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Síndrome de Down: Inclusão Escolar e Social, Notas de estudo de Literatura

Uma reflexão sobre a inclusão de crianças com síndrome de down na educação básica regular, descrivendo suas características, desenvolvimento e potencial psicogenético, além de esclarecer a lei que regulamenta a inclusão de alunos com necessidades especiais. O texto também aborda a importância da atenção da família e de uma escola preparada para atender esses alunos, além de refletir sobre as adaptações socio-educativas necessárias.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 02/04/2013

Fatima26
Fatima26 🇧🇷

4.6

(134)

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Baixe Síndrome de Down: Inclusão Escolar e Social e outras Notas de estudo em PDF para Literatura, somente na Docsity! SÍNDROME DE DOWN Rose Raquel Rosa Profª Alilian Vitória Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Pedagogia (8091) – Educação Especial 11/11/2009 RESUMO Ao longo da história da humanidade, as pessoas com necessidades especiais, foram percebidas e atendidas, no meio educacional e na sociedade como num todo, de forma intimamente relacionada aos valores determinantes de cada época, sejam elas sociais, morais, éticos ou religiosos. Mudanças importantes foram ocorrendo e novos enfoques educacionais surgiram, a partir de estudos e pesquisas que objetivaram um novo olhar sobre essas pessoas, e sua condição enquanto cidadão, de modo que pudessem conquistar o espaço a que tem direito no meio familiar, escolar e social. Palavras-chave: Síndrome de Down; Inclusão; Reflexão. 1 INTRODUÇÃO Ao longo dos últimos séculos, as políticas de atenção a pessoas com deficiência, tem sofrido significativas alterações na sociedade. A inclusão à educação básica de portadores de necessidades especiais, mais especificamente dos portadores de síndrome de down, alteração genética que atinge milhares de brasileiros. Estes relatos buscam aprofundar o conhecimento sobre crianças com síndrome de down, descrevendo suas características físicas que são acompanhadas de alteração genética e como ocorre seu desenvolvimento, demonstrando até que ponto vão suas habilidades, limitações, seu potencial psicogenético para uma bem sucedida inclusão, dentro da escola. Além de esclarecer sobre a lei que regulamenta a inclusão dos alunos com necessidades especiais educacionais, no sistema regular de ensino. A fundamental importância da atenção da família, e de uma escola preparada a atender esses alunos, trazendo ainda uma reflexão de cada um desses segmentos, e adaptações sócio-educativas, que deverão ocorrer a partir da postura dos educadores em encarar a problemática, em aceitar esse novo aluno, para que haja uma bem sucedida inclusão. 2 CONHECENDO A SÍNDROME DE DOWN A Síndrome de down, foi durante muitas décadas percebidas de forma estereotipada, olhada como uma deficiência mental, cujo prognóstico destacava uma percepção distorcida aqueles que conviviam com uma pessoa que apresentava essa alteração genética. Com o avanço científico, deu-se ínicio a estudos e pesquisa, relacionadas a síndrome, e muitas indagações que a envolveram vem sendo gradativamente desvendada. Dessa forma as informações e o prognóstico educacional vão se tornado mais esclarecedores e animadores para as famílias. “A síndrome de down resulta de uma alteração genética presente no momento da concepção da criança, ocorre de modo bastante regular, afetando cerca de um em cada seiscentos recém-nascidos vivos” (SCHWARTZMAN,1999,p.111) A criança com síndrome de down, apresenta geralmente um déficit na aquisição,e desenvolvimento da linguagem, demonstrando nessa área os maiores atrasos, sendo tal fato atribuído as características específicas da síndrome que afeta, mesmo com todas essas dificuldades, essas pessoas tem capacidades para utilizar a linguagem e desenvolvê-las melhor desde que sejam oferecidas as mais diversas oportunidades, estímulos no seu contexto social. 3 INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR O preconceito e a discriminação dos indivíduos diferentes, fundamentalmente os portadores de deficiência, podem ser observados no decorrer de toda história da humanidade. Torna-se importante destacar que um processo dessa natureza requer não apenas a aceitação, mas também que as escolas se preparem, ou seja, se estruturem no âmbito escolar, como de recursos humanos para poder receber um aluno com necessidades educativas especiais. A grande dificuldade é encontrada por educadores de incluir e trabalhar com eficácia com essas criança, a falta de conhecimento e de capacitação docente. O professor no contexto
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