vunesp2008-cee-mat

vunesp2008 - cee - qui

O gás liberado na reação completa de 0,486 gramas de magnésio metálico com solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) foi confinado em um recipiente de 100 mL à temperatura de 27 oC. Dadas a massa molar do magnésio = 24,3 gm ol 1⋅ − e a constante universal termine a pressão no recipiente.
Resposta
A equação balanceada da reação é:
2H C Mg MgC H(aq) (s) 2(aq) 2(g) +→ + Cálculo da quantidade, emmol, de hidrogênio:
0,486 g Mg 1m ol Mg 24,3 g Mg m.molar
1m ol H1 mol Mg eq.qu
0,02 mol H2 ímica
Determinação da pressão do recipiente: pV n R T⋅= ⋅⋅


aquecido a 650 oCna presença de areia (SiO )2 e carvão (C), os produtos obtidos são silicato de cálcio (CaSiO )3 , monóxido de carbono (CO) e fósforo (P )4 . Dadas as massas molares:
⋅ −mol 1, calcule a massa de fósforo (P )4 que é produzida a partir da reação de 6,2 kg de fos- forita, 4,0 kg de areia e 0,6 kg de carvão, sendo este último o reagente limitante.
Resposta
A equação química que representa o processo é:
Cálculo da massa de fósforo produzida:
600gC 1m ol C 12 g C
1m ol P
10 mol m. molar
C eq. química
124 g P 1m ol P m. molar
As curvas de titulação ácido/base são expressas em gráficos de pH versus volume adicionado de solução padrão, sendo a adição realizada até obter-se a neutralização da solução cuja concentração deseja-se conhecer. Dados experimentais de uma análise indicaram que a titulação de 90 mL de uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) consumiu 9 mL de uma solução aquosa de hidróxido de sódio
(NaOH) 0,1 mol ⋅ L−1. Calcule os valores de pH da solução de HCl original, no ponto de equivalência e após a adição de 10,0 mL de base à solução original.
Resposta
A reação química que ocorre entre NaOH e HC é:
1s ol.
conc molar.
Como a solução original de HC tem concentração igual a 1 0 mol/2⋅ − L, o pH inicial da solução de
O pH, no ponto de equivalência, será igual a sete, pois nesse ponto o número de mols de H+será igual ao número de mols deOH− e o sal formado não éhidrolisável. A adição de 10,0 mL de base à solução original de HC leva à neutralização completa de todo o ácido, restando um excesso de 1,0 mL de base. Por-
Questão 20
Questão 21 Questão 2
tanto, o pH da solução resultante será dado pela concentração dos íonsOH−:
nOH 1m Ls ol. 0,1 mol OH
conc. molar
Um estudante mergulhou uma lâmina de zinco de massa igual a 10,0 g em uma solução de
NiSO4 e observou a deposição espontânea de níquel sobre a placa de zinco, com a conse- qüente formação de ZnSO4.N of inal do experimento, ele verificou que a massa da lâ- mina foi alterada para 9,3 g. Sabendo que a
Resposta
Pode-se representar a reação que ocorre da seguinte forma:
Com base nos valores aproximados de ΔH para as reações de combustão do metano (gás natural) e do hidrogênio, que fornece, na combustão, energia correspondente a 16kgde metano.
Resposta
Cálculo do calor liberado na combustão de 16 kg deCH4 :
900 kJ mol CH
1m ol CH
ΔHm molar ⋅ .
600 kJ 2gH 1m ol H
ΔH m molar ⋅⋅ .
Comentário: a resolução anterior refere-se aos dados do enunciado que estão expressos em mas incorretoparaa equaçãoda combustãodoH2, uma vez que são 2 mols de H2. Neste caso, os 600 kJ correspondem,aproximadamente,a 2 mols de H2. A resposta numérica correta, dificilmente percebi- da pelos candidatos, é igual a 6kgdeH2. Acreditamos que ambas as respostas serão con- sideradas corretas pela banca de correção.
O éster etanoato de n-octila é a substância responsável pelo aroma característico das laranjas, podendo ser sintetizada em uma única etapa de síntese. Apresente a equação para a reação de produção do éster etanoato de n-octila, empregando como reagentes um álcool e um ácido carboxílico.
Resposta
A equação da reação de esterificação de formação do acetato den-octilaé:
química 2 Questão 23
Questão 24 Questão 25