vunesp2008 - cee - qui

vunesp2008 - cee - qui

O gás liberado na reação completa de 0,486 gramas de magnésio metálico com solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) foi confinado em um recipiente de 100 mL à temperatura de 27 oC. Dadas a massa molar do magnésio = 24,3 gm ol 1⋅ − e a constante universal termine a pressão no recipiente.

Resposta

A equação balanceada da reação é:

2H C Mg MgC H(aq) (s) 2(aq) 2(g) +→ + Cálculo da quantidade, emmol, de hidrogênio:

0,486 g Mg 1m ol Mg 24,3 g Mg m.molar

1m ol H1 mol Mg eq.qu

0,02 mol H2 ímica

Determinação da pressão do recipiente: pV n R T⋅= ⋅⋅

aquecido a 650 oCna presença de areia (SiO )2 e carvão (C), os produtos obtidos são silicato de cálcio (CaSiO )3 , monóxido de carbono (CO) e fósforo (P )4 . Dadas as massas molares:

⋅ −mol 1, calcule a massa de fósforo (P )4 que é produzida a partir da reação de 6,2 kg de fos- forita, 4,0 kg de areia e 0,6 kg de carvão, sendo este último o reagente limitante.

Resposta

A equação química que representa o processo é:

Cálculo da massa de fósforo produzida:

600gC 1m ol C 12 g C

1m ol P

10 mol m. molar

C eq. química

124 g P 1m ol P m. molar

As curvas de titulação ácido/base são expressas em gráficos de pH versus volume adicionado de solução padrão, sendo a adição realizada até obter-se a neutralização da solução cuja concentração deseja-se conhecer. Dados experimentais de uma análise indicaram que a titulação de 90 mL de uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) consumiu 9 mL de uma solução aquosa de hidróxido de sódio

(NaOH) 0,1 mol ⋅ L−1. Calcule os valores de pH da solução de HCl original, no ponto de equivalência e após a adição de 10,0 mL de base à solução original.

Resposta

A reação química que ocorre entre NaOH e HC é:

1s ol.

conc molar.

Como a solução original de HC tem concentração igual a 1 0 mol/2⋅ − L, o pH inicial da solução de

O pH, no ponto de equivalência, será igual a sete, pois nesse ponto o número de mols de H+será igual ao número de mols deOH− e o sal formado não éhidrolisável. A adição de 10,0 mL de base à solução original de HC leva à neutralização completa de todo o ácido, restando um excesso de 1,0 mL de base. Por-

Questão 20

Questão 21 Questão 2

tanto, o pH da solução resultante será dado pela concentração dos íonsOH−:

nOH 1m Ls ol. 0,1 mol OH

conc. molar

Um estudante mergulhou uma lâmina de zinco de massa igual a 10,0 g em uma solução de

NiSO4 e observou a deposição espontânea de níquel sobre a placa de zinco, com a conse- qüente formação de ZnSO4.N of inal do experimento, ele verificou que a massa da lâ- mina foi alterada para 9,3 g. Sabendo que a

Resposta

Pode-se representar a reação que ocorre da seguinte forma:

Com base nos valores aproximados de ΔH para as reações de combustão do metano (gás natural) e do hidrogênio, que fornece, na combustão, energia correspondente a 16kgde metano.

Resposta

Cálculo do calor liberado na combustão de 16 kg deCH4 :

900 kJ mol CH

1m ol CH

ΔHm molar ⋅ .

600 kJ 2gH 1m ol H

ΔH m molar ⋅⋅ .

Comentário: a resolução anterior refere-se aos dados do enunciado que estão expressos em mas incorretoparaa equaçãoda combustãodoH2, uma vez que são 2 mols de H2. Neste caso, os 600 kJ correspondem,aproximadamente,a 2 mols de H2. A resposta numérica correta, dificilmente percebi- da pelos candidatos, é igual a 6kgdeH2. Acreditamos que ambas as respostas serão con- sideradas corretas pela banca de correção.

O éster etanoato de n-octila é a substância responsável pelo aroma característico das laranjas, podendo ser sintetizada em uma única etapa de síntese. Apresente a equação para a reação de produção do éster etanoato de n-octila, empregando como reagentes um álcool e um ácido carboxílico.

Resposta

A equação da reação de esterificação de formação do acetato den-octilaé:

química 2 Questão 23

Questão 24 Questão 25

Comentários