http://www.fapepi.pi.gov.br/ciencia

Refratometria Por Rafael Rodrigues de Moraes

O fundamento da refratometria é bem simples. Quando uma luz penetra num liquido ela muda de direção; isto é chamado de refração. O ângulo de refração, medido em graus, indica à mudança de direção do feixe de luz. Um refratômetro obtém e transforma os ângulos de refração em valores de índices de refração (nD). O refratômetro é um instrumento simples que pode ser usado para medir concentrações de soluções aquosas, consumindo apenas umas poucas gotas da solução. Sua aplicação estendese pelas áreas de alimentos, agricultura, química e em industrias de manufaturados.

O índice de refração é uma propriedade física importante de sólidos, líquidos e gases. A medida de índice de refração pode ser usada para determinar a concentração de uma solução pois o índice de refração dela varia com a concentração.

A escala Brix é calibrada pelo número de gramas de açúcar contidos em 100 g de solução. Quando se mede o índice de refração de uma solução de açúcar, a leitura em percentagem de Brix deve combinar com a concentração real de açúcar na solução. As escalas em percentagem de Brix, apresentam as concentrações percentuais dos sólidos solúveis contidos em uma amostra (solução com água). Os sólidos solúveis contidos é o total de todos os sólidos dissolvidos na água, começando com açúcar, sais, proteínas, ácidos, etc.. A leitura do valor medido é a soma total desses.

Faixa de leitura em Brix para alguns materiais

Óleo 0 a 8

Laranja 4 a 13

Bebida gaseficada 5 a 15 Maçãs 1 a 18

Vinho e uva 14 a 19

Suco concentrado 42 a 68 Leite condensado 52 a 68 Geleia e gelatina 60 a 70

Comentários