Gestão em Design

Gestão em Design

Design Management Gestão em Design Prof. Valdir Soares / Designer – Dsc.Eng.Produção

  • Apresentação: Introdução & Conceitos

  • Design e o Ambiente Organizacional

  • Design: Diferenciação e Valor

  • Seminário de Gestão em Design

  • Design: o Profissional e a Organização

  • Design e Identidade Corporativa

  • Design: Demanda e Consultoria

  • Design como Processo

  • Design Management - Futuro

Gestão em Design...em resumo

  • Por que...uma Gestão em Design ?

    • Para a empresa ter sucesso...criar uma imagem de confiança
  • Critérios para o uso da... Gestão em Design

    • O mercado,...concorrência,...necessidades,... tecnologia,...a ecologia, outras influências sociais e econômicas.
  • Em relação ao...desenvolvimento de mercados

    • com pouco, médio e alto desenvolvimento industrial
    • e, mercados globalizados
  • Estratégias...das empresas no mercado

    • Líder... de custo / ...de qualidade / ...ecológico

E o que é Design ?

  • E o que é Design ?

  • ...em que contexto estaremos falando

  • ...oda mídia , um “Qualquer Coisa Design” ou da atividade e do processo de Design,

  • …a práxis, um conjunto de construtos de uma profissão, ...a do Designer ?

  • A palavra Design...origem latina...designo : designar, descrever, indicar, representar, marcar, ordenar, dispor, regular.

  • Em inglês,...o significado de projeto, configuração, diferente de drawing - desenhos, representação de formas por meio de linhas e sombras, etc.

  • Design é uma atividade criativa cuja finalidade é estabelecer as qualidades multifacetadas de objetos, processos, serviços e seus sistemas, compreendendo todo seu ciclo de vida. Portanto, design é o fator central da humanização inovadora de tecnologias e o fator crucial para o intercâmbio econômico e cultural (ICSID, 2004).

  • O Design Gráfico é uma atividade intelectual, técnica e criativa, relacionada não apenas com a produção das imagens, mas com a análise, a organização e os métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação.... (ICOGRADA, 2004).

Design agrega valor ao produto, coloca os diversos setores da economia brasileira à frente na conquista do exigente mercado internacional. É o diferencial para exportar mais!

  • Design agrega valor ao produto, coloca os diversos setores da economia brasileira à frente na conquista do exigente mercado internacional. É o diferencial para exportar mais!

  • Os talentosos designers brasileiros são peças fundamentais na geração de informações para o fabricante agregar valor ao produto,vender mais, com lucro maior.”

  • Juan Quirós / Presidente da APEX-Brasil

Ambiente Organizacional

  • Um exemplo clássico do Design... a Braun

    • Empresa...no mercado desde 1921 criada por Max Braun...só produzia amplificadores e rádios,
    • ...década de trinta amplia a linha de produtos para toca-discos, eletrodomésticos, entre outros.
    • A estratégia da Braun, ...modernizar seus produtos e sair do estilo pseudo-barroco empregado na época (após Segunda Guerra),
    • o processo de criação e produção, a filosofia da Braun baseou-se em nove conceitos básicos, com fortes influencias da ideologia pregada pela Bauhaus

Evolução da Administração

  • As técnicas de administração se desenvolveram a partir da Revolução Industrial modificando o panorama dos negócios.

  • As empresa cresceram e se tornaram mais complexas e

  • ...aperfeiçoamentos menores em táticas administrativas

  • ...produziram aumentos avassaladores na quantidade e qualidade da produção.

Ambiente Organizacional...

  • Empresas ...“complexas instituições sociais construídas pelo homem.”

  • caracterizam-se por ...diversidade, complexidade, ...impactos e influências externas e internas como:

    • diversos tipos de empresas no mercado,
    • diversos ramos de atividades,
    • diferentes tecnologias
    • variados fins.
    • diferentes ambientes
  • ...suscetíveis a fatores não controlados ou previstos, funcionam como um organismo vivo dentro da sociedade.

Ambiente Organizacional...

  • Empresas como organizações sociais...uma estrutura organizada;

  • razões sociais:

    • Necessidade de relacionar-se com outras pessoas, inerente ao homem.
  • razões materiais:

    • Aumento de habilidade; compreensão de tempo; acúmulo de conhecimento.
  • efeito multiplicador ( sinergético):

    • O trabalho conjunto (sinergia) produz um resultado maior que o alcançado individualmente.
    • o meio mais fácil de satisfazer várias das necessidades humanas. surgem da necessidade nata que o ser humano tem de cooperação.
    • São construídas para obter certos objetivos pré-determinados.

Ambiente Organizacional...

  • As organizações... Conceitos

  • são propositada e planejadamente construídas

  • elaboradas para atingir determinados objetivos.

  • são reestruturadas e redefinidas quando objetivos são atingidos ou quanto as pretensões para alcançá-los.

  • tipos de organizações :

    • organizações formais,
    • ...caracterizadas por regras e regulamentos; organizações lucrativas,
    • organizações sem fins lucrativos,
    • ...hospitais e escolas públicas.

Ambiente Organizacional...

  • Características das empresas

  • propósito imediato ...é o lucro.

  • propósito final ...é o produto e/ou serviço.

  • assumem riscos.

  • baseiam-se numa filosofia de negócios.

  • valorizam os ativos intangíveis (capital intelectual).

  • possuem uma propriedade privada.

Ambiente Organizacional

  • Empresas...conceito de sistema

  • sistema aberto (ou orgânicos...da Biologia), relacionando:

    • a dependência e adaptabilidade do meio ambiente dos seres vivos à interação que as empresas mantêm com o mercado (meio ambiente),
    • insumos (inputs),
    • processamento,
    • resultados (outputs) e
    • retroação (feedback), positivo ou negativo.
  • sistemas fechados (mecanísticos)...sistemas baseados na teoria clássica da Administração,

    • são burocráticos,
    • têm menos relação com o meio ambiente.
  • Um sistema é:

  • ...um conjunto de elementos,

  • ...dinamicamente inter-relacionados,

  • ...que desenvolvem uma função para atingir objetivos para o qual foi criado.

Ambiente Organizacional

  • Missão e Visão organizacional

  • finalidade de toda organização é oferecer um produto ou serviço para a sociedade - a MISSÃO – sofre:

    • ...mudanças ao longo da existência da organização,
    • ...influências externas,
    • ...mudanças de estratégias de marketing e administração,
    • ...adequação ao mercado para continuar existindo.
  • A missão de uma empresa, ...sua filosofia básica;

    • representa sua razão de ser...seus objetivos essenciais.
    • ...vem, normalmente, definida e implícita em slogans publicitários.
  • As organizações modernas, procuram:

    • ...explanar aos seus funcionários qual é a missão da empresa,
    • ...orientar e estimular a iniciativa pessoal de cada um deles.

Ambiente Organizacional

  • Missão & Visão Organizacional

  • A MISSÃO trata da filosofia básica da organização,

  • A VISÃO serve para mirar o futuro que se deseja alcançar, ...a imagem que a organização pretende ter, a sua identidade (...identidade visual, por exemplo).

Ambiente Organizacional

  • Os objetivos de uma empresa

  • Tudo que pretende alcançar ...objetivos empresariais.

    • ...orientam a visão da empresa,
    • ...que caminho seguir.
    • ...fonte de legitimidade,
    • ...a base para a relação com seu ambiente.
  • Um objetivo:

    • ...é um estado que se procura e não que se possua.
    • ...as empresas acrescentam novos objetivos aos originais.

Ambiente Organizacional

  • Os objetivos de uma empresa

  • Exemplo: Mc Donald’s

    • ...inicialmente, competindo no mercado de fast-food e,
    • ...passa, depois, a concorrer com restaurantes no geral
    • ...um “programa familiar de comer fora de casa’’,
    • ...com seu objetivo redefinido, disputa o mercado com outros programas de lazer fora de casa.

Ambiente Organizacional

  • Recursos das Empresas

  • RECURSOS...a empresa pode atingir seus objetivos

  • para atingi-los...exige a administração empresarial, administração dos recursos.

  • Características dos recursos:

    • físicos ou materiais,
    • financeiros,
    • humanos,
    • tecnológicos
    • mercadológico e
    • administrativos.

Ambiente Organizacional

Ambiente Organizacional

  • ADMINISTRAÇÃO ou GESTÃO,

  • ...o papel do administrador.

  • Cada área de recursos corresponde a uma administração específica.

  • a administração ou gestão requer várias especificações, dentro de uma mesma empresa.

    • a administração geral,
    • de produção,
    • financeira,
    • de recursos humanos, etc,...inclusive “Design”

Ambiente Organizacional

Ambiente Organizacional

  • A eficiência das empresas

  • A eficiência alcançada, ou não, é resultado da racionalidade, do uso de práticas voltadas exclusivamente para a missão da companhia.

  • A eficiência pode ser medida através da razão:

  • E = P/R

    • P significa produtos (saída ou resultados) e
    • R são os recursos utilizados (entradas ou insumos).
    • quanto maior a saída de produtos, maior é a eficiência.
    • quanto maior for a entrada de recursos, mais se tem que trabalhar para obter a saída e gerar a eficiência, evitando, assim, prejuízos.

Ambiente Organizacional

  • Os níveis das empresas

  • quanto mais racional e burocrática...uma empresa,

  • ...maiores são as chances do trabalho de seus funcionários se tornar automático.

  • a racionalidade pode ser econômica, legal, social, política, técnica etc.

    • medidas tomadas em uma área pode atrapalhar outra,...exemplo,
    • a racionalidade técnica (busca de eficiência na produção)
    • pode prejudicar a racionalidade econômica, (elevação dos preços dos produtos).

Ambiente Organizacional

Ambiente Organizacional

Ambiente Organizacional

  • nível institucional ...nível estratégico,

    • ...diretores, proprietários ou acionistas e altos executivos.
    • ...voltado para a realidade ambiental externa
    • ...é o componente estratégico,
    • ...procura traçar as manobras empresariais necessárias para neutralizar as ameaças que ocorrem no ambiente e que trazem inseguranças, por tratar com as situações ambientais, que trazem incerteza, e por aproveitar tudo o que é favorável e que trazem oportunidades no ambiente.

Ambiente Organizacional

  • nível intermediário

  • ...cuida da articulação interna entre os outros dois, que estão no topo e na base da organização empresarial.

    • ...cuida da escolha e da captação dos recursos necessários,
    • ...a distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado.

Ambiente Organizacional

  • nível operacional

  • ...execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da empresa

  • ...é orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada,

      • ...com os materiais a serem processados e
      • ...com a cooperação de diferentes especialistas necessários ao andamento dos trabalhos.

Ambiente Organizacional

  • ...aspectos do nível operacional.

  • ...está situado em todas as demais áreas empresariais

  • ...o nível onde as tarefas e operação produtivas, financeiras, mercadológicas, informacionais, etc são programadas e executadas rotineiramente.

  • ...nem sempre só nos níveis mais baixos da hierarquia organizacional,

    • Ex....quando utiliza uma tecnologia sofisticada e sujeita a mudanças intensas e rápidas
    • o ambiente externo que envolve a empresa é instável, o nível operacional tende a projetar-se para todas as camadas dessa hierarquia organizacional convocadas para partilhar dos problemas técnicos e da racionalidades técnicas.

Ambiente Organizacional

Ambiente Organizacional

  • O ambiente das empresas...umcontexto de grandes mudanças e turbulências, e de incertezas.

  • o Ambiente e a Tecnologia são os dois principais desafios da administração moderna.

  • ...exigência de planejamento, planos estratégicos, através dos quais os objetivos serão atingidos.

  • ...sinergia entre Marketing e Design

Ambiente Organizacional

Ambiente Organizacional

  • Dinâmica ambiental...influências continuas:

  • Influências positivas: facilidades, incentivos, oportunidades;

  • Neutralidade: condições neutras, indefinidas, ambíguas;

  • Influências negativas: restrições, coações, contingências, ameaças.

  • Sobrevivência e crescimento só se adaptando a essas influências ambientais.

Ambiente Organizacional

  • As atividades em Design inserem-se entre as várias áreas da estrutura de uma organização.

  • As áreas da estrutura de uma organização necessitam de uma liderança em Design, um Gestor em Design.

  • As variáveis que incidem na Gestão em Design são as mesmas dos setores que fazem parte da estrutura organizacional.

Ambiente Organizacional

  • Bibliografia

  • TAMBINE, M. O Design do Século. Ática, 1999.

  • SCHMITTEL, W. Design, Concept, Realisation. Blume.

  • CHIAVENATO, I. Administração – Teoria, processo e prática. 3ª ed., Makronbooks, São Paulo, 2000.

  • MAXIMIANO, A.C.A. Fundamentos de Administração. 6a. Ed. São Paulo, Atlas, 2006.

  • PETERS, T. Reimagine ! São Paulo, Futura, 2004.

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