Dicionário médico

Dicionário médico

(Parte 9 de 23)

Anódio – Eletrodo com carga positiva. Anomalia – Refere-se a alterações de estruturas anatômicas que mudam de funções.

Anomalia anorretal – Alteração congênita em que o ânus e o reto estão alterados, com exteriorização em outra posição.

Anoniquia – Ausência de unhas. Anoperineal – Relativo ao ânus e ao períneo. Anorexia – Inapetência, perda de apetite. Anorexia nervosa – Doença decorrente de insatisfação com a imagem corporal; há inapetência, perda de peso significativa, alterações nos ciclos menstruais, sem outra doença física.

Anorquidia – Ausência de testículos. Anorretal – Referente ao ânus e reto. Anosmia – Perda do sentido do olfato e do gosto de forma temporária ou permanente.

Anovulatório – Cessação da ovulação. Anoxemia – Falta de oxigênio no sangue. Anoxia – Falta de oxigênio nos tecidos. Anquilose – Perda e movimento de uma articu-

Angio-Ressonância – Exame subsidiário diagnóstico de imagens por ressonância magnética, sensível ao fluxo e à orientação.

Angiorrafia – Sutura de vasos. Angiorrexe – Ruptura de um vaso. Angiosclerose – Esclerose de vasos. Angioscópio – Variedade de fibroscópio adaptado ao exame intravascular.

Angiospasmo – Espasmo dos vasos acompanhado de isquemia da área em questão. Angiossarcoma – Sarcoma de tecido vascular.

Angioplastia

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ lação, em geral, decorrente da destruição de elementos importantes.

Anserina – Aspecto da pele que se torna áspera, seca, enrugada e assemelha-se à pele de um ganso. Andar anserino: modo de caminhar de gestantes que, com o crescimento do útero, passam a caminhar como gansos.

Ansiedade – Estado emocional de intranqüilidade, desconforto e medo.

Ansiolítico – Que acalma a ansiedade ou a angústia.

Ansioso – Pessoa acometida de ansiedade. Antagonistas do cálcio – Medicamentos que bloqueiam o fluxo de cálcio por meio das membranas das células, empregados no tratamento de cardiopatia isquêmica, arritmias e hipertensão arterial.

Antálgico – Posição adotada para melhorar a dor. Ante Cibum – Expressão latina que significa antes das refeições.

Anteversoflexão do útero – Posição normal do útero na pelve.

Anti-helmíntico – Medicamento para combate de vermes.

Ante Mortem – Evento que ocorre antes da morte. Ante Partum – Período que precede o parto. Antecedentes pessoais e familiares – Resumo do estado anterior de uma pessoa até o momento da entrevista, incluindo dados referentes a traumatismos, alergias, intervenções cirúrgicas, vacinas, internações em hospitais, doenças relevantes, história obstétrica e psiquiátrica. Esses antecedentes obtidos durante a entrevista inicial do próprio paciente ou de algum familiar formam a parte da história clínica. Deve-se também informar quais doenças afetam ou afetaram familiares mais próximos.

Anterior – Termo utlizado para designar estrutura próxima ao plano frontal.

Antiácido – Medicamento que impede ou neutraliza o desenvolvimento de ácido no estômago e duodeno.

Antiálgico – Medicamento utilizado contra a dor;

Também chamado analgésico. Antiastênico – Medicamento que restaura forças.

Antibacteriano – Substância que impede o desenvolvimento de bactérias.

Antibéquico – Substância contra a tosse. Antibióticos – Medicamentos destinados a curar doenças infecciosas do tipo bacterianas. Não devem ser tomados sem consulta médica.

Anticitotóxico – Que faz diminuir ou cessar a destruição das células e, teoricamente, retarda a velhice.

Anticoagulante – Medicamentos que alteram a coagulação do sangue.

Anticoagulante lúpico – Anticorpo que atua contra fosfolipídeos do sistema da coagulação sangüínea, estando associada essa situação a um risco maior de sofrer trombose venosa e abortos repetidos. Associa-se a fenômenos hemorrágicos.

Anticoagulantes orais – Medicamentos administrados por via oral, utilizados para o tratamento e a prevenção de problemas relacionados com um excesso de coagulação. São denominados anti-Vitamina K ou dicumarínicos.

Anticolinérgico – Substância antagonista da acetilcolina.

Anticoncepção – Processo técnico utilizado para evitar a gravidez por métodos farmacológicos, instrumentais ou que alteram ou bloqueiam os processos reprodutivos, de modo que não ocorra a fecundação.

Anticoncepcionais – Métodos e produtos que impedem a fecundação.

Anticoncepcionais orais – Métodos e produtos que impedem a fecundação por meio de preparados hormonais com a combinação de estrógenos em doses baixas ou médias e progesterona.

Anticonvulsionante – Medicamento que trata convulsões.

Anticorpo – Globulinas séricas que tem a propriedade de se combinarem de modo específico a certas substâncias estranhas solúveis ou celulares denominadas antígenos.

Antidepressivos – Medicamentos utilizados no tratamento da depressão que atuam nos neurônios ou nas células do sistema nervoso, modificando as conexões entre esssa células e seus neurotransmissores.

Antidiabéticos orais – Medicamentos empregados por via oral para controlar a glicemia no tratamento do diabetes mellitus.

Antidiarréico – Medicamento capaz de reduzir a freqüência e (ou) intensidade das evacuações.

Antidiurético hormonal – Hormônio com função antidiurética produzido nos núcleos supra-óptico e paraventricular do hipotálamo e armazenado no lobo posterior da hipófise. Sua função principal é favorecer a absorção de água pelo rim.

Antídoto – Medicamento ou substância que se opõe à ação de outra, tóxica.

Antiefélico – Medicamento utilizado contra as sardas.

Antiemético – Medicamento ou substância que diminui ou faz desaparecer vômitos e náuseas.

Antiepilético – Medicamento para tratar epilepsia.

Antiescorbútico – Vitamina C ou ácido ascórbico.

Antiespasmódico – Medicamento que combate espasmos intestinais.

Antiestreptolisina – Anticorpo que neutraliza a estreptolisina O.

Antifebril – Antipirético, medicamento para abaixar a febre.

Antifosfolipídeo – Anticorpos dirigidos contra os fosfolipídeos: cardiolipina e anticoagulante lúpico.

Antiflogístico – Medicamento para tratamento da inflamação.

Antiftírico – Medicamento contra piolhos. Antifungicidas – Medicamentos ou substâncias que destroem fungos ou inibem seu crescimento e sua reprodução.

Antígeno prostático específico (P.S.A.) – Marcador de tumores que são detectados mediante exames de sangue e que pode indicar presença de câncer de próstata quando elevados.

(Parte 9 de 23)

Comentários