Fundamentos da economia

Fundamentos da economia

(Parte 1 de 3)

RESUMO DE FUNDAMENTOS DA ECONOMIA (1) FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA ECONÔMICA. (1.1)CONCEITO, OBJETO E MÉTODO DA CIÊNCIA ECONÔMICA. A palavra economia pode ser generalizada como administração da coisa pública .A economia pode ser definida como a ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens e serviços e atender às necessidades de consumo. Pode-se dizer que o objeto de estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como economizar recursos. A escassez surge devido às necessidades biológicas humanas ilimitadas e à restrição física de recursos. As sociedades são obrigadas a fazer escolhas sobre O QUE e QUANTO, COMO e PARA QUEM PRODUZIR. O que e quanto produzir a sociedade deve decidir se produzem mais bens de consumo ou bens de capital. Em economias de mercado, o que e quanto produzir é sinalizado pelos consumidores (o que é chamado de soberania do consumidor). Como produzir trata-se de uma questão de eficiência produtiva: serão utilizados métodos de produção capital intensivos? Ou de mão-de-obra intensivos? Ou de terra intensivos? Isso depende da disponibilidade de recursos de cada país. Para quem produzir a sociedade deve decidir quais setores que serão beneficiados na distribuição do produto, ou seja, trata-se de decidir como será distribuída a renda gerada pela atividade econômica. A macroeconomia trata da evolução da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados, como renda e produto nacionais, investimento, poupança e consumo agregados, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros,balanço de pagamentos e taxa de câmbio. A macroeconomia trata os mercados de forma global, o mercado de trabalho não se preocupa com diferenças na qualificação, sexo, idade, origem da força de trabalho, mas que muitas vezes são importantes. Na macroeconomia, estuda-se o nível geral de preços, ignorando as mudanças de preços relativos de bens das diferentes indústrias. A teoria macroeconômica preocupa-se mais com questões conjunturais, de curto prazo.

Economia

A Actividade económica e a Ciência Económica

Economia: É uma das várias ciências sociais,debruçando-se sobre o problema daescolha da melhor aplicação a qualquer recurso escasso.

Realidade Social

Conceito: É o conjunto de fenómenos sociais, que resultam das relações que o homemestabelece entre si e com a natureza. É apenas uma, é única e não se pode compartimentar, apresentando-se um elevado grau de complexidade.

Para podermos compreender e explicar a realidade social, temos de recorrer a um conjunto diversificado de ciências, as ciências sociais, que através das suas diferentes perspectivas de análise, nos darão uma visão mais completa da realidade social total. As ciências sociais são interdependentes e complementares e todas elas são necessárias à compreensão da realidade social. Cada uma das ciências sociais estuda apenas uma das faces do fenómeno social.

Ciências sociais ligadas à economia

· Psicologia

· História

· Direito

· Antropologia

· Sociologia

· Política

Fenómenos Sociais e Fenómenos Económicos

Cada ciência estuda a mesma realidade social, ou seja, os mesmos fenómenos.

Não há verdadeiramente fenómenos exclusivamente económicos, sociais ou políticos, pois os fenómenos são totais. À economia interessam todos os fenómenos, estudando-os de forma específica e utilizando um método próprio. Os fenómenos sociais são totais, podendo, no entanto, ser estudados sob perspectivas específicas, daí podermos falar em fenómenos económicos.

A economia como ciência – objecto de estudo

A natureza oferece ao homem um vasto conjunto de recursos que este transforma, de maneira a satisfazer as suas necessidades. Porém estes recursos não são ilimitados, pelo contrário, eles são escassos e finitos, havendo que ponderar a sua utilização.

Assim torna-se necessário realizar escolhas e fazer opções de como utilizar os recursos

escassos para satisfazer as necessidades humanas, que são múltiplas e ilimitadas.

Escassez: Constitui o principal problema económico e que resulta do facto de as

necessidades serem ilimitadas perante os recursos disponíveis que são escassos

Actividade Económica e os Agentes económicos

Actividade Económica: Conjunto de relações que os homens estabelecem com os bens e serviços e com os recursos disponíveis visando a satisfação das necessidades e a resolução dos problemas económicos.

A nossa vida quotidiana identifica-se com a actividade económica, visto que a maioria das tarefas e realizações do Homem visam a satisfação das necessidades.Essa actividade é económica porque produz bens e serviços utilizando convenientemente os

recursos escassos. O funcionamento da actividade económica exige a realização e a

dinamização de várias actividades: o Consumo, a Produção, a Distribuição, a Repartição

do rendimento e a Acumulação.

A venda da produção gera um conjunto de rendimentos que são repartidos pelos vários

intervenientes sob a forma de salários, lucros, rendas e juros.

Problemas

Económicos

Que se colocam a

qualquer economia

Que produzir e em

que quantidades?

Onde produzir?

Como se devem

produzir os bens?

Para quem produzir?

Quando produzir?

Quem de comandar

a economia?

Agentes Económicos

Conceito: Qualquer individuo ou entidade que intervém na actividade económica

exercendo pelo menos uma função económica

· Famílias: cuja principal função é consumir

· Empresas: cuja grande função é a produção de bens e serviços

· Estado: sendo a sua principal função a satisfação das necessidades da

colectividade

· Resto do Mundo: engloba o conjunto de operações económicas entre os

residentes de uns países e os residentes noutros países.

Todavia quando observamos o comportamento dos agentes económicos, podemos fazêlo

de acordo com duas perspectivas:

·Microeconomia:estudao comportamento dos agentes económicos como unidades individuais

· Macroeconomia:estuda

o comportamento dos agentes económicos em grandes

agregados.Cada um dos agentes económicos utiliza os rendimentos recebidos para efectuar os seus

consumos ou constituindo uma poupança.

Necessidades e Consumo

_ - Necessidades

O principal objectivo da actividade económica é a produção de bens com vista àsatisfação das necessidades humanas.

Conceito: É o desejo de acabar ou prevenir uma insatisfação ou aumentar umasatisfação Todos nós sentimos uma multiplicidade de necessidades que pretendemos satisfazer, para isso utilizamos bens ou serviços. O acto de utilizar um bem ou serviço com vista à

satisfação de uma necessidade (consumo)

Utilidade: Aptidão de que os bens se revestem para satisfazer as nossas necessidades

Características das Necessidades

É possível identificarmos três características

· Multiplicidade (necessidades que sentimos são ilimitadas)

· Saciabilidade (satisfazer uma determinada necessidade, a intensidade sentidavai diminuindo progressivamente até desaparecer)

(Parte 1 de 3)

Comentários