Medidas Elétricas

Medidas Elétricas

(Parte 5 de 9)

Este é ligado em uma das fases e o valor medido é multiplicado por três. No caso de carga desequilibrada, empregam-se dois instrumentos de medição, que estão interligados da mesma forma como os dois wattímetros.

Medidor de watt-horas na ligação com dois wattímetros

Os dois discos do induzido são, neste caso, montados sobre um mesmo eixo.

Espírito Santo _

Departamento Regional do Espírito Santo 25

No caso de um sistema de 4 condutores, ou seja, três condutores de fase e um neutro, são empregados medidores com três sistemas de medição.

Ligação de medidores num sistema de 4 condutores

Os três discos são montados sobre um eixo comum, de modo que as suas forças de rotação se somam.

Medidores Especiais

Os medidores de potência reativa: destinam-se à medição do trabalho reativo. Estes medidores se distinguem dos medidores trifásicos de potência ativa, apenas pela mudança da ligação de seus elementos internos, devendo-se atentar para que a seqüência de fase seja correta (A, B, C).

Os medidores de duas tarifas: são dotados apenas de um sistema de medição, que porém, é comutado com dois sistemas registradores, por meio de um relógio de comando. Desta forma, é possível o registro de duas tarifas, por exemplo, diurna e noturna.

Os medidores de excesso de consumo: possuem, igualmente, dois sistemas de registro. Um deles indica o consumo total e o outro o excesso de consumo acima de um valor máximo preestabelecido. A separação de ambos os valores é feita por um motor síncrono, o qual, por meio de uma engrenagem ajustável, separa o número de rotações do medidor, que correspondem ao excesso de carga. Os medidores de máxima: possuem, além de um dispositivo de medição do trabalho útil (kWh), um destinado a medir a potência (kW), para determinar a carga máxima que ocorre dentro de um período de leitura de 15 ou 30 minutos. Esta é a base para o cálculo do preço básico. Por meio de um sistema de contatos, podem ser ligados sistemas de alarme ou de desligamento, quando uma determinada carga máxima prefixada é ultrapassada. Também os medidores de controle do valor máximo, que se baseiam no princípio de funcionamento do Medidor de Excesso de Consumo, executam este serviço.

Espírito Santo _

26 Companhia Siderúrgica de Tubarão

Megômetro (Megger)

O megôhmetro é um instrumento de medidas elétricas destinado à medição da resistência de isolamento dos dispositivos ou equipamentos elétricos (motores, transformadores, redes de eletrodutos metálicos, cabos, etc...). Essa resistência de isolamento é normalmente de valores elevados, na ordem de megohms (MΩ). O valor de 1 MΩ = 1 0 0 Ω.

Basicamente, os megôhmetros são constituídos pelos seguintes componentes:

A - Galvanômetro com bobinas cruzadas (A); B - Bobinas móveis cruzadas (B e B1); C - Gerador de C manual de 500 ou 1000 V (C); D - Regulador de tensão; E - Ponteiro; F - Escala graduada; G - Bornes para conexões externas (L e T); H- Resistores de amortecimento (R e R1).

O funcionamento do megôhmetro é baseado no princípio eletrodinâmico com bobinas cruzadas, tendo como pólo fixo, um imã permanente e como pólos móveis as bobinas B e B1.

Quando a manivela do gerador de C é girada obtêm-se uma tensão de valor variável, de acordo com a velocidade que esteja sendo imprimida à manivela. Essa tensão é enviada ao regulador de tensão que a estabiliza em 500 ou 1000 V, sendo enviada aos bornes L e T.

Espírito Santo _

Departamento Regional do Espírito Santo 27

Se os bornes L e T estiverem abertos, haverá circulação de corrente somente pela bobina B, que recebe tensão através do resistor de amortecimento R.

O campo magnético criado por essa bobina B um deslocamento do conjunto de bobinas móveis, levando o ponteiro para o ponto infinito da escala graduada.

Se os bornes L e T estiverem fechados em curto circuito haverá circulação de corrente também pela bobina B1, que receberá tensão através do resistor de amortecimento R1.

O campo magnético criado pela bobina B1 será forte e oposto ao criado pela bobina, o que fará com que o conjunto de bobinas móveis se desloque para outro lado, levando o ponteiro para o ponto zero da escala graduada.

Espírito Santo _

28 Companhia Siderúrgica de Tubarão

Se os bornes L e T forem fechados através de um resistor Rx de valor elevado, a corrente que fluirá pela bobina B1 terá uma intensidade menor, ocasionada pela queda de tensão no resistor Rx.

O campo magnético criado pela bobina B1 terá uma intensidade menor, porém ainda em oposição ao campo criado pela bobina B. Nessa situação o conjunto móvel se deslocará levando o ponteiro para um ponto intermediário da escala graduada. Esse ponto intermediário é o valor da resistência ôhmica do resistor Rx.

A escala do megôhmetro é graduada em megohms e a sua graduação não é homogênea.

Espírito Santo _

Departamento Regional do Espírito Santo 29

A leitura da escala graduada do megômetro é direta, ou seja, basta localizar a posição do ponteiro sobre a escala graduada e fazer a leitura.

- O ponteiro está localizado sobre o número 20. Portanto,

Ri = 20 MΩ.

- O ponteiro está localizado sobre o número 1,4. Portanto,Ri

= 1,4 MΩ.

Medição da resistência de isolamento entre a fiação e a tubulação metálica (massa) da instalação elétrica.

Espírito Santo _

30 Companhia Siderúrgica de Tubarão

O borne T é conectado à tubulação metálica (massa) da instalação elétrica, e o borne L é conectado à fiação da instalação.

O Freqüencímetro

Para as medições em baixa freqüência, é geralmente usado o freqüencímetro de lâminas.

Freqüencímetro

O instrumento baseia o seu funcionamento nos efeitos de ressonância. Uma determinada quantidade de Lâminas metálicas (línguas) de diferentes freqüências, próprias de ressonância, é levada a vibrar, pela ação dos impulsos magnéticos provenientes de um eletroimã alimentado com freqüência nominal da rede. Com isto, uma das lâminas vibrará com maior intensidade, e exatamente aquela cuja freqüência própria é a mesma cômoda freqüência aplicada. Lâminas adjacentes também vibrarão, porém com menor intensidade.

Medidor de Fator de Potência

O fator de potência pode ser determinado por cálculo baseado na tensão, corrente e potência útil, ou senão diretamente por meio de um medidor de fator de potência. A construção deste instrumento corresponde ao de um instrumento eletrodinâmico blindado em invólucro de ferro, com bobinas cruzadas móveis. Os pólos do núcleo de ferro, que é fixo, são estabelecidos por meio de uma bobina de corrente. Ambas as bobinas do sistema móvel de bobinas cruzadas são ligadas à tensão e apresentam um comportamento em oposição. Aplicando-se corrente alternada monofásica, uma das duas bobinas cruzadas, ligadas em paralelo, irá comandar uma indutância, enquanto a outra comandará um resistor puro.

Espírito Santo _

Departamento Regional do Espírito Santo 31

Medidor de fator de potência. Ligação em corrente alternada monofásica

No caso de corrente trifásica, ambas as bobinas cruzadas estão ligadas a duas tensões, defasadas entre si, da rede trifásica.

(Parte 5 de 9)

Comentários