Dados Finais do Projeto

Composição do Índice de Cidadania Parcial 3
RELATÓRIO FINAL DE BOLSISTA
PROGRAMA FAPEAM | Programa Integrado de Pesquisa Científica e Tecnológica | N. DO EDITAL | 009/2007. |
MODALIDADE DE BOLSA | Iniciação Científica - IC | ||
NÍVEL | ( ) NÍVEL A ( ) NÍVEL B ( ) NÍVEL C ( x ) NÍVEL ÚNICO | ||
É OBRIGATÓRIO PREENCHIMENTO DO PROGRAMA, BOLSA E NÍVEL. |
1. DADOS DO BOLSISTA (não omita ou abrevie nomes) | |||||
NOME: | Iurych Nicolau Barros Bussons | ||||
E-MAIL: | |||||
CPF: | 825005172-68 | PASSAPORTE (ESTRANGEIRO): | |||
ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA: | Rua Olinto Cabral Qd 09 casa 21, Belvedere | ||||
BAIRRO: | Planalto | CEP: | 69044-260 | ||
CIDADE: | Manaus | ESTADO: | AM | ||
TELEFONE: | (92) 3302-0940 | CELULAR: | (92) 8403-9891 | FAX: |
2. PROJETO DE PESQUISA EM QUE O BOLSISTA DESENVOLVEU SUAS ATIVIDADES | |||||
COORDENADOR / ORIENTADOR: | Ana Cristina Belarmino de Oliveira | ||||
TÍTULO DO PROJETO: | Aspectos socioeconômicos do cultivo comunitário de tambaqui (Colossoma macropomum) em tanques-rede como alternativa produtiva sustentável na RDS do Tupé. | ||||
TÍTULO DO PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA: | Composição do índice de cidadania das comunidades da RDS do Tupé | ||||
INÍCIO: | 01/08/2008 | TÉRMINO: | 01/07/2009 | PERÍODO A QUE SE REFERE ESSE RELATÓRIO: | / / |
3. DADOS DO COORDENADOR / ORIENTADOR | |||||
E-MAIL: | |||||
ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA: | Faculdade de Ciências Agrárias/Departamento de Ciências Pesqueiras (DEPESCA) | ||||
BAIRRO: | Coroado | CEP: | 69077-000 | ||
CIDADE: | Manaus | ESTADO: | AM | ||
TELEFONE: | (92) 32491471 | CELULAR: | (92) 91141788 | FAX: | 3647-4053 |
4. INSTITUIÇÃO ONDE O BOLSISTA DESENVOLVE ATIVIDADES | |||
INSTITUIÇÃO: | Universidade Federal do Amazonas | ||
UNIDADE E DEPARTAMENTO: | Faculdade de Ciências Agrárias/ Departamento de Ciências Pesqueiras | ||
ENDEREÇO: | Av. Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Campus Universitário, Reitoria. Bairro Coroado I. CEP 69077-000. | ||
TELEFONE: | (92) 3647- 4236 | FAX: | 3647-4053 |
5. INFORMAÇÕES DA BOLSA CONCEDIDA | |||||
INÍCIO: | 01/08/2008 | TÉRMINO: | 01/01/2010 | PERÍODO CONCEDIDO (MESES): | 24 Meses |
ALTERAÇÕES: | ( ) BOLSA CANCELADA A PARTIR DE: / / | ||||
( ) SUBSTITUIÇÃO DO BOLSISTA (NOME) A PARTIR DE : / / | |||||
( ) BOLSA RENOVADA A PARTIR DE: / / | |||||
( ) NÃO HOUVE ALTERAÇÕES | |||||
JUSTIFIQUE A ALTERAÇÃO: | |||||
6. OBJETIVOS PROPOSTOS NO PLANO DE TRABALHO(máximo 15 linhas - não alterar formatação) |
OBJETIVO GERAL: Construir o índice de cidadania em seis comunidades da RDS – Tupé para fornecer dados primários sobre a qualidade de vida local. Atividades:
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7. RESULTADOS OBTIDOS (máximo 30 linhas - não alterar formatação) |
Descreva os resultados obtidos e analise-os em função dos objetivos propostos em seu plano de trabalho |
As Comunidades Tatulândia e Colônia Central obtiveram os menores índices de cidadania. A comunidade Tatu é a menos habitada da RDS. As casas são de madeira em precário estado. As famílias em média são compostas por quatro pessoas. A água utilizada é retirada diretamente do rio ou da chuva. A comunidade não possui escola e posto de saúde, a maioria tem como atividade ocupacional, funções como: caseiros, pescadores, carpinteiros e agricultores, de acordo com os moradores pouco é feito para mudar esta situação, recebem o apoio com doações da igreja através da ação de missionários. A comunidade Colônia Central possui um difícil acesso, que dificulta a entrada de insumos e também o escoamento de produtos oriundos da agricultura (cupuaçu, mandioca, macaxeira, limão, pupunha) atividade predominante desta comunidade. As moradias são distantes umas da outras, possui uma vila onde estão localizados os equipamentos comunitários (Barracão da comunidade, pequeno comércio, Igreja católica, Igreja evangélica e Campo de futebol). A água é proveniente do rio ou igarapé, residem numa mesma casa em média quatro pessoas, sendo apenas uma que contribui na renda familiar, que é a mais baixa da RDS- Tupé. A Comunidade não dispõe de posto de saúde, escola, coleta de lixo, água encanada, área de lazer. A comunidade Agrovila lembra um bairro periférico de Manaus, possui energia elétrica há aproximadamente 23 meses. Dentre as maiores dificuldades estão: falta de emprego, água encanada, posto de saúde, posto policial, manutenção no museu, lazer para as crianças, ocupação para os jovens, melhorias no Ramal da agrovila. Os moradores afirmam que não existem projetos para suprir estas necessidades. Dentre as atividades realizadas estão: comerciante, agricultor, funcionário público, marceneiro, carpinteiro, pescador. As famílias são compostas por três a nove moradores, onde apenas um contribui com a renda familiar. A escola oferece até o 3 ano do ensino médio, sendo este televisivo. As comunidades São João do Tupé, Julião e Livramento possuem os maiores índices de cidadania encontrados entre os da RDS. Na comunidade Julião a variável renda é a menor entre as três, esta comunidade tem como principais atividades: agriculturas, barraqueiros, pesca, guia florestal, doméstica. A água é de poço artesiano. Possui escola até a 8 série do ensino fundamental. Dentre as necessidades destaca-se a falta de posto de saúde, poço comunitário, água encanada, saneamento básico, posto policial, coleta de lixo. A comunidade São João do Tupé apresenta a maior renda da RDS, dentre as principais atividades estão: barraqueiros, agricultura, piscicultores, aposentados, barqueiros e o turismo. A comunidade ainda possui uma criação de tambaqui em tanques-rede no lago, onde onze famílias são beneficiadas diretamente com este cultivo. Dentre as necessidades da comunidade estão saneamento básico, qualidade de ensino, melhorias no posto de saúde, energia elétrica, construção de mais poços, quadra de esportes, captação de lixo. A comunidade Livramento é a mais próxima de Manaus, possui muitas casas, a renda é adquirida por meio de comércio local, agricultura, professores. A água utilizada é de poço artesiano. A comunidade possui posto de saúde que é o mais utilizado pelos moradores da RDS e entorno. Dentre as doenças mais comuns estão: malária, hepatite, gripe, virose, verminoses, acidentes, bronquite e vômito. A escola possui ensino médio, televisivo. Dentre as necessidades estão, melhoria nas ruas, oferta de emprego, coleta de lixo e borrifação para mosquito da malária. |
8. PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA GERADA PELO PROJETO, COM A PARTICIPAÇÃO DO BOLSISTA(*) | |
(*) Trabalhos individuais ou em cooperação, submetidos e/ou publicados. | |
QUANTIFICAR: | ______ Trabalhos apresentados em eventos técnico-científicos. |
______ Artigos publicados em revistas especializadas. | |
______ Relatórios/notas técnicas. | |
______ Outra (especificar). | |
LISTAR COM REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLETA E INCLUIR CÓPIA (CAMPO ILIMITADO) | |
9. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS | |||
SEQ | NOME DO EVENTO | DATA | APRESENTOU TRABALHO? |
1 | VII Workshop BIOTUPÉ | 14/11/2008 | ( ) SIM ( x ) NÃO |
2 | Oficina de apresentação de trabalhos para os Comunitários | 07/ 12 /2008 | ( x ) SIM ( ) NÃO |
3 | Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial – XIV - ENAPET | 15/07/2009 | ( x ) SIM ( ) NÃO |
10. NO GERAL, EM TERMOS DE SUA CAPACITAÇÃO, AMADURECIMENTO E CRESCIMENTO PROFISSIONAL, COMO VOCÊ AVALIA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS? (A SER RESPONDIDA PELO BOLSISTA, SE PERTINENTE À MODALIDADE DE BOLSA) | ||
( x ) ACIMA DAS EXPECTATIVAS | ( ) CORRESPONDEU ÀS EXPECTATIVAS | ( ) ACRESCENTOU POUCO |
AVALIE, NUMA ESCALA DE 1 A 5 (SENDO 1= MUITO FRACA E 5 = EXCELENTE), OS SEGUINTES ITENS: | ||
( 5 ) Orientação recebida ( 5 ) Infra-estrutura da Instituição ( 5 ) Relacionamento com a equipe de pesquisa ( 5 ) Quantidade e qualidade do trabalho desenvolvido | ||
JUSTIFIQUE SUA AVALIAÇÃO, INDICANDO OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS | ||
Os pontos positivos são os aprendizados recebidos por todos os membros do projeto e das comunidades, desta forma, percebo que estou me profissionalizando em uma área de grande expansão e com grande importância para o mercado local. Tendo como ponto negativo a falta de educação continuada por meio de cursos técnicos, objetivando retornos financeiros para as comunidades necessitadas, pois somente esses cursos são encontrados em Manaus, assim se torna difícil o deslocamento diário Tupé-Manaus-Tupé. |
11. GANHOS OBTIDOS PELA INSTITUIÇÃO, ADVINDOS DO TRABALHO DO BOLSISTA (A SER RESPONDIDO PELO ORIENTADOR/TUTOR(máximo 15 linhas- não alterar formatação) |
Avalie o desempenho e a contribuição do bolsista, tendo em vista o desenvolvimento do projeto específico, a linha de pesquisa, a equipe, dentre outros. |
12. GANHOS OBTIDOS PELO BOLSISTA. (A SER RESPONDIDO PELO ORIENTADOR/TUTOR)(máximo 10 linhas- não alterar formatação) |
Avalie os progressos do bolsista considerando sua formação/capacitação profissional. |
Manaus _________ de _________________________ de ______. |
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ASSINATURA DO BOLSISTA |
Manaus _________ de _________________________ de ______. |
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ASSINATURA DO COORDENADOR / ORIENTADOR DO BOLSISTA |
É OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DE TODOS OS ITENS E DAS ASSINATURAS
“Ciência e tecnologia apoiando o desenvolvimento do Amazonas”
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