Manual drogas e lactação 2010

Manual drogas e lactação 2010

(Parte 5 de 7)

Hidromorfona Uso criterioso durante a amamentação. Apesar da baixa excreção para o leite materno, usar com cautela em mães de recém-nascidos pré-termo e em uso prolongado.

Meperidina Uso compatível com a amamentação para uso de curta duração. Uso criterioso no período pós-parto imediato. Observar sucção débil e sedação no lactente.

Metadona Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Observar sedação no lactente.

Morfina Uso criterioso durante a amamentação. Na dependência materna, suspender a amamentação. Em altas doses, observar sedação no lactente, apesar de não haver relatos desse efeito em crianças amamentadas.

Nalbufina Uso compatível com a amamentação.

Naloxona Uso criterioso durante a amamentação. Risco para o lactente improvável pela baixa concentração no leite materno e absorção oral mínima. Contudo, recomendase que não seja administrado diretamente em lactentes cujas mães são dependentes químicas de narcóticos.

Natrexona Uso compatível com a amamentação.

Oxicodona Uso criterioso durante a amamentação. Não há relatos de efeitos colaterais no lactente. Observar sedação no lactente.

Pentazocina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação.

Pentosan Uso compatível com a amamentação. Propoxifeno Uso compatível com a amamentação.

Tramadol Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Observar sedação no lactente.

4.4.3 Fármacos para tratamento da gota e antiartríticos

Alopurinol Uso compatível com a amamentação.

Anakinra Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação.

Colchicina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação.

Etanercept Uso criterioso durante a amamentação. Excreção para o leite materno improvável pelo elevado peso molecular.

Glucosamina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Excreção para o leite materno improvável.

Penicilamina Uso criterioso durante a amamentação. Consultar “Imunossupressores”.

Sais de ouro Uso contraindicado durante a amamentação. Apesar da baixa excreção para o leite e pobre absorção pelo trato digestório do lactente, este fármaco pode se acumular em seu organismo após exposição prolongada, levando a risco de intoxicação.

4.5 ANESTÉSICOS E MIORRELAXANTES

4.5.1 Anestésicos 4.5.1.1 Anestésicos locais

Articaína Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Excreção para o leite materno improvável.

Bupivacaína Uso compatível com a amamentação.

Dibucaína Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação.

Lidocaína Uso compatível com a amamentação.

Marcaína Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação.

Mepivacaína Uso criterioso durante a amamentação. Estrutura química semelhante à da bupivacaína. Não há dados sobre transferência para o leite materno.

Procaína Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Excreção para o leite materno improvável.

Ropivacaína Uso compatível com a amamentação. Xilocaína Uso compatível com a amamentação.

4.5.1.2 Anestésicos gerais e indutores anestésicos

Éter Uso compatível com a amamentação. Halotano Uso compatível com a amamentação Ketamina Uso compatível com a amamentação.

Metohexital Uso criterioso durante a amamentação. Níveis lácteos declinam rapidamente na primeira hora após a administração venosa e não são detectados após 24horas.

Óxido nitroso Uso criterioso durante a amamentação. Rapidamente excretado por via pulmonar.

Propofol Uso compatível com a amamentação.

Remifentanil Uso criterioso durante a amamentação. Por ter meia-vida curta e baixa biodisponibilidade, torna-se improvável a ocorrência de efeitos adversos no lactente.

Sevuflorano Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre transferência para o leite materno.

Tiopental Uso criterioso durante a amamentação.

4.5.2 Relaxantes musculares

Alcurônio Uso criterioso durante a amamentação. Excreção para o leite materno improvável pelo elevado peso molecular e alta polaridade. Baixa biodisponibilidade.

Atracúrio Uso criterioso durante a amamentação. Excreção para o leite materno improvável pelo elevado peso molecular e alta polaridade. Baixa biodisponibilidade.

Baclofeno Uso compatível com a amamentação.

Carisoprodol Uso criterioso durante a amamentação. Observar sedação no lactente.

Ciclobenzaprina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação.

Dantrolene Uso criterioso durante a amamentação. Suspender o aleitamento materno por dois dias após administração endovenosa. Observar náusea, vômito, fadiga e fraqueza muscular no lactente.

Doxacúrio Uso criterioso durante a amamentação. Excreção para o leite materno improvável pelo elevado peso molecular e alta polaridade. Baixa biodisponibilidade.

Metaxalona Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados disponíveis sobre segurança para uso durante o período da lactação. Observar sedação no lactente.

Metocarbamol Uso criterioso durante a amamentação. Observar sedação no lactente.

Mivacúrio Uso criterioso durante a amamentação. Excreção para o leite materno improvável pelo elevado peso molecular e alta polaridade. Baixa biodisponibilidade.

Neostigmina Uso criterioso durante a amamentação. Evitar associação com atropina.

Orfenadrina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Observar efeitos anticolinérgicos no lactente.

Pancurônio Uso criterioso durante a amamentação. Excreção para o leite materno improvável pelo elevado peso molecular e alta polaridade. Baixa biodisponibilidade.

Pipecurônio Uso criterioso durante a amamentação. Excreção para o leite materno improvável pelo elevado peso molecular e alta polaridade. Baixa biodisponibilidade.

Piridostigmina Uso compatível com a amamentação.

Rapacurônio Uso criterioso durante a amamentação. Excreção para o leite materno improvável pelo elevado peso molecular e alta polaridade. Baixa biodisponibilidade.

Succinilcolina Uso criterioso durante a amamentação. Excreção para o leite materno improvável pelo elevado peso molecular e alta polaridade. Baixa biodisponibilidade.

Suxametônio Uso compatível com a amamentação.

Tizanidina Uso criterioso durante a amamentação. Meia-vida de eliminação elevada (13 a 2 horas), alta lipossolubilidade e penetração significativa no sistema nervoso central. Observar sedação no lactente.

Toxina botulínica Uso criterioso durante a amamentação. Quando administrada corretamente, via intramuscular, não atinge a circulação sistêmica e, consequentemente, não é excretada para o leite materno.

Tubocurarina Uso criterioso durante a amamentação. Excreção para o leite materno improvável pelo elevado peso molecular e alta polaridade. Baixa biodisponibilidade.

Vecurônio Uso criterioso durante a amamentação. Excreção para o leite materno improvável pelo elevado peso molecular e alta polaridade. Baixa biodisponibilidade.

4.6 ANTI-HISTAMÍNICOS

Orientação geral: os anti-histamínicos, ou antialérgicos, não sedativos (2ª geração) devem ser preferidos àqueles com propriedades sedativas (1ª geração). Relatos sugerindo risco de supressão da lactação por esses fármacos não encontram respaldo científico.

Primeira escolha: Loratadina

Astemizol Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Evitar uso prolongado.

Azatadina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Evitar uso prolongado.

Azelastina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre transferência para o leite materno. Seu gosto amargo pode alterar o sabor do leite e interferir na alimentação do lactente.

Bronfeniramina Uso criterioso durante a amamentação. Observar irritabilidade, choro excessivo e distúrbio de sono no lactente.

Cetirizina Uso compatível com a amamentação.

Ciclizina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Observar sedação no lactente.

Ciproheptadina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Observar sonolência e irritabilidade no lactente.

Clemastina Uso criterioso durante a amamentação. Há relato de sonolência, irritabilidade, recusa das mamadas e rigidez de nuca em lactente após uso materno por dez semanas.

Clorfeniramina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Observar sonolência e irritabilidade no lactente.

Desloratadina Uso compatível com a amamentação.

Dextroclorfeniramina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Observar sonolência e irritabilidade no lactente.

Difenidramina Uso compatível com a amamentação. Dimenidrinato Uso compatível com a amamentação.

Doxilamina Uso criterioso durante a amamentação. Observar sonolência e irritabilidade no lactente. Evitar em mães de recém-nascidos pré-termo e portadores de doenças respiratórias.

Epinastina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Evitar uso prolongado.

Fexofenadina Uso compatível com a amamentação. Hidroxizine Uso compatível com a amamentação. Levocabastina Uso compatível com a amamentação. Loratadina Uso compatível com a amamentação.

Mequitazina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação.

Olopatadina Uso compatível com a amamentação. Prometazina Uso compatível com a amamentação. Terfenadine Uso compatível com a amamentação.

Trimeprazine Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre transferência para o leite materno. Pico de concentração em 3,5 horas após o uso.

Tripelenamina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre transferência para o leite materno. Observar sonolência e irritabilidade no lactente.

Triprolidina Uso compatível com a amamentação.

4.7 ANTI-INFECCIOSOS

4.7.1 Antibióticos

Orientação geral: são frequentemente prescritos durante a amamentação, por curtos períodos de tempo, o que reduz o risco para o lactente. A principal preocupação é a alteração da flora intestinal da criança, levando à diarréia e monilíase, e à interferência na interpretação do resultado de culturas do lactente.

4.7.1.1 Penicilinas

Orientação geral: atingem baixas concentrações no leite materno. São medicamentos frequentemente prescritos para tratar infecções nos recém-nascidos e lactentes. Raramente são observados efeitos colaterais. Ocasionalmente podem provocar reações alérgicas, como exantema. Neste caso, substituir o antimicrobiano. Orientar a mãe para manter a amamentação e evitar o uso do medicamento na criança no futuro.

Amoxicilina Uso compatível com a amamentação. Ampicilina Uso compatível com a amamentação. Bacampicilina Uso compatível com a amamentação. Benzilpenicilina benzatina Uso compatível coma amamentação. Benzilpenicilina procaína Uso compatível com a amamentação.

Benzilpenicilina – Penicilina G cristalina Uso compatível com a amamentação.

Carbenicilina Uso compatível com a amamentação. Cloxacilina Uso compatível com a amamentação. Dicloxacilina Uso compatível com a amamentação. Fenoxietilpenicilina – Penicilina V Uso compatível com a amamentação. Floxacilina Uso compatível com a amamentação. Metampicilina Uso compatível com a amamentação. Meticilina Uso compatível com a amamentação. Nafcilina Uso compatível com a amamentação. Oxacilina Uso compatível com a amamentação. Piperacilina Uso compatível com a amamentação.

Ticarcilina Uso compatível com a amamentação.

4.7.1.2 Cefalosporinas

Orientação geral: oferece pouco risco para o lactente devido à elevada ligação com proteínas plasmáticas maternas. Apenas uma pequena quantidade da droga passa para o leite. Há possibilidade de modificação da flora intestinal, efeitos diretos na criança e interferência na interpretação do resultado de culturas. Observar monilíase e diarréia no lactente.

Cefaclor Uso compatível com a amamentação. Cefadroxila Uso compatível com a amamentação. Cefalexina Uso compatível com a amamentação. Cefalotina Uso compatível com a amamentação.

Cefamandol Uso criterioso durante a amamentação. Possui cadeia metiltiotetrazol estando associado a sangramento e reações alérgicas tipo rush.

Cefapirina Uso compatível com a amamentação. Cefazolina Uso compatível com a amamentação. Cefdinir Uso compatível com a amamentação.

Cefditoren Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre transferência para o leite materno.

Cefepima Uso compatível com a amamentação. Cefixima Uso compatível com a amamentação.

Cefmetazol Uso criterioso durante a amamentação. Possui cadeia metiltiotetrazol, estando associado a sangramento e reações alérgicas tipo rush.

Cefonicida Uso compatível com a amamentação.

Cefoperazona Uso criterioso durante a amamentação. Possui cadeia metiltiotetrazol, estando associada a sangramento e reações e reações alérgicas tipo rush.

Ceforanida Uso compatível com a amamentação. Cefotaxima Uso compatível com a amamentação.

Cefotetam Uso criterioso durante a amamentação. Possui cadeia metiltiotetrazol, estando associado a sangramento e reações alérgicas tipo rush.

Cefoxitina Uso compatível com a amamentação. Cefpodoxime Proxetil Uso compatível com a amamentação. CefproziI Uso compatível com a amamentação. Cefradina Uso compatível com a amamentação. Ceftamet pivoxila Uso compatível com a amamentação. Ceftazidima Uso compatível com a amamentação. Ceftibuten Uso compatível com a amamentação Ceftizoxima Uso compatível com a amamentação. Ceftriaxona Uso compatível com a amamentação. Cefuroxima Uso compatível com a amamentação.

4.7.1.3 Outros beta-lactâmicos

Aztreonam Uso compatível com a amamentação. Ertapenem Uso compatível com a amamentação. Imipenem-cilastina Uso compatível com a amamentação.

Meropenem Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação. Excreção para o leite materno provável pelo baixo peso molecular.

Loracarbef Uso compatível com a amamentação.

4.7.1.4 Aminoglicosídeos

Orientação geral: quando usados pela nutriz por via parenteral, aparecem facilmente no leite materno; contudo, a absorção no trato gastrintestinal do lactente é insignificante. Apesar de seguro na amamentação, pode determinar mudanças na flora intestinal do lactente. Dentre os antibióticos do grupo, preferir os que já são liberados para uso no recém-nascido.

Amicacina Uso compatível com a amamentação.

Espectinomicina Uso criterioso durante a amamentação. Não há dados sobre segurança para uso durante o período da lactação.

Estreptomicina Uso criterioso durante a amamentação. Observar exantema e diarréia no lactente.

(Parte 5 de 7)

Comentários