Dicionário médico

Dicionário médico

(Parte 3 de 23)

Ácino – Pequenina formação de células em forma de cachos.

Acloridria gástrica – Ausência de ácido clorídrico nas secreções gástricas.

Acne – Doença inflamatória crônica do folículo polissebáceo, que afeta quase 80% dos adolescentes. A causa básica é desconhecida, mas alguns fatores estão claramente relacionados com sua origem: desequilíbrios hormonais, obstrução dos folículos sebáceos por alterações da queratina e proliferação da flora bacteriana.

Acne

Acne Acne Epiderme

Derme Lipoderme

Glândula sebácea

Folículo piloso

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ Acne papulosa – Forma grave de acne na qual se formam abscessos e cicatrizes. Afeta a face, o tórax, as nádegas e os músculos.

Acne rosácea – Afecção semelhante à acne comum. Caracteriza-se pela vermelhidão do rosto, especialmente em torno do nariz, embora essa vermelhidão possa estender-se também à região frontal e ao pescoço.

Acocoramento – Postura em que crianças acometidas de doença cianótica têm de sentar sobre os calcanhares para descansar e buscar o alívio para a dispnéia.

Acolia – Ausência de pigmento biliar. Acolúria – Ausência de pigmento biliar na urina. Acomodação – Fenômeno pelo qual o cristalino pode aumentar sua potência como lente, ajustar e enfocar percebendo uma imagem nítida de diferentes distâncias do objeto. Músculos específicos são responsáveis por esse fenômeno.

Acondroplasia – Afecção congênita transmitida por herança dominante ou recessiva, decorrente de um gene mutante. Caracteriza-se por uma parada de crescimento dos ossos em comprimento, em conseqüência do predomínio da ossificação do periósteo sobre a ossificação da cartilagem. Clinicamente, manifesta-se por nanismo, afetando os membros.

Acoria – Ausência congênita de pupila. Acre – De gosto ácido. Acreção – Modo de crescimento por justaposição. Acro – Prefixo que indica extremidade. Acrocianose, membros de coloração azulada.

Acroangiomatose – Afecção caracterizada por angiomas múltiplos localizados nas extremidades.

Acrobraquicefalia – Variedade da craniostenose caracterizada pela soldadura precoce da sutura coronal e pelo achatamento antero-posterior do crânio com protuberância significativa da região bregmática.

Acrocefalia – Malformação craniana decorrente da soldadura precoce das suturas sagital e coronal. A base do crânio também está deformada. O vértice pode ser plano ou pontiagudo.

Acrocefalopolissindactilia – Conjunto de malformações esqueléticas hereditárias que associa acrocefalossindactilia e existência de dedos supranumerários.

Acrocefalossinanquia – Associação da soldadura prematura das suturas cranianas e da fusão dos ossos do cotovelo.

Acrocelafossindactilia – Anomalia de formação do esqueleto, caracterizada, por um lado, pela malformação da cabeça, que é achatada da frente para trás e muito desenvolvida em altura, e por numerosas anomalias da face e, por outro lado, pela sindactilia das quatro extremidades.

Acrocianose – Síndrome caracterizada pela cianose permanente das mãos, algumas vezes, das pernas e, mais raramente, das orelhas, do nariz, das maçãs do rosto e da face posterior dos braços, observada sobretudo nas mulheres jovens. É exacerbada no tempo frio e úmido e parece ocorrer por causa de alterações do sistema nervoso autônomo.

Acrocolose – Sensação permanente de calor nas extremidades com hipertermia local.

Acrocordão – Variedade rara de epitelioma cutâneo.

Acrodermatite – Inflamação da pele localizada nas extremidades.

Acrodinia – Doença caracterizada por tumefação fria, úmida e cianótica das mãos e dos pés e, freqüentemente, também do nariz e da face, acompanhada de prurido e de crises de sudorese, algumas vezes de alterações nervosas ou alterações cardiovasculares.

Acrodisplasia – Variedade de osteocondrodisplasia na qual as lesões osteocartilaginosas estão localizadas nas extremidades sobretudo nas mãos.

Acrofobia – Temor de alturas. Acromatopsia – Ausência de percepção das cores. Acromegalia – Afecção caracterizada por hipertrofia das extremidades superiores, inferiores e da extremidade cefálica; hipertrofia dos ossos das extremidades e das extremidades dos ossos, do nariz, das orelhas e da língua. Acromegálico – Portador de acromegalia.

Açúcar – Termo sinônimo de sacarose. Açúcar no sangue – Termo popular indicativo da glicemia ou quantidade de glicose no sangue. Normalmente é de 80 a 110 mg por 100 ml. Hiperglicemia é o termo que designa o aumento de açúcar no sangue. Diabetes Mellitus a doença decorrente de hiperglicemia.

Acúfenos – Tinidos ou zumbidos. Percepção de um som não musical dentro do ouvido, que ocorre em muitas doenças do ouvido.

Acuminado – Instrumento sem ponta; condiloma acuminado; doença conhecida como verruga genital.

Acupuntura – Antiga arte curativa de origem chinesa. Atualmente, no Brasil, uma das especialidades médicas. A técnica é baseada na aplicação de agulhas em certos pontos do corpo e deve ser indicada e praticada por médicos habilitados.

Acutenáculo – Também conhecido dos cirurgiões como porta-agulhas. Instrumento de operações no qual se seguram as agulhas para suturas.

Acromelalgia – Síndrome caracterizada por dores paroxísticas mais freqüentemente noturnas, nas extremidades dos membros.

Acromia – Diminuição ou desaparecimento completo da pigmentação normal da pele.

Acromicria – Síndrome oposta à acromegalia, que se caracteriza por parada de desenvolvimento dos membros e, algumas vezes, da cabeça; nanismo e adipose.

Acrômio – Acidente ósseo da escápula. Acropatia – Denominação genérica das doenças de extremidades.

Acropoiquilotermia – Síndrome caracterizada pelo resfriamento simétrico das extremidades.

Acrossoma – Região anterior do espermatozóide (capuz), que recobre o núcleo.

ACTH – Abreviatura do hormônio adrenocorticotrópico secretado pela hipófise.

Actínico – Relativo à ação química de feixes luminosos.

Actinomiceto – Bactéria que causa a actinomicose, doença do gado e do Homem.

Actinomicose – Doença causada pelo Actinomyces israelii. Provoca formação de abcessos crônicos.

Actinoterapia – Termo que designa todos os métodos terapêuticos que utilizam as radiações de diversas naturezas; é principalmente empregado, atualmente, para designar aqueles que utilizam feixes luminosos.Acrômio

Acromegalia

Crescimemento anormal do nariz

Escápula Clavícula

ACROMELALGIA ACUTENÁCULO Acrômio

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ Adamantinoma – Tumor do maxilar.

Adamkiewicz, artéria – Artéria que irriga os 2/3 anteriores da medula espinal e origina-se mais freqüentemente de artérias espinais.

Adaptação – Em oftalmologia: acomodação ou capacidade que a retina possui de habituar-se em diferentes níveis de intensidade de luz.

(Parte 3 de 23)

Comentários