Ensaio não destrutivos

Ensaio não destrutivos

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Carnot Nogueira (TCE/PE), Ensaios Não Destrutivos, SINAOP VI, Florianópolis/SC (18 a 23/NOV/2001) 1

Ensaios Não Destrutivos:Ensaios Não Destrutivos: Novas Ferramentas ParaNovas Ferramentas Para

Inspeção de Obras PúblicasInspeção de Obras Públicas

Carnot Nogueira NEG/TCE

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Conteúdo:

•Introdução - Relevância do trabalho

•Ensaios Não Destrutivos (ENDs)

–Emissão Acústica –Métodos Magnéticos

– Radar

–Métodos Sônicos – Métodos Esclerométricos

– Tomografia Acústica

– Impacto-Eco

– Ultra-som •Modelagem com Elementos Finitos

•Sumário e Conclusões

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Introdução – Relevância do Trabalho

Vantagens dos ENDs: •Pouco ou nenhum dano à estrutura

•Podem ser aplicados com a estrutura em uso

•Permitem que problemas possam ser detectados quando em estágio ainda inicial

Aplicações de ENDs em outros países: •Alemanha (destaque para ultra-som em aplicações industriais)

• França •Estados Unidos (inclusive para inspeções bienais de pontes)

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Introdução – Relevância do Trabalho

Aplicações de ensaios não destrutivos na construção civil: •Resistência à compressão do concreto

•Localização da ferragem em concreto armado •Detecção de corrosão da ferragem

• Reação sílica-agregado

•Propriedades do cimento e dos agregados •Defeitos localizados (rachaduras, vazios)

•Determinação das propriedades geométricas de peças de concreto

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Introdução – Relevância do Trabalho

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Emissão acústica

•Baseado na propagação de ondas elásticas que surgem quando um material se fratura

•Tem natureza passiva

•EA já foi testado em laboratório para detectar corrosão da ferragem, entretanto, não há registro de aplicações em campo

•A propriedade na qual EA se baseia (efeito Kaiser) não é confiável no concreto.

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Métodos magnéticos

•Equipamentos magnéticos podem ser usados detectar o posicionamento das ferragens em peças de concreto armado

•A aplicação desses equipamentos não levam a resultados confiáveis em peças de concreto fortemente armadas (como freqüentemente ocorre em colunas e vigas de pontes)

•Tais equipamentos também não fornecem dados quantitativos precisos – tendo, portanto, pouca aplicabilidade em inspeções de obras públicas

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Radar

•Eficiente na determinação de descontinuidades que às vezes surgem em lajes de concreto

•Muito eficiente na determinação da espessura de lajes de concreto ou de camadas asfálticas

•Pouco versátil: aplicável somente em peças planas de concreto ou análise de solo

•É, entretanto, uma tecnologia proibitivamente cara

•OBS: Recentemente uma defesa baseada no uso de radar de penetração (GPR) foi apresentada no TCE/PE.

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