Reciclagem para leigos

Reciclagem para leigos

(Parte 4 de 4)

A reciclagem surge como um dos meios de redução da utilização de matériaprima virgem retirada da natureza.

A necessidade da reciclagem de resíduos sólidos sob o ponto de vista ambiental é incontestável, diante do fato de que toda a produção dos bens gerados em todos os países, mais cedo ou mais tarde acabará despejada no meio ambiente.

Cada cidadão deve ter noção da responsabilidade que tem para com o ambiente em que vive, pois este é tão responsável quanto qualquer outro cidadão ou órgão que venha a degradar o meio ambiente. As conseqüências virão para todos.

Não somente os resíduos inorgânicos devem ser reciclados como também os orgânicos.

Com o crescente aumento demográfico e o aumento da geração de resíduos, com o tempo não haverá onde dispor tanto resíduo gerado, mais uma vez é fixado que a reciclagem vem como um meio de reduzir a velocidade com o que os aterros são utilizados e reduzir a quantidade de matéria-prima virgem utilizadas. Deve-se trabalhar hoje para que as gerações futuras possam desfrutar do que existe hoje.

Categoria: EstudanteModalidade: Comunicação

Reciclagem – Uma apresentação deste processo de disposição de resíduos. Área de abrangência: Gestão Ambiental

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10004: Resíduos sólidos – classificação. Rio de Janeiro, 1987. BANAS AMBIENTAL. Gestão ambiental aumenta a competitividade empresarial. Abril de 2000, p. 26-46. BARTON, A. F. M. Resource recovery and recycling. John Wiley & Sons, New York, 1979. CALDERONI, S. Os bilhões perdidos no lixo. 3a ed., Humanitas, São Paulo, 1999. CEMPRE / SENAI. Reduzindo, reutilizando, reciclando - a indústria ecoeficiente. São Paulo, 2000. ESTRELLA, S. P. Diagnóstico de resíduos sólidos industriais em Santa Catarina. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Catarina, julho de 1996. FERRO, S. Reciclagem inicia nova fase com aplicação em preforma. Plástico Moderno, maio de 1999, p. 8-16. IPT / CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem). Lixo municipal - Manual de gerenciamento integrado. São Paulo, 1995. KLIGERMANN, D. C. A era da reciclagem x A era do desperdício. In: SISINNO, C. L. S. & OLIVEIRA, R. M. (orgs.) Resíduos sólidos, ambiente e saúde – uma visão multidisciplinar. Ed. Fiocruz, Rio de Janeiro, 2000, p. 9-110. MAHAN, B. H. Química um curso universitário. Ed. Edgard Blücher, S. Paulo, 1972. MERICO, L. F. K. Introdução à economia ecológica. Editora da FURB, Blumenau, 1996, 160 p.

(Parte 4 de 4)

Comentários