Planejamento de Projetos

Planejamento de Projetos

(Parte 6 de 6)

Uma boa heurística a seguir é a regra do 8-80: exige-se que um pacote de trabalho ocupe entre 8 e 80 horas de duração. É uma das partes mais importantes no plano do projecto. Ela serve como entrada para o desenvolvimento da agenda, atribuir funções e responsabilidades, gerir riscos, entre outros.

Um exemplo simples de work breakdown structure para pintar uma sala (orientado a atividades) é:

  • Preparar materiais

    • Comprar tinta

    • Comprar escada

    • Comprar pincéis / rolos

    • Comprar removedor de papel de parede

  • Preparar sala

    • Remover papel de parede antigo

    • Remover decorações destacáveis

    • Cobrir chão com jornais

    • Cobrir tomadas com fita

    • Cobrir móveis com lençóis velhos

  • Pintar a sala

    • Pintar grandes áreas com rolo

    • Pintar rodapés com pincel

  • Limpar a sala

    • Jogar fora, ou guardar a tinta que sobrou

    • Limpar pincéis e rolos

    • Jogar fora jornais

    • Remover e limpar lençóis

O tamanho da WBS não deve exceder 100-200 elementos terminais (se mais elementos terminais são requeridos, use subprojetos). A WBS deve ter de 3 a 4 níveis de profundidade. Essas sugestões derivam dos seguintes fatos:

  • nossa memória de curto prazo é limitada de 5 a 9 itens.

  • tendo terminado o tempo de planeamento de um projeto, quanto mais elementos terminais você tem, menos tempo você tem para prestar atenção para cada um deles. Consequentemente, suas estimativas são menos pensadas.

  • quanto mais elementos terminais você tem, mais dependências eles têm entre si (ver o fato 2 acima para as consequências).

Princípios para o projeto de uma WBS

A regra dos 100%

Um dos mais importantes princípios para o projeto de uma WBS é conhecido como a regra dos 100%. O Practice Standard for Work Breakdown Structures (Second Edition), publicado pelo Project Management Institute (PMI) define a regra 100% da forma como se segue:

A Regra 100%... estabelece que a WBS incluem 100% do trabalho definido pelo escopo do projeto e captura todas as entregas – internas, externas, intermediarias – de forma ao trabalho estar completo, incluído o gerenciamento do projeto. A regra dos 100% é um dos mais importantes princípios que guia o desenvolvimento, decomposição e avaliação da WBS. A aplicação desta regra vale para todos os níveis na hierarquia: a soma de todos o trabalho dos níveis "filhos" de ser igual a 100% do trabalho representado pelo "pai" e a WBS não deve incluir qualquer trabalho que saia do escopo existente do projeto, isto é, ele não pode incluir mais do que 100% do trabalho... É importante lembrar-se que a regra do 100% também se aplica ao nível de atividades. O trabalho representado pelas atividades de cada pacote deve produzir 100 % do trabalho necessário para completar o trabalho do pacote. (p. 8)

Planeje entregas, não planeje ações

Se o projetista da WBS tenta capturar qualquer detalhe orientado a ação na WBS, ele irá incluir ou ações de mais ou de menos. Ações demais ira exceder 100% do escopo do pai e ações de menos irá cair abaixo dos 100% do escopo do pai. A melhor forma de ser aderente a Regra do 100% é definir os elementos da WBS em termos das entregas ou resultados. Isto também assegura que a WBS não exagere na visão dos métodos, permitindo idéias mais criativas e inovadoras por parte dos participantes do projeto. Para projeto de desenvolvimento de novos produtos, a técnica mais comum para assegurar a orientação para a saída da WBS é o uso de uma estrutura de quebra do produto. Desenvolvimento orientado aspectos utiliza-se de uma técnica similar qual é emprega uma estrutura de decomposição de aspectos. Quando um projeto prove serviços profissionais, uma técnica comum é capturar todos as entregas planejadas para criar uma WBS orientada a entrega. WBS que subdividem o trabalho em fases do projeto (por exemplo: Fase Projeto Preliminar, Fase projeto Critico) devem assegurar que as fases sejam claramente separadas para uma entrega (por exemplo: um documento de revisão de projeto preliminar, ou um documento aprovação da revisão projeto crítico)

Nível de detalhe (granularidade) e elaboração progressiva

Uma questão a ser respondida no projeto de qualquer WBS é quando parar de quebrá-lo em elementos menores. Se os elementos finais da WBS são definidos de forma muito abrangente, não deve ser possível rastrear eficientemente a performance do projeto. Se os elementos finais da WBS são muito detalhados, será ineficiente manter um rastreamento de um número exagerado de elementos terminais, especialmente se o plano de trabalho é para um futuro distante. Um meio termo satisfatório pode ser encontrado no conceito de elaboração progressiva o qual permite que os detalhes da WBS sejam progressivamente refinados antes trabalho ser iniciado. Uma forma de elaboração progressiva em grandes projetos é chamada de planejamento ondas girantes o qual estabelece um planejamento de tempo regular para elaboração progressiva. Na realidade, um limite efetivo da granularidade da WBS pode ser alcançado quando ela não é maior do que é possível para se gerar saídas planejáveis, e os únicos detalhes remanescentes são as ações. A não ser que estas ações possam se definidas para aderir a regra dos 100%, a WBS não pode ser mais subdividida.

Esquema codificação WBS

É comum para elementos WBS serem numerados sequencialmente para revelar a estrutura hierárquica. Por exemplo 1.4.2 Pneu Traseiro identifica este item como o 3º elemento da WBS, pois há 3 números separados por ponto decimal. Um esquema de codificação também ajuda os elementos WBS serem reconhecidos em qualquer contexto escrito.

Estas informações acima devem ser trabalhadas pelos senhores visando agregar dados e conhecimento tecnico especifico na area de CONHECIMENTO COMPLEMENTAR , são informações tecnicas oriundas de conformidade de dados atuais e profundos dirigidos a area de PROJETOS DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS.

REGRAS BASICAS PARA APRESENTAÇÃO

Em relação a estes comentários segue-se finalmente algumas regras básicas e fundamentais para apresentação dos trabalhos solicitados a todos vocês que a partir do recebimento da mesma deverão ser seguidos como parametros EDUCACIONAIS E PEDAGOGICOS..

Estes comentáriuos servirão para que todos tenham a mesma noção profissional na apresentação , idealização e realização dos referidos calculos para os problemas especificos.

  1. Realizar todos os calculos á lapis, evidenciando a sua resposta á tinta.

  2. É necessário identificar todas as forças atuantes,em relação aos gráficos deverão ter a seguintes informações:

Realizá-lo em folha milimetrada, de formato A4, já existente nas papelarias.colocar todas as informações pertinentes ao mesmo, unidades, sentido das forças, valôres numéricos sempre do lado de fora e nunca dentro do mesmo, é obrigatório a identificação do grafico que estão realizando e ou demonstrando, fazê-lo de forma bem ampla se possivel em escala ( não obrigatorio). Se utilizar a forma de digitação a mesma deverá ser apresentada em folha de formato A4 seguindo-se as mesmas regras acima descritas.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Em relação ao gráfico de todos os momentos , o mesmo é ferramente importante para visualização exata de todos os esforços atuantes no mesmo portanto ele é ferramenta importante em todo o contexto na sua apresentação e possui a caracteristica de antecipar todas as futuras etapas no quesito dimensionamento de qualquer EIXO e ou COMPONENTE MECANICO.

  1. Apresentá-lo em letras tecnicas se for á mão, se for apresentado de forma digitada deverá seguir os mesmos padrões.

È imperdoavel, não aceitavel, ridiculo e incoerente pela formação que os senhores estão pleiteando cursando o curso de ENGENHARIA MECATRONICA na UNIBAN a apresentação dos trabalhos em folhas de papel de caderno, feitos a mão na ultima hora, escritas com desleixo grafico e caligrafia que não se entenda nada e com lapis mal apontados com grossura exagerada..

  1. È conveniente sua apresentação em folha tamanho A4 tipo chamequinho,mesmo tendo a possibilidade de ser apresentado em folhas de papel reciclado a mesma não é muito aconselhavel pois, sua apresentação pode estar sendo mal apresentada.

  2. A apresentação dos referidos calculos deverá seguir a forma crescente de apresentação, elimina-se a forma de apresentação resumida e ou aglutinada na mesma folha. ISTO É UM ERRO GRASSO. Nas situações profissionais é aconselhável a apresentação de uma folha com os resumo dos calculos efetuados, em nosso caso ela deverá ser feita quando for solicitada previamente.

  1. Sempre na 1ª folha deverá constar estes dados:

Nome do aluno, turma, ano , curso e campus.

È imperdoavel a apresentação destes dados com numero ERRADO de um dos participantes, isto denota falta de responsabilidade e deverá ser tratada como tal..

Todo o material fornecido para idealização dos trabalhos deverão estar inseridos junto aos calculos, tendo o mesmo a responsabilidade de participar de todo este contexto.

São Paulo, 03 de Junho de 2008

Prof. Claudio Antonio Garcia

Projetos de Máquinas

UNIBAN – UNIVERSIDADE BANDEIRANTES DE SÃO PAULO

42

(Parte 6 de 6)

Comentários