JUIZ DE FORA 2004

PostgreSQL 8.0 Win32 Instalação passo a passo

Autor: Rodrigo Padula de Oliveira rodrigopadula@sagraluzzatto.com.br

GUNIX – GRUPO DE ESTUDOS LINUX Instalação do PostgreSQL 8.0 win32

Para fazer o download da versão mais recente do instalador, olhe no subdiretório win32 do mirror (http://w.postgresql.org/download/) do PostgreSQL mais próximo. Versões em desenvolvimento também estão disponíveis na página pgFoundry (http://pgfoundry.org/projects/pginstaller) .

Por favor, leia o FAQ ( http://pginstaller.projects.postgresql.org/FAQ_windows.html ) antes de começar.

Instruções também estão disponíveis em como fazer instalação silenciosa (http://pginstaller.projects.postgresql.org/silent.html).

pgFoundry (http://pgfoundry.org/projects/pginstaller)

Se você precisar de apoio, por favor use as listas de discussão ( http://www.postgresql.org/community/lists/ ) disponíveis. Se seu assunto for especificamente sobre o instalador, por favor use a lista e as trilhas disponível na página Instalação passo a passo

O instalador do PostgreSQL é baseado no Instalador do Windows, assim está familiarizado à maioria dos usuários do Windows. A seguir será apresentada uma instalação passo-a-passo.

1.Seleção de Idioma

Selecione o idioma que você quer usar para o instalador. Isto só fixa o idioma usado dentro ddo assistente de instalação - o PostgreSQL pode ser instalado com ou sem suporte de idiomam ele tem escolha de idioma independente do instalador. Você também pode selecionar no instalador para criar um arquivo de log detalhado do processo de instalação. Note que este arquivo de log conterá o usuário do serviço e senha de superusuário do banco de dados se criado.

2.Tela de introdução Mensagem de introdução. Agora clique em Avançar para começar.

3.Mensagem de boas-vindas e instruções Como sempre, por favor leia as instruções completas antes de você continuar.

4.Seleção de características

Selecione o que você quer instalar. A parte de servidor só estará disponível em plataformas baseadas no NT. Note that the 'Data Directory' option may only be installed on an NTFS partition. Se você desejar instalar o diretório de dados em qualquer outro tipo de partição, você precisará executar initdb.exe manualmente depois da instalação.

5.Você pode mudar o diretório da instalação selecionando PostgreSQL e clicando em Explorar para escolher o novo diretório. Você também pode mudar o diretório de uma opção individual (como o servidor, ou pgAdmin) selecionando a opção desejada e clicando em Explorar.

6.Instalação do serviço

Escolha se você quer instalar o PostgreSQL como um serviço, e nesse caso especifique qual conta deverá ser usada. Esta conta será criada e será concedido o Logon como serviço caso seja requerido.

7. Initdb

Escolha se você quer inicializar um agrupamento de banco de dados no banco de dados. Nesse caso, escolha o conjunto de caracteres e codificação para seu banco de dados, e especifique detalhes de login para o superusuário do banco de dados. Você também pode especificar um número da porta não-padrão para rodar o servidor , e optar para receber conexões de todos os endereços IP da rede local. Nota: você ainda terá que habilitar acesso na configuração de autenticação por host (pg_hba.conf) para permitir os usuários remotos conectar ao servidor. Este diálogo só está disponível se você escolher instalar PostgreSQL como um serviço.

8. Linguagens procedurais

Escolhas as linguagens procedurais que você deseja ativar no template1. Os arquivos PL sempre são instalados, este passo os ativa por padrão em todos os seus bancos de dados. Este diálogo só está disponível se você escolheu instalar o PostgreSQL como um serviço, e escolheu ter um agrupamento de banco de dados inicializado.

PL/perl requer ActiveState Perl 5.8 para ser instalado. PL/python requer Python 2.3 para ser instalado, e PL/tcl requer ActiveState Tcl 8.4 para ser instalado.

9.Módulos Contrib

Selecione os módulos contrib para serem ativados no template1. Todos os arquivos contrib são instalados, este passo os ativa como padrão em todos seus bancos de dados. Esta caixa de diálogo só está disponível se você escolheu instalar o PostgreSQL como um serviço, e escolheu ter um agrupamento de banco de dados inicializado. Nota: O DBsize e o Suporte ao pgAdmin são instalados por padrão para que o pgAdmin possa prover mais funcionalidades . Eles podem ser removidos se você não quiser que eles sejam instalados em todos os bancos de dados; o pgAdmin apenas não oferecerá as funcionalidade a mais oferecidas.

10.Pronto para instalar Agora clique em Próximo para iniciar a instalação.

1.Instalando

"Inicializando" . Não feche esta janela - ela fechará automaticamente quando a

A barra de progresso é exibida durante a instalação. Em algumas versões do Windows (notavelmente Windows XP antes do Service Pack 2 e Windows 2003 antes do Service Pack 1 - veja Microsoft Knowledge Base artigo Q818858) uma janela de Prompt de comando aparecerá durante o passo operação estiver concluída.

12.Terminado

Instalação concluída. Você agora pode concluir e testar a sua instalação ou se increver na lista de discussão pgsql-announce para manter-se atualizado. Se você precisar adicionar ou remover uma opção do PostgreSQL, use o Adicionar/remover Programas no Painel de controle.

Por: Rodrigo Padula de Oliveira Gunix Linux – w.gunix.cjb.net Faculdade Metodista Granbery - FMG Juiz de Fora-MG

Comentários