Anuário Mineiro do Cooperativismo 2009

Anuário Mineiro do Cooperativismo 2009

(Parte 7 de 23)

É a quantidade de empregados dividido pelo número de terceirizados. Indica o nível de terceirização na mão-de-obra da cooperativa. Quanto maior o valor, menor o nível de terceirização.

Número de empresas conveniadas

É a quantidade de empresas conveniadas com cooperativas de saúde, registrada no fechamento do exercício.

Número de exames laboratoriais e radiológicos realizados

É a quantidade de exames laboratoriais e radiológicos realizados pelos associados durante o ano.

Número de usuários (titulares e dependentes)É a quantidade de clientes de cooperativas de saúde, registrada no fechamento do exercício.

Número médio de associados ativos por cooperativa

É a quantidade de associados ativos dividido pelo número de cooperativas. Indica quantos associados em média utilizaram cada cooperativa durante o exercício.

Número médio de associados por cooperativa

É a quantidade de associados dividido pelo número de cooperativas. Indica quantos associados em média estão registrados no quadro social das cooperativas.

Número médio de consultas e exames realizados por associado

É a quantidade de consultas e exames dividido pelo número de associados ativos das cooperativas de saúde. Indica a produtividade média dos associados.

Número médio de consultas e exames realizados por usuário

É a quantidade de consultas e exames dividido pelo número de usuários das cooperativas de saúde. Indica o nível de utilização da cooperativa por seus usuários.

Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2009

Número médio de contratos por cooperativa

É a quantidade de contratos de operação de crédito dividido pelo número de cooperativas. Indica quantos contratos em média cada cooperativa realizou.

Número médio de empregados por cooperativa

É a quantidade de empregados dividido pelo número de cooperativas. Indica a quantidade de empregados média necessária para realizar os serviços das cooperativas.

Número médio de trabalhadores terceirizados por cooperativa

É a quantidade de trabalhadores terceirizados dividido pelo número de cooperativas. Indica a quantidade de mão-de-obra média necessária para realizar os serviços das cooperativas.

Número médio de usuários por associado

É a quantidade de usuários dividido pelo número de associados ativos, em cooperativas de saúde. Indica a produtividade dos associados em termos de número de clientes atendidos.

Número médio de usuários por cooperativa

É a quantidade de usuários dividido pelo número de cooperativas de saúde. Indica a produtividade das cooperativas em termos de número de clientes atendidos.

Participação feminina no quadro funcional

É o percentual de mulheres no número total de funcionários. Indica a participação feminina no quadro funcional.

Participação feminina no quadro social

É o percentual de mulheres no número total de associados. Indica a participação feminina no quadro social.

Participação média de associados em AGO por cooperativa

É a média dos percentuais de participação de associados na última assembléia ordinária. Indica o nível de participação do quadro social nas decisões estratégicas da cooperativa.

Patrimônio líquidoÉ a soma do capital, das reservas e fundos, das sobras ou perdas acumuladas, sem considerar os efeitos de inflação. Mede a riqueza da cooperativa, ou seja, seus recursos próprios.

Patrimônio médio por associado

É o patrimônio líquido dividido pelo número de associados da cooperativa. Indica o valor médio da riqueza por associado na cooperativa.

Percentual da riqueza gerada contribuído para a sociedade

É a contribuição percentual da receita em forma de tributos e investimentos em meio ambiente, cultura, lazer e na comunidade. Indica a porção da receita que foi contribuída diretamente para a sociedade pelas cooperativas em forma de tributos e investimentos.

Percentual da riqueza gerada destinado a investimentos

É a soma de todos investimentos sobre a receita. Indica a porção da receita que foi destinada a investimentos.

Percentual de associados ativos

É a quantidade de associados ativos dividido pelo número de associados. Indica o nível de utilização dos serviços da cooperativa pelo quadro social

Receita média gerada por associado

É o valor total de receitas das cooperativas dividido pelo número de associados ativos. Indica o valor médio que cada associado fez gerar na cooperativa.

Receita média por usuárioÉ o valor total de receitas dividido pelo número de usuários, em cooperativas de saúde. Indica o valor médio realizado com cada cliente das cooperativas de saúde.

Receitas totaisÉ o valor total de vendas de mercadorias e serviços no período contábil

Riqueza média gerada por associado

É o total de receitas dividido pelo número de associados ativos. Indica a produtividade média do associado e a riqueza criada por ele. A legislação cooperativista prevê que a riqueza gerada pelo associado seja proporcional à sua operação na cooperativa

Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2009

Salário médio por empregado

É o valor total da folha de pagamento de empregados dividido pelo número de empregados, dividido novamente pelo número de salários anual (12 + 13º). Indica o nível salarial médio do quadro funcional.

Salários pagos a empregadosÉ o valor total da folha de pagamento de empregados das cooperativas.

(Parte 7 de 23)

Comentários