Bombas Hidráulicas

Bombas Hidráulicas

FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES

FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA SOUZA MARQUES

DISCIPLINA : TECNOLOGIA DO CALOR

PROFESSOR : NELSON DIAS

I - BOMBAS

SÃO MÁQUINAS OPERATRIZES HIDRÁULICAS, QUE CONFEREM ENERGIA AO FLUIDO COM A FINALIDADE DE TRANSPORTÁ-LO DE UM PONTO PARA OUTRO. AS BOMBAS RECEBEM ENERGIA DE UMA FONTE MOTORA QUALQUER E CEDEM PARTE DESSA ENERGIA AO FLUIDO SOB A FORMA DE PRESSÃO.

CLASSIFICAÇÃO:

- QUANTO AO TIPO.

A) BOMBA ALTERNATIVA - PROVIDA DE ÊMBOLO QUE TRABALHA DENTRO DE UM CILINDRO, EM MOVIMENTOS ALTERNADOS RETILÍNEOS.

B) BOMBA CENTRÍFUGA - COMPOSTA DE UMA CARCAÇA FECHADA( ESTATOR ), QUE SE COMUNICA COM OS TUBOS DE ASPIRAÇÃO E DESCARGA, E EM CUJO INTERIOR GIRA UM IMPELIDOR( ROTOR ). O LÍQUIDO É ASPIRADO PELO CENTRO DO IMPELIDOR E DEVIDO A FORÇA CENTRÍFUGA É EXPELIDO PARA A PERIFERIA COM GRANDE VELOCIDADE.

C) BOMBA ROTATIVA - BOMBA CUJO MOVIMENTO PRINCIPAL É O DE ROTAÇÃO, ONDE A TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA É FEITA ATRAVÉS DA IMPULSÃO DO FLUIDO, POR UM OU VÁRIOS ÓRGÃOS ROTATIVOS.

- QUANTO AO DESLOCAMENTO.

A) DESLOCAMENTO POSITIVO - BOMBA QUE DESLOCA UM VOLUME DEFINIDO DE LÍQUIDO EM CADA FASE CURSO OU ROTAÇÃO REALIZADA.

B) DESLOCAMENTO NÃO POSITIVO - SÃO BOMBAS QUE DESLOCAM UM FLUXO CONTÍNUO PARA CADA VELOCIDADE E CONDIÇÕES DE RESISTÊNCIA IMPOSTA AO FLUIDO.

- QUANTO AO DÉBITO.

A) DÉBITO CONSTANTE - QUANDO É NECESSÁRIO ALTERAR A VELOCIDADE DA BOMBA PARA AUMENTAR OU DIMINUIR O SEU DÉBITO.

B) DÉBITO VARIÁVEL - SÃO BOMBAS QUE PERMITEM UMA VARIAÇÃO DO SEU DÉBITO SEM SER NECESSÁRIO ALTERAR A SUA VELOCIDADE.

BOMBAS ALTERNATIVAS

CLASSIFICAÇÃO:

- QUANTO A CONEXÃO.

A) AÇÃO DIRETA - QUANDO O MOVIMENTO DO EIXO DA MÁQUINA MOTRIZ É TRANSMITIDO DIRETAMENTE AO EIXO DA BOMBA.

B) AÇÃO INDIRETA - QUANDO O MOVIMENTO DA MÁQUINA MOTRIZ É TRANSMITIDO A BOMBA POR INTERMÉDIO DE ENGRENAGENS E POLIAS, OU POR OUTRO MEIO INDIRETO QUALQUER.

- QUANTO AO EFEITO.

A) SIMPLES EFEITO - QUANDO SÓ APRESENTA TRABALHO EM UMA DAS FACES DO ÊMBOLO. NESTE TIPO, A BOMBA ASPIRA EM UM CURSO E DESCARREGA NO CURSO SEGUINTE.

B) DUPLO EFEITO - QUANDO PRODUZ TRABALHO NAS DUAS FACES DO ÊMBOLO HIDRÁULICO, OU SEJA, A PARTE INFERIOR DO CILINDRO ESTA EM ASPIRAÇÃO QUANDO O ÊMBOLO SOBE, ENQUANTO QUE O LADO SUPERIOR ESTA EM DESCARGA. NO CURSO DE DESCIDA DÁ-SE O INVERSO, O LADO SUPERIOR ESTA ASPIRANDO E O LADO INFERIOR ESTA DESCARREGANDO.

- QUANTO AO DESLOCAMENTO.

A) DESLOCAMENTO POSITIVO - DESLOCA UM VOLUME DEFINIDO DE LÍQUIDO EM CADA CURSO, INDEPENDENTE DA RESISTÊNCIA OFERECIDA A DESCARGA. INICIADO O CURSO DE DESCARGA, A QUANTIDADE DE LÍQUIDO QUE FOI ASPIRADO TERÁ QUE SER DESCARREGADA.

- QUANTO AO DÉBITO.

A) DÉBITO CONSTANTE - O DÉBITO DA BOMBA SÓ PODE SER ALTERADO MODIFICANDO-SE A VELOCIDADE DESTA.

- APLICAÇÃO DAS BOMBAS ALTERNATIVAS: - LÍQUIDOS VISCOSOS E NÃO VISCOSOS. EX. EX.: ÓLEO COMBUSTÍVEL E ÁGUA.

BOMBAS CENTRÍFUGAS

TIPOS:

A) VOLUTA - CONHECE-SE QUE UMA BOMBA CENTRÍFUGA É DO TIPO VOLUTA PELO FORMATO EXTERNO DA CAIXA DA BOMBA, EM FORMA DE CARACOL. QUEM TRANSFORMA A VELOCIDADE DO LÍQUIDO EM PRESSÃO NESTE TIPO DE BOMBA É O PRÓPRIO FORMATO DA CAIXA, A VOLUTA.

B) TURBINA - AS BOMBAS CENTRÍFUGAS TIPO TURBINA, SÃO IDENTIFICADAS PELA EXISTÊNCIA DA PLACA DIFUSORA EM SEU INTERIOR, A QUAL TEM COMO FINALIDADE, TRANSFORMAR A VELOCIDADE DO LÍQUIDO EM PRESSÃO. SUA CAIXA NÃO TEM FORMATO DE VOLUTA.

C) VOLUTA-TURBINA - AS BOMBAS CENTRÍFUGAS TIPO VOLUTA-TURBINA, SÃO CONSTITUÍDAS EM UMA CAIXA EM FORMA DE VOLUTA, TENDO NO SEU INTERIOR AS PLACAS DIFUSORAS. NESTE TIPO DE BOMBA, O LÍQUIDO SOFRERÁ DUAS VEZES AUMENTO DE PRESSÃO, UMA AO PASSAR PELA PLACA DIFUSORA, E OUTRA PELO FORMATO DE VOLUTA.

CLASSIFICAÇÃO:

- QUANTO AO NÚMERO DE ESTÁGIOS.

A) SIMPLES ESTÁGIO - POSSUI SOMENTE UM IMPELIDOR.

B) MÚLTIPLOS ESTÁGIOS - POSSUI DOIS OU MAIS IMPELIDORES EM SÉRIE.

- QUANTO A POSIÇÃO DE INSTALAÇÃO.

A) VERTICAL.

B) HORIZONTAL.

- QUANTO AO DESLOCAMENTO.

A) DESLOCAMENTO NÃO POSITIVO.

- QUANTO AO DÉBITO.

A) DÉBITO VARIÁVEL.

BOMBAS ROTATIVAS

TIPOS:

A) BOMBA DE ENGRENAGEM - POSSUEM DUAS RODAS DE DENTES ENGRAZADOS E PORTANTO GIRANDO EM SENTIDOS CONTRÁRIOS. QUANDO OS DENTES ENGRAZAM, O ESPAÇO ENTRE ELES DESAPARECE E O LÍQUIDO ANTES REPRESADO É FORÇADO PARA A CANALIZAÇÃO DE DESCARGA. A MEDIDA QUE O LÍQUIDO É TRANSPORTADO PELOS DENTES CRIA-SE PRESSÃO MAIS BAIXA NA ASPIRAÇÃO , E A PRESSÃO NA DESCARGA TENDE A AUMENTAR.

A1) TIPOS DE ENGRENAGENS- ENGRENAGEM DE DENTES RETOS.

ENGRENAGEM DE DENTES HELICOIDAIS.

ENGRENAGEM DE DENTES EM ESPINHA DE PEIXE.

OBS.: OUTROS TIPOS DE BOMBAS ROTATIVAS: BOMBA DE PARAFUSOS.

BOMBA DE LÓBULOS.

BOMBA DE PALHETAS ROTATIVAS.

BOMBA DE PISTÃO ROTATIVO.

- EMBORA CADA UM DOS ELEMENTOS TRANSMISSORES DE ENERGIA SEJA DIFERENTE QUANTO AO SEU PROJETO, O SEU PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO É O MESMO. A BOMBA ROTATIVA APANHA O LÍQUIDO, LEVA-O POR VOLTA DA CARCAÇA E EXPULSA-O ATRAVÉS DA DESCARGA.

CLASSIFICAÇÃO:

- QUANTO AO DESLOCAMENTO.

A) DESLOCAMENTO POSITIVO E NÃO POSITIVO.

- QUANTO AO DÉBITO.

A) DÉBITO CONSTANTE E VARIÁVEL.

Comentários