Hp 12 c

Hp 12 c

(Parte 1 de 7)

Infinita Consultoria, Treinamento e Editora Ltda. Material extraído de http://www.infinitaweb.com.br

A CALCULADORA HP 12C UMA BREVE INTRODUÇÃO http://www.infinitaweb.com.br albruni@infinitaweb.com.br

Este texto apresenta uma introdução à calculadora HP12C. Outras aplicações podem ser vistos nos seguintes textos:

a) Bruni, A. L. & Famá, R. (2002). Matemática Financeira na HP 12C e no Excel. São Paulo : Atlas. Para comprar, visite: http://www.edatlas.com.br. b) Bruni, A. L. (2003). A Matemática das Finanças. Salvador: Infinita. Para comprar, visite: http://www.infinitaweb.com.br.

Adriano Leal Bruni - Doutor em Administração (FEA/USP), Mestre em Administração (FEA/USP), Pós-Graduado em Economia (FGV/EPGE), Administrador de Empresas. Autor de diversos trabalhos publicados ou apresentados no Brasil e no exterior, resultantes de pesquisas desenvolvidas em Finanças e Métodos Quantitativos Aplicados. Professor da UNIFACS, Faculdade Ruy Barbosa, ESPM, USP, UFBA, Fundação Visconde de Cairú e Faculdade de Tecnologia Empresarial). Co-autor dos livros “Matemática Financeira com HP12C e Excel” e “Gestão de Custos e Formação de Preços”, ambos publicados e distribuídos nacionalmente pela Editora Atlas. Sócio-diretor da Infinita Consultoria, Treinamento e Editora Ltda. Home- Page : http://www.infinitaweb.com.br E-Mail: albruni@infinitaweb.com.br.

Infinita Consultoria, Treinamento e Editora Ltda. Material extraído de http://www.infinitaweb.com.br

Objetivos do texto

O presente texto tem por objetivo apresentar de forma simples e clara os principais recursos disponíveis na calculadora HP 12C, envolvendo operações algébricas, funções estatísticas, cálculos com datas, operações com percentagens e recursos aplicáveis à matemática financeira.

Um breve histórico

De todas as máquinas financeiras atualmente disponíveis no mercado, a HP 12C é, provavelmente, a mais antiga. Foi lançada em 1981, dentro da clássica série de calculadoras 10C, composta pelas máquinas HP 10C, 11C, 12C, 15C e 16C, todas lançadas entre os anos de 1981 a 1985.

Suas características principais incluem o fato de possuir mais de 120 funções específicas para usos em negócios, que permitem trabalhar com 20 diferentes fluxos de caixa, operações com taxas internas de retorno e valores presentes líquidos. É caracterizada por trabalhar com lógica RPN (do inglês Reverse Polish Notation, ou notação polonesa reversa) – o que permite uma entrada mais rápida de dados e a execução mais eficiente dos cálculos. Apresenta, ainda, de acordo com o site da HP (http://w.hp.com) baterias de longa duração, tamanho pequeno e conveniente, além de programação através do teclado.

O site do HP Museum (http://w.hpmuseum.org) a apresenta como a calculadora que não morreria, sendo a mais antiga e mais bem vendida calculadora de todo o mundo. Embora outros modelos mais novos e com muito mais recursos tenham sido lançados posteriormente, as vendas da velha HP 12C seguem de vento em popa.

Alguns catálogos de vendas destacaram a superioridade mecânica de outras máquinas, como a HP 17BII (apresentada como 15 vezes mais rápida que a 12C e com capacidade de armazenamento e processamento quatro vezes superior) ou a HP 19BII (15 vezes mais rápida e com capacidade 9 vezes superior de processamento de informações).

E quais seriam as razões da persistência do uso da velha HP 12C a ponto, por exemplo, de justificar sua aplicação em um texto escrito longos 20 anos depois? O próprio HP Museum apresenta algumas justificativas :

1) É uma calculadora puramente RPN, sem opções algébricas para confundir o comprador, ou o usuário. As calculadoras mais novas, HP 17B e 19B, foram lançadas em versões algébricas, rapidamente substituídas pelas versões BII, com RPN opcional; 2) Os compradores, geralmente profissionais ligados a áreas de negócios, são sempre ligeiramente conservadores – o que os tornam aficcionados pela HP 12C, já tradicional no mercado; 3) Possui uma excelente (e cara) aparência; 4) Como todas as outras calculadoras da série 10C, possui uma boa e sólida aparência “feita como um tijolo”, especialmente quando comparadas com outros modelos de calculadoras disponíveis no mercado; 5) Ela já se tornou parte do “elegante uniforme executivo de negócios”, o que a distingue facilmente dos modelos mais baratos. 6) Talvez forneça as funções apropriadas, de forma apropriada e pelo preço mais justo possível.

De um modo geral, as duas principais características da calculadora poderiam ser representadas por sua robustez (bem cuidada, a máquina dura indeterminadamente) e simplicidade (é fácil de operar, possuindo as principais funções necessárias em matemática financeira, por exemplo).

Com a evolução das planilhas eletrônicas, como o Excel, igualmente apresentado neste livro, os usos da HP 12C ficaram limitados a rápidas operações, ou cálculos mais simples. Didaticamente, ainda representa um excelente recurso, em função de executar as principais funções financeiras e apresentar um custo muito mais baixo que um microcomputador portátil, por exemplo.

Infinita Consultoria, Treinamento e Editora Ltda. Material extraído de http://www.infinitaweb.com.br

Comandos, funções e testes iniciais.

Ligar e desligar a calculadora Para ligar e desligar a calculadora, basta pressionar a tecla [ON].

[ON] - Liga a calculadora (se ela estiver desligada). [ON] - Desliga a calculadora (se ela estiver ligada).

Auto-teste dos circuitos

Para saber se a calculadora está funcionando normalmente, existem alguns procedimentos de teste que podem ser efetuados, como:

Teste automático : com a calculadora desligada, pressione e mantenha pressionada a tecla [x] (ou [+]) e depois ligue a HP12C, pressionando a tecla [ON]. Solte a tecla [ON] e depois a tecla [x] (ou [+]). Um autoteste será realizado. Se o mecanismo da máquina estiver funcionando corretamente, dentro de aproximadamente 25 segundos (durante os quais no visor será exibido a palavra "running" piscando) todos os indicadores do visor serão exibidos (a exceção do * : indicador de bateria fraca). Se aparecer a expressão "Error 9" ou não aparecer nada, a calculadora está com problemas;

Teste semi-automático : com a calculadora desligada, pressione e mantenha pressionada a tecla [÷] e depois ligue a HP12C, pressionando a tecla [ON]. Solte a tecla [ON] e depois a tecla [÷]. Para verificar todas as teclas da HP, nesta opção de teste é necessário pressionar TODAS as teclas da máquina, da esquerda para a direita, de cima para baixo. Ou seja, é necessário pressionar todas as teclas, da tecla [N] até a tecla

[÷], depois da tecla [yx] até a tecla [x], da tecla [R/S] até a tecla [-], pressionando, na passagem, a tecla [ENTER] e, por último, da tecla [ON] até a tecla [+], passando, também, pela tecla [ENTER]. Assim, a tecla

[ENTER] deverá ser pressionada em duas passagens distintas.

De forma similar ao teste anterior, se o mecanismo da máquina estiver funcionando corretamente, após pressionar todas as teclas na ordem descrita, o visor indicará o número 12 no centro. Se aparecer a expressão "Error 9" não aparecer nada, a calculadora está com problemas.

Funções amarelas e azuis

Como forma de economizar teclas, a HP emprega o recurso de atribuir à mesma tecla, diferentes funções. Algumas teclas da HP apresentam legendas em branco (função principal), em amarelo ou em azul. Para empregar uma função "amarela" é necessário pressionar a tecla [f] antes. Para empregar uma função "azul" é necessário pressionar a tecla [g] antes.

Exemplo : a tecla [i] apresenta outras duas funções adicionais : a função [INT] em amarelo e a função [12÷]. Para usar a função [i] basta pressionar a tecla [i]. Para usar a função [INT] é necessário pressionar, antes, a tecla [f] (note que o visor indicará que tecla [f] foi pressionada) e depois a tecla [INT]. De forma similar, para usar a função [12÷] é necessário pressionar a tecla [g] (note que o visor indicará que tecla [g] foi pressionada) e depois a tecla [12÷]. Observações complementares : Lembre-se que quando a tecla [f] ou [g] é pressionada, somente as funções em amarelo ou azul serão ativadas. Caso as teclas [f] ou [g] tenham sido pressionadas de forma indesejada, para cancelar a operação, basta pressionar as teclas [f] [PREFIX].

Formatar exibição de casas decimais

Embora sempre trabalhe internamente com valores com muitas casas decimais, a HP12C permite a exibição de um número de casas decimais pré-fixado. Para fixar um número de casas decimais, pressione a tecla [f] e depois o número de casas decimais desejado. Por exemplo, para trabalhar com 2 casas decimais, basta pressionar [f] 2. Para exibir 4 casas decimais, pressione [f] 4. Importante lembrar : embora exiba valores com um número de casas decimais predefinido, internamente a máquina processará um número com um maior número de casas decimais. Em cálculos sucessivos, os

Infinita Consultoria, Treinamento e Editora Ltda. Material extraído de http://www.infinitaweb.com.br valores das etapas intermediárias exibidas no visor, podem, portanto, ser diferentes do valor final exibido. Assim, evite transcrever valores para o papel e depois para a calculadora. Tente sempre usar as pilhas e os registradores da calculadora.

Selecionar ponto ou vírgula

A HP12C permite usar o ponto ou a vírgula como separador de casas decimais. Para trocar a opção em vigor, desligue a máquina, pressione a tecla [.] e depois ligue a máquina, liberando primeiro a tecla [ON] e depois a tecla [.]. Automaticamente, a HP12C trocará o separador de casas decimais.

Notação de números muito grandes ou muito pequenos

será exibido na HP como sendo [3,36000014]. Note a existência de espaço entre 3,360000 e 14. O
mantissa. De outra forma : 14.0.0 x 24.0.0 = 336.0.0.0 = 3,3600 x 1014

A HP permite a realização de cálculos com números que sejam maiores que 10-100 e menores que 10100. Já que o visor só permite a exibição de números com até 10 algarismos, números muito grandes ou muito pequenos são exibidos sob a forma de notação científica, onde a mantissa é apresentada primeiramente e, depois, o expoente de 10 que multiplica a mantissa. Por exemplo 14 milhões multiplicado por 24 milhões primeiro número [3,360000] é a mantissa e o segundo [14] é o expoente de 10 que está multiplicando a Uma forma de trabalhar com valores muito grandes na HP é viabilizada pela tecla [EEX] que representa o expoente de 10 que multiplica o número que está sendo digitado. A função será melhor descrita a seguir.

Indicação de bateria fraca

Caso a bateria da máquina esteja fraca, aparecerá um indicador * piscando no canto inferior esquerdo. Para evitar um desgaste antecipado da bateria, deve-se evitar colocar a calculadora próxima a fontes de campos eletromagnéticos, como autofalantes automotivos, aparelhos de som, televisores, etc.

Lógica RPN e Pilhas

As duas principais características das calculadoras HP12C consistem na lógica RPN (no inglês Reverse Polonish Notation, ou Notação Polonesa Reversa) e na pilha de registradores.

Lógica RPN

Note que a HP12C não possui uma das principais teclas de calculadoras algébricas comuns que é a tecla de igualdade. A razão dessa inexistência consiste no fato da HP trabalhar com uma lógica matemática diferente : a lógica RPN. Enquanto em uma operação algébrica comum, os operandos devem ser intercalados por operadores, na lógica RPN os operandos devem ser colocados primeiramente e, depois, devem ser colocados os operadores.

A lógica RPN (segundo o HP Museum, site http://www.hpmuseum.org) foi criada a partir dos trabalhos apresentados por Jan Lukasiewicz, matemático polonês, nos anos 20. Consiste, basicamente, em um sistema lógico formal que permite a especificação de expressões matemáticas sem o uso de parênteses, através da colocação dos operadores antes (notação pré-fixada), ou depois (notação pós-fixada), dos operandos.

A notação pré-fixada recebeu o nome de Notação Polonesa, em homenagem a Jan Lukasiewicz. A HP ajustou a notação pós-fixada para o teclado das calculadoras, mediante o uso de pilhas para armazenamento dos operandos e funções específicas para o manuseio das pilhas. Assim, denominou a lógica criada de Notação Polonesa Reversa, ou, simplesmente, RPN – mantendo a homenagem a Lukasiewicz.

Por exemplo, para somar 5 e 4 em uma operação algébrica, deve-se fazer 5 + 4 = 9. Em uma operação com lógica RPN, é necessário entrar com o 5 e o 4 e, depois, com o operador da adição. Para poder separar os números (isto é, indicar para a calculadora que o 4 e o 5 são dois números distintos e não 45), a HP disponibiliza a tecla [ENTER]. Assim, para somar 4 e 5 na HP será necessário pressionar as teclas 4 [ENTER] 5 [+]. No visor aparecerá a resposta 9.

Infinita Consultoria, Treinamento e Editora Ltda. Material extraído de http://www.infinitaweb.com.br

Exercício 1

Calcule na HP 12C os resultados das operações : a) 45+52 = b) 23-89 = c) 47*5,21 = d) 45/4,23 =

(Parte 1 de 7)

Comentários