encaixar-se. Apresentação cefálica: quando a primeira região do feto a apresentar-se é a cabeça.

Aproctia – Ausência ou imperfuração do ânus. Aptialismo – Falta de secreção salivar. Aqueilia – Ausência de lábios. Aquiles, tendão de – Forte tendão dos músculos sóleo e gastrocnêmio.

Aquilia – Falta ou deficiente formação de quilo. Aquilodinia – Dor no tendão aquileu. Aquimia – Falta de quimo. Ar residual – Ar que permanece no pulmão após expiração.

Aracnidismo – Envenenamento pelas toxinas da aranha.

Aracnodactilia – Dedos excessivamente longos. Aracnóide – Uma das três meninges, membranas que cercam o encéfalo e a medula espinal. Também denominada leptomeninge.

Aracnoidite – Inflamação da aracnóide. Arco senil – Anel cinza que se observa na borda da íris. Decorrente do depósito de gordura na união da córnea com a esclerótica. Vê-se com mais freqüência em pessoas mais velhas e aquelas com doenças do metabolismo lipídico.

Arejamento – Renovação do ar ou ventilação. Aréola mamária – Região das mamas de forma arredondada que cerca o mamilo. Também se diz aréola para um círculo avermelhado ao redor de um ponto inflamado.

Areolar – Relativo à aréola. Argêntico – Diz-se de substância que contém prata. Argilofagia – Vício de comer terra. Observa-se em certas parasitoses intestinais; também denominada geofagia.

Argiria – Descoloração da pele em decorrência da deposição de prata.

Argirismo – Intoxicação por sais de prata. Aritenóide – Cartilagem do esqueleto da laringe. Significa: em forma de concha.

Aritenoidite – Inflamação da cartilagem aritenóide.

Arranhadura de gato, febre por – Doença causada pelo arranhadura ou mordida de um gato sadio, a qual produz uma inflamação e formação de pústulas na pele ferida. Ao fim de duas semanas, sobrevém aumento de tamanho dos linfonodos no pescoço, na virilha, ou na axila.

Arreflexia – Abolição de reflexos. Arrenoblastoma – Tumor ovariano constituído de células produtoras de testosterona, e pode haver aparecimento de caracteres sexuais secundários. Arrinia – Ausência congênita de nariz.

Estrutura do sistema condutor do coração

Nodo sinoatrial

Nodo atrioventricular Fascículo atrioventricular (Feixe de His)

Ramos direito e esquerdo do fascículo

Arritmia – Alteração do ritmo cardíaco normal em sua formação e/ou condução.

Arsenicismo – Intoxicação causada pela ingestão ou inalação de arsênio, podendo cursar com insuficiência renal e choque.

Arterectomia – Retirada de parte de uma artéria.

Artéria – Vaso sangüíneo que sai do coração em direção aos tecidos e possui ramos para os diversos órgãos.

Artéria lusória – Qualquer ramo anômalo da crossa da aorta, decorrente de um erro no desenvolvimento dos arcos aórticos durante a vida embrionária.

Artéria pulmonar – Tronco da artéria pulmonar que emerge na saída do ventrículo direito em direção aos pulmões e pertence à circulação pulmonar.

Arterialização – Transformação do sangue venoso em arterial.

Arterioectasia – Dilatação de uma artéria. Arteriografia – Exame radiográfico de uma região do corpo humano após injeção arterial, diretamente ou por um cateter, de um líquido opaco aos raios X. Pode ser digital ou convencional. Muito útil nas doenças arteriais agudas ou crônicas para diagnóstico ou precedendo uma intervenção endovascular.

Arteriografia cerebral – Exame radiográfico do crânio obtido após injeção de contraste nas artérias cerebrais.

Arteríola – Artéria de pequeno calibre. Arteriomalácia – Amolecimento da túnica muscular da artéria.

Arteriopatias – Doenças das artérias. Arterioplasia – Falta de desenvolvimento de uma artéria.

Arterioplastia – Cirurgia reparadora de uma ou mais artérias.

(Parte 11 de 23)

Comentários