CONHEÇA A ARTEBApós 74 anos de história no Brasil, a Arteb consolida sua presença no mercado automobilístico, através do seu avanço tecnológico de nível mundial, utilizando os mais modernos recursos para transformar conhecimento em novos produtos, processos e serviços, de forma a cumprir seu papel empresarial no mercado e social para com seus funcionários.A Arteb está iniciando um novo ciclo, seguindo tendências internacionais em sistema de iluminação, com o objetivo principal de manter a qualidade, o respeito aos clientes e aos parceiros, e, principalmente, ampliar suas fronteiras e acelerar sempre novas conquistas. (Pedro Eberhardt)Desde sua fundação em 1934, por Artur Eberhardt, a Arteb revelou-se uma indústria inquieta, com grande vocação para identificar novas oportunidades no mercado.

Hoje, reconhecida em todo o mundo por sua história de constante inovação no desenvolvimento e produção de sistemas de iluminação para o setor automotivo, a Arteb revela-se uma empresa extremamente competitiva e preparada para os desafios da economia global.

   

72 ANOS DE HISTÓRIADesde sua fundação em 1934, por Artur Eberhardt, a Arteb revelou-se uma indústria inquieta, com grande vocação para identificar novas oportunidades no mercado.Hoje, reconhecida em todo o mundo por sua história de 72 anos de constante inovação no desenvolvimento e produção de sistemas de iluminação para o setor automotivo, a Arteb revela-se uma empresa extremamente competitiva e preparada para os desafios da economia global.1934 - A grande iniciativa: fundação do Grupo Artur Eberhardt - Arteb - na capital do estado de São Paulo.1957 - Contrato com a Hella KG da Alemanha.1959 - Um impulso: início do fornecimento de faróis para montadoras.1967 - O incremento na infra-estrutura: instalação da Indústria Arteb em São Bernardo do Campo.1983 - Lançamento nacional da Lanterna de Freio Nível Elevado (Brake Light).1989 - Primeira empresa do setor na implantação do sistema de desenho eletrônico CAD/SISGRAPH.1990 - Primeira empresa a introduzir a tecnologia de Refletores Biparábolas em Termofixos LPP (Low Profile Polyester) para a Ford e Mercedes Benz. O mundo é pequeno: início das operações de exportação.1994 - Contrato de tecnologia com a KOITO do Japão.1995 - Introdução da tecnologia de injeção simultânea de lentes tricolores para lanternas.1997 - A qualidade é tudo: conquista da certificação de ISO 9001.1998 - O reconhecimento aparece: certificação de QS 9000. Participação da Hella e do IFC no capital da Arteb.1999 - O mundo respira novas tecnologias: primeira empresa a implementar as novas tendências tecnológicas mundiais na produção de lentes de policarbonato e células de produção semi-automatizadas. Início do fornecimento da nova tecnologia para as montadoras: Mercedes Benz, Volkswagen, Fiat, General Motors. A expansão da capacidade industrial: inauguração da planta de Gravataí (RS), dentro do pólo industrial da General Motors - Projeto Celta2000 - A responsabilidade social contagia: implementação de Projeto Social de profissionalização e cidadania para menores carentes da comunidade.2001 - O reconhecimento das instituições: primeiro Laboratório de desenvolvimento e testes de sistema de iluminação do país reconhecido pelo Inmetro para análises e ensaios em faróis e lanternas.2002 - Início do fornecimento de sistema de iluminação para a montadora Toyota. A criatividade ganha espaço: criação da marca Lynx Vision de acessórios.

2003 - Início do fornecimento de sistema de iluminação para montadora Renault. O respeito pela natureza traz reconhecimento: certificação ISO 14000 Unidade Arteb Gravataí. Mudança conceitual de gestão focando clientes e mercados. Os blocos vão se formando e a Arteb se fortalece: primeira empresa sul americana de iluminação automotiva a assinar contrato com a GM e Ford para o NAFTA.2004 - O mundo não pára, a busca por qualidade também não: processo de certificação TS Unidades Arteb São Bernardo do Campo e Gravataí. A natureza agradece: processo de certificação ISO 14000 Unidade Arteb São Bernardo Campo.2005 - Centro Tecnólogico Arteb. Trata-se do único Centro Tecnológico de itens de iluminação da América do Sul, tornando-se referência no desenvolvimento de sistemas de iluminação, conquistando o mesmo nível de excelência das principais empresas internacionais do setor. O sofisticado laboratório da empresa é credenciado pelo INMETRO e certificado pelo ISO 9002, QS 9000, EAQF ( francesa ) e VDA ( alemã). A estrutura do Centro Tecnológico permite realizar uma grande variedade de ensaios. São mais de 300 tipos de diferentes testes, entres eles, mecânicos, químicos, vibração com ciclos climáticos e ópticos.

   

TECNOLOGIA DE PONTAAcompanhando o ritmo acelerado dos avanços de seus clientes é que a Arteb revela toda a sua vocação para o pioneirismo. Por ser uma empresa capaz de participar da elaboração de novos projetos em sistemas de iluminação junto as principais montadoras do país e adaptar-se aos cada vez mais arrojados projetos da indústria automobilística, a Arteb responde com excelente performance aos constantes desafios do mercado.A sua equipe de Engenharia segue os rígidos padrões internacionais de qualidade, buscando incessantemente o domínio de novas tecnologias e o desenvolvimento de novos produtos, o que coloca a empresa em sintonia com as tendências internacionais no mercado de iluminação veicular.O constante aprimoramento e modernização são respaldados também por acordos de transferência de tecnologia, que resultam na ótima relação custo-benefício e na excelência de seus produtos.As rápidas inovações em sua linha de produção exigem equipamentos e moldes de alta complexidade, que são desenvolvidos e aprimorados na Engenharia de Construção de Moldes da Arteb, a partir de sofisticados programas de CAD/CAM, por profissionais altamente especializados.O parque industrial da Arteb está equipado com máquinas de última geração, que dão suporte a uma produção de mais de 800.000 itens de iluminação por mês. A fabricação de faróis e lanternas é um processo que envolve basicamente quatro etapas, todas dependentes de alta tecnologia: injeção, envernizamento, metalização e montagem.

   

LABORATÓRIO ARTEBO laboratório Arteb faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE), é credenciado pelo INMETRO de acordo com a ABNT ISO/IEC 17025 sob o número CLF-0037, atendendo às necessidades de ensaios em diversas áreas tecnológicas.A prestação de serviços oferecida pelo laboratório do Centro Tecnológico Arteb, envolve equipe de profissionais especializados e equipamentos de alta precisão, prestando serviços com eficiência, qualidade e confiança, contando com cinco unidades:

  • Laboratório fotométrico

  • Laboratório químico

  • Laboratório físico e elétrico

  • Laboratório colorimétrico

  • Laboratório de desempenho e vibração

   

POLÍTICA E QUALIDADE1. Satisfação de seus clientes internos e externos.2. Melhoria contínua de processos, produtos e serviços, buscando a competitividade.3. Preservação do meio ambiente.Atualmente os mercados não possuem mais fronteiras. Cada vez mais os produtos importados fazem parte do nosso dia-a-dia e crescem as opções de escolha. Como clientes, nos tornamos mais exigentes quanto à qualidade, preço e disponibilidade dos produtos que consumimos. Assim, empresas que queiram sobreviver devem se preocupar constantemente com a melhoria da qualidade.A Arteb percebeu muito cedo esse desafio e criou sua estratégia de qualidade, buscando satisfazer as exigências de seus clientes por meio de certificações como ISO 9001 e QS-9000, além de se adequar às exigências adicionais e específicas de cada cliente, como o enquadramento nas normas alemãs (Volkswagen), italianas (Fiat), francesas (Peugeot) e japonesas (Toyota).Em 2000, o laboratório corporativo Arteb recebeu o certificado de credenciamento Inmetro, integrando-se à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE).Além disso, a Arteb possui Certificado de Conformidade implementado e mantido pelo I.Q.A. O Certificado confere licença de uso da marca de conformidade para nossos produtos.Hoje, certificada pela Norma ISO/TS-16949, atende a todos os requisitos de nossos clientes com a implantação de um Sistema de Qualidade reconhecido e respeitado mundialmente.

   

ARTEB NO MUNDOA Arteb é líder absoluta no mercado nacional de sistemas de iluminação automotiva. Atualmente responde por 47% do mercado de faróis e 41% do mercado de lanternas destinadas às montadoras. No mercado de reposição, a Arteb detém 22%, o que também a coloca na frente de toda a concorrência. Com percepção mercadológica, agilidade, um moderno parque fabril e certificações dos processo produtivos, de produtos e laboratórios, a Arteb conseguiu competitividade no mercado globalizado, exportando produtos para o mundo todo.No mercado internacional, a Arteb já é marca consolidada e líder na América Latina e tem tradição de exportação para todo o mercado europeu, fornecendo seus produtos para os modelos mundiais da Volkswagen, Ford e Fiat, além de atender à demanda de reposição para modelos Mercedez, Audi e Renault.Com a expansão das exportações, os produtos Arteb estão disponíveis em vários países do Leste Europeu, Oriente Médio, Norte da África, Alemanha, Argentina, Bélgica, Bielo-Rússia, Dinamarca, Espanha, Holanda, Inglaterra, Itália, Polônia, Portugal, República Checa, Turquia, Uruguai e Venezuela.

 

RESPONSABILIDADE SOCIALUma das mais importantes filosofias administrativas da Arteb é a valorização do ser humano, em todos os sentidos.Investindo cada vez mais em responsabilidade social, gera melhor qualidade de vida a seus funcionários e a comunidade onde está inserida.Isso porque a Arteb tem consciência de que, só com ações concretas baseadas em educação e cultura, em saúde e esportes e na preservação do meio ambiente, é possível construir uma comunidade melhor para todos.

RECURSOS HUMANOS

Recursos Humanos: um patrimônio que não se mede em cifras.

A Arteb reconhece que muitas de suas conquistas não teriam sido possíveis sem a colaboração e o empenho de seu quadro de funcionários. Com base nesse reconhecimento e buscando a valorização profissional de todos os seus colaboradores, a Arteb tem concentrado esforços num planejamento estratégico que leva em conta não apenas a empresa, mas também os seus colaboradores, clientes e a comunidade onde está inserida.

Assim, o setor de Recursos Humanos recebe atenção especial, buscando desenvolver programas e benefícios que atendam às principais necessidades do nosso pessoal, que vão além das campanhas internas de prevenção de acidentes, transporte fretado, alimentação, vale-compras, assistência médica e seguro de vida

CLIENTES E PARCEIROSA globalização impõe mudanças profundas a todos os processos industriais, incorporando os conceitos de produtividade, qualidade total e redução de custos. Ao mesmo tempo, exige uma nova postura mercadológica, pautada pelo acirramento da competitividade.A Arteb não ficou à margem dessas mudanças e empreendeu esforços para adequar-se à nova realidade do mercado: racionalizou procedimentos, reorientou seu foco de atuação e buscou novos posicionamentos mercadológicos.

MEIO AMBIENTEISO 14001 A Arteb conquistou em junho/2004 a sua primeira certificação ISO14001, reforçando sua posição de destaque como líder nacional no segmento de iluminação veicular, com expressiva participação no mercado internacional.Esta certificação atesta a preocupação da empresa em melhorar continuamente seus processos produtivos, adotando práticas prevencionistas que demonstram o respeito, o comprometimento e a conscientização frente à aplicação e uso correto dos recursos naturais.

Comentários