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Empreendedor X administrador, Notas de estudo de Engenharia de Alimentos

O termo empreendedorismo se popularizou a pouco mais de uma década, e junto com essa novidade surgiu à confusão entre o que é ser um empreendedor e um administrador. Sabe-se que ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios, tendo cada qual seu devido valor, porém notasse a necessidade de se mostrar as suas respectivas definições e características de atuação como profissionais, para deste modo traçar as similaridades e diferenças existentes entre eles, a fim de destacar

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 18/01/2010

dayvisson-souza-11
dayvisson-souza-11 🇧🇷

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Baixe Empreendedor X administrador e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia de Alimentos, somente na Docsity! UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PROF. FERNANDO LUIS 11 JAN. 2010 Empreendedorismo: Empreendedor X Administrador Dayvisson Emanoel Silva de Souza José Alex de Souza Luiz da Costa Alves Filho Rebeca Honorato Neiva RESUMO Este artigo tem o objetivo de explicar as funções de um empreendedor e de um administrador demonstrando seus benefícios à sociedade, através de comparações feitas entre ambos. Ele foi feito através de pesquisas online e principalmente bibliográficas. Chegando-se no final a conclusão de que em muitos casos um empreendedor é mais vantajoso para a sociedade, pois este possui uma maior visão de futuro, procurando sempre alguma forma de inovar. Palavras-chave: empreendedorismo, administrador, empreendedor Abstract This article aims to explain the functions of an entrepreneur and an administrator demonstrating its benefits to society by making comparisons between them. It was done through online surveys and mainly bibliographic. Coming up at the end the conclusion that an entrepreneur is much more beneficial to society, because it has a vision and innovation. Keywords: entrepreneurship, administrator, entrepreneur 2 1 INTRODUÇÃO O termo empreendedorismo se popularizou a pouco mais de uma década, e junto com essa novidade surgiu à confusão entre o que é ser um empreendedor e um administrador. Sabe-se que ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios, tendo cada qual seu devido valor, porém notasse a necessidade de se mostrar as suas respectivas definições e características de atuação como profissionais, para deste modo traçar as similaridades e diferenças existentes entre eles, a fim de destacar a contribuição de ambos para a sociedade. O administrador possui uma visão abrangente da organização, ele é orientado para planejar e controlar, sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas, enquanto que o empreendedor é mais focado nas oportunidades de mercado, na inovação, na criatividade, ele identifica algo prático e transforma em oportunidade através de meios, dados e informação, ele vive o presente pensando no futuro. Mas afinal, qual desses profissionais possui uma maior relevância para a sociedade? É isso que será estudado no artigo em questão. 2 EMPREENDEDORISMO/EMPREENDEDOR A busca por uma definição precisa sobre empreendedor seria como uma busca ao monstro do lago Nesse. Trata-se de um animal um tanto grande e importante. Ele tem sido caçado por muitos indivíduos utilizando-se de vários tipos de engenhocas e armadilhas, mas até agora ninguém teve sucesso em capturá-lo. Todos que clamam tê-lo visto relatam que ele é enorme, mas todos discordam das peculiaridades. [...] Assim é o empreendedor. Ninguém definiu exatamente como um empreendedor é, contudo, as contribuições dos empreendedores para o bem estar da humanidade são ao mesmo tempo grandes e importantes. (KENT, 1990, p. 1). 5 desenvolver seu trabalho, um grau de eficiência na organização que está atuando. Alguns do pré-requisitos básicos para ser um bom Administrador são:  Gerir com responsabilidade e profissionalismo;  Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos;  Ter espírito de liderança. Fayol foi o primeiro a definir as funções administrativas, que se resumem em: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar. Com o passar do tempo este conceito veio se aperfeiçoando, agregando a ele novas funções que foram desenvolvidas a partir da necessidade do mercado. Hoje em dia as principais são: comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar); analisar: conhecer os problemas; fixar objetivos (planejar); tomar as decisões; negociar e organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas). Maximiano diz que: Em resumo, todos administram, nas mais variadas escalas de utilização de recursos para atingir objetivos. Portando, as competências administrativas (ou competências gerenciais) são importantes para qualquer pessoa que tome decisões sobre a utilização de recursos para realizar objetivos, ou seja, que esteja em ambientes onde essas decisões são tomadas. (Maximiano; 2006; p.37). Se analisarmos bem, todos nós somos ou seremos administradores (bons ou ruins) em algum momento da vida, seja usando o dinheiro do salário para pagar dívidas ou poupando-o, por exemplo. Mas, não podemos confundir essa forma de administrar, com a de um profissional de administração, que por sua vez, está preparado para enfrentar diversas situações, e com isso, analisando e resolvendo-as estrategicamente. O profissional formado em administração é um dos mais versáteis existentes no mercado, podendo trabalhar nas áreas de: Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Produção. Porém, o mercado abrange diversas áreas do conhecimento. 6 4 ADMINISTRADOR x EMPREENDEDOR Segundo Dornelas (2005) quando se compara o papel e função do administrador com o do empreendedor vemos muita semelhança entre ambos, isto é, o empreendedor é um administrador mais com alguns pontos convergentes em relação a média dos gerentes ou executivos, pois os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes comuns. O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma idéia nunca vista antes. Para ficar mais claro, um exemplo de administrador é o Roberto Justus. E um exemplo de empreendedor é um garçom que resolve abrir seu próprio negócio. Para Batista: Todo empreendedor precisa ser um bom administrador para poder tomar as decisões adequadas. Por outro lado, nem todo administrador possui as habilidades e os anseios dos empreendedores, por mais eficaz que seja o administrador em realizar o seu trabalho. O empreendedor vai além das tarefas normalmente relacionadas aos administradores, tem uma visão mais abrangente e não se contenta em apenas fazer o que deve ser feito. Eles se diferenciam também na maneira com que trabalham: o administrador trabalha em base de diretrizes, cultura, paradigmas e outros fatores na empresa que trabalha e o empreendedor trabalha mais com a criatividade, aprendizado e outros fatores no ambiente de mercado. Segundo Dornelas (2001), “as diferenças entre os domínios empreendedor e administrativo podem ser comparadas em cinco dimensões distintas de negócio: orientação estratégia, análise das oportunidades, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial”. Conforme detalhado no quadro abaixo: Domínio empreendedor Domínio administrativo Pressóes nesta direção Dimensóes-chave do negócio Pressões nesta direção 7 Mudanças rápidas: .tecnológicas .valores sociais .regras políticas Dirigida pela percepção de oportunidades Orientação estratégica Dirigida pelos recursos atuais sob controle Critérios de mediação de desempenho; sistemas e ciclos de planejamento Orientação para a ação; Decisões rápidas; Gerenciamento de risco Revolucionário com curta duração Análise de oportunidades Evolucionário de longa duração Reconhecimento de várias alternativas; negociação da estratégia; redução do risco Falta de previsibilidade das necessidades; falta de controle exato; necessidade de aproveitar mais oportunidades; pressão por mais eficiência Em estágios periódicos com mínima utilização em cada estágio Comprometimento dos recursos Decisão tomada passo a passo, baseada em um orçamento Redução dos riscos pessoais; utilização de sistemas de alocação de capital e de planejamento formal Risco da obsolescência; necessidade de flexibilidade Uso mínimo dos recursos existentes ou aluga recursos extra necessários Controle dos recursos Habilidade no emprego dos recursos Poder, status e recompensa financeira; medição da eficiência; inércia e alto custo das mudanças; estrutura da empresa Coordenação das áreas-chave de difícil controle; desafio de legitimar o controle da propriedade; desejo dos funcionários de serem independentes Informal, com muito relacionamento pessoal Estrutura gerencial Formal, com respeito à hierarquia Necessidade de definição clara de autoridade e responsabilidade; cultura organizacional; sistemas de recompensa; inércia dos conceitos administrativos Fonte: Dornelas, 2003, p.66 Conforme se percebe a partir do quadro, um empreendedor está sempre com foco no futuro e o administrador, principalmente no presente, seria impossível escolher um destes perfis como melhor que o outro, afinal o ideal é que todo administrador seja empreendedor e vice-versa, porém isso nem sempre se faz necessário, depende da posição que o sujeito ocupa numa empresa, do ideal de vida, do planejamento para seu patrimônio entre outras motivações. E ainda, de acordo com o quadro, o empreendedor privilegia as pessoas como fonte de obtenção de resultado, ao contrário o administrador privilegia regras e procedimentos. A palavra estratégia define bem o empreendedor e para definir administrador seria planejamento e controle.
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