Dicionário médico

Dicionário médico

(Parte 8 de 23)

Andrógino – Diz-se da pessoa que tem alguma das características do sexo masculino, independente do sexo determinado geneticamente.

Andróide – Semelhante ao homem. Andrologia – Estudo do Homem e, mais particularmente, das doenças que só ocorrem em homens; também chamada Urologia.

Andromorfo – Com forma de Homem. Andropausa – Conjunto das manifestações orgânicas e psíquicas que sobrevêm aos homens entre 50 e 70 anos.

Androsterona – Hormônio sexual masculino. Anéfrico – Ausência de rins. Anelitria – Ausência congênita de vagina. Anemia – Diminuição do número de glóbulos vermelhos ou da quantidade de hemoglobina do sangue para níveis abaixo do normal.

Anemia aplásica – Alterações na produção das hemácias, nas quais o defeito está na própria medula óssea, órgão onde se realiza a eritropoiese.

Anemia hemolítica do recém-nascido – Anemia de alguns recém-nascidos decorrente da passagem, pela placenta, de anticorpos maternos que costumam produzir-se por incompatibilidade do grupo sangüíneo da mãe e do feto.

Anemia ferropriva – Falta de glóbulos vermelhos por carência de ferro.

Anemia perniciosa – Conseqüência mais freqüente do déficit de vitamina B12.

Anemias macrocíticas – Redução do número de hemácias, estando, ainda, seu volume ou tamanho aumentado.

Anemias microcíticas – Redução do número de hemácias, estando seu volume ou tamanho reduzido.

Anergia – Déficit do sistema imunológico em reagir a antígenos.

Anérgico – Pessoa com anergia. Anestesia – Procedimento no qual se almeja redução total ou parcial da sensibilidade.

Anestesia geral – Procedimento médico no qual se planejam ações para diminuição de sensibilidade e consciência.

Anestesia local – Procedimento no qual se planeja a administração direta de um anestésico

Anestesia geral

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ local sobre um tecido para provocar a ausên- cia de sensações de dor em uma região delimitada.

Anestesia peridural – Método de anestesia que consiste em injetar anestésicos diretamente no espaço epidural.

Anestesia regional – Método anestésico no qual se almeja perda da sensibilidade dolorosa em uma região do corpo, obtida mediante a injeção de um anestésico local na proximidade do trajeto de um ou vários nervos.

Anestesiologia – Estudo dos procedimentos anestésicos utilizados em Medicina, uma especialidade médica.

Anestesiologista – O médico que se especializou em anestesia e anestesiologia.

Anestesista – Médico especializado em anestesiologia.

Aneurina – Vitamina B1, cloridrato de tiamina. Aneurisma – Doença dos vasos sangüíneos que apresentam dilatação permanente; localizada ou focal, se for uma artéria; com, pelo menos, 50% de aumento, comparado ao diâmetro normal esperado para a artéria em questão. Esses vasos podem ser isolados ou múltiplos e derivam de enfraquecimento da parede ou de estresse anormal na estrutura da artéria, sendo a aterosclerose sua causa mais freqüente. Podem ser verdadeiros, cujas paredes do aneurisma são constituídas pelas próprias paredes das artérias e pelos falsos ou pseudo-aneurismas, derivados de rotura completa da parede arterial. Quanto à forma, podem ser divididos em: saculares, fusiformes e dissecantes. Os aneurismas venosos são raros, devendo ser tratados por cirurgiões vasculares.

Aneurisma aórtico – Aneurisma da artéria aorta.

É de tratamento cirúrgico quando diagnosticado a tempo.

Aneurisma arteriovenoso – Aneurisma em que uma artéria e uma veia se comunicam.

Aneurisma cirsóide – Tumor pulsátil constituído por artérias, veias tortuosas e dilatadas, conseqüentes a múltiplas comunicações arteriovenosas congênitas. Aneurisma micótico – Aneurismas arteriais de- correntes de infecção bacteriana sobre as paredes do vaso.

Aneurisma Ventricular – Dilatação da parede de um ventrículo cardíaco.

Aneurismectomia – Procedimento de ressecção de um aneurisma.

Aneurismorrafia – Sutura de um aneurisma. Aneurismotomia – Incisão em um aneurisma. Anexite – Inflamação dos órgãos anexos ao útero, ou seja, ovários e tubas uterinas.

Anexopexia – Operação de fixação dos anexos do útero.

Anexos cutâneos –Glândulas sudoríparas, folículos pilossebáceos e unhas.

Anfetamina – Substância estimulante que produz um aumento da atividade física e psíquica, diminui a sensação de cansaço e depressão. Pode causar dependência física.

Anfiartrose – Classificação das articulações que têm pouca mobilidade.

Angeíte – Inflamação de um vaso sangüíneo. Angiectomia – Extirpação cirúrgica de um vaso sangüíneo ou linfático.

Angina de peito – Dor, opressão ou mal-estar precordial decorrente de isquemia miocárdica transitória. Relata-se dor em opressão ou constrição, de início súbito e suspensão gradual; sintoma que deve ser um alerta para procurarse atendimento médico de modo ligeiro.

Angioderma – Reação inflamatória da pele e das mucosas digestivas e respiratórias, similar à urticária, porém afeta uma região mais extensa.

Aneurisma Aneurisma

Angioespasmo – Espasmo de vasos sangüíneos. Angiogênese – Processo de formação e desenvolvimento de vasos.

Angiografia – Procedimento que visa estudar a anatomia dos vasos sangüíneos, após introdução de um meio de contraste radio-opaco neles.

Angioma – Tumor benigno constituído por vasos sangüíneos ou linfáticos. Trata-se de tumores congênitos.

Angioplastia – Procedimento utilizado para tratamento de doenças obstrutivas ateroscleróticas, o qual consiste na dilatação da luz da artéria por meio de cateter-balão, que se insufla, aumentando o diâmetro interno naquele ponto. Pode ser realizado nas artérias coronárias ou em artérias localizadas fora do coração.

Angiostenose – Estreitamento aterosclerótico de vasos.

Angústia – Alteração da emoção caracterizada pela presença de estresse psíquico e sintomas físicos como tremor, suor, palpitações, inquietude e outros.

Anidro – Substância que não contém água. Anidrose – Deficiência na sudorese. Anidrótico – Fármaco ou método que reduz a sudorese

Anilina – Fenilamina, substância utilizada para colorir medicamentos.

Anima mobile – Expressão latina que significa o ser humano.

Anima vili – Expressão latina que significa os outros animais que não o ser humano.

Aniso – Desigual. Anisocitose – Desigualdade no tamanho das hemácias.

Anisocoria – Desigualdade no tamanho das pupilas.

Anisocromia – Desigualdade da coloração. Anisomelia – Desigualdade nos membros. Anisometropia – Desigualdade de refração dos olhos.

(Parte 8 de 23)

Comentários