(Parte 1 de 11)

Capítulo 1

Server Manager

Interbase Server Manager é um aplicativo para administrar os Bancos de Dados locais ou remotos. Este software é executado em uma estação cliente, mas pode administrar bancos de dados no cliente ou em qualquer servidor na rede.

Utilizado para administrar segurança de banco de dados, autorizar usuários novos, senhas de usuário, remover autorizações de usuário, habilitar e desabilitar o banco de dados, executar manutenção de banco de dados, manter a integridade de um banco de dados, consertar um banco de dados corrompido, recuperar transações, fechar e reiniciar um banco de dados.

Ao longo das próximas páginas, teremos uma definição de como operar e o que significa cada opção deste gerenciador, objetivando dar-lhe uma visão ampla deste recursos e a sua aplicabilidade.

File | Server Login

Antes de executar alguma tarefa de banco de dados local ou remoto, você deve se registrar em um servidor .

Se já tiver conectado a mais de um banco de dados, você pode trocar a qualquer momento entre eles. Para tanto, escolha um nome de banco de dados diferente na árvore de servidor ou use o combo.

Para problemas de login, veja Troubleshooting.

Caixa de dialogo Login

Para conectar a um servidor local ou remoto, você tem que usar a caixa de dialogo Login.

  1. Escolha o tipo de servidor - local ou remoto - clicando em um dos botões de rádio.

2. Escolhendo um servidor remoto, você tem que entrar com o nome do servidor remoto (a máquina que contem o servidor ) no campo Servidor. Desejando conectar a um servidor distante que tenha sido utilizado anteriormente, simplesmente escolha na lista dropdown. Você também tem que escolher um protocolo (método de conexão) para o servidor selecionado na lista de Protocolos de rede. Se seu servidor é local, o Servidor e Protocolo de rede não são requeridos.

3. Adicione o Nome de Usuário e a Senha, clicando em OK para encerrar o diálogo e conectar ao servidor selecionado.

Após os procedimentos anteriores, um artigo novo aparece na árvore do servidor (painel da esquerda), e o servidor exibe a versão do na área de informação sumária (painel certo).

Nota: Inicialmente, o único usuário autorizado de um servidor é SYSDBA, com "masterkey" sendo a senha. Todos os outros usuários devem ser adicionados pelo SYSDBA em Tasks | User Security

Communications troubleshooting

Troubleshooting Conexões de Servidor Locais

Se você encontra problemas de conexão para um Servidor Local, primeiro consulte o arquivo READIB.TXT para ver se há qualquer restrição geral que afete sua configuração.

Certifique-se que a aplicação está achando as DLLs do . Use Arquivo | Procurar... no Windows para localizar GDS.DLL e assegurar-se que elas sejam da versão do seu Servidor .

Aplicações clientes procurarão diretórios para DLLs na seguinte ordem:

1. O diretório atual.

2. Diretório WINDOWS.

3. Diretório SYSTEM do WINDOWS.

4. O diretório que contém o executável para a tarefa que requer a DLL.

Troubleshooting Conexões de Servidor Remoto

Certifique-se que a aplicação cliente está usando as DLLs corretas. Certifique-se de que nenhuma DLL permaneça carregada em memória. E também, se a aplicação está encontrando as DLLs corretas. Use Arquivo | Procura... no Windows Gerenciador de Arquivo para localizar REMOTE.DLL e GDS.DLL, a fim de assegurar-se que elas são da versão de seu Servidor .

Aplicações clientes procurarão diretórios para DLLs na seguinte ordem:

1. O diretório atual.

2. Diretório WINDOWS

3. Diretório SYSTEM do WINDOWS.

4. O diretório que contém o executável para a tarefa que requer a DLL.

Nota O inclui uma ferramenta diagnóstico para ajudar a encontrar a fonte de qualquer problema, estabelecendo conexões de cliente-servidor. Esta ferramenta chama-se WSDiag.

COMDIAG

Alternativamente, você pode clicar duas vezes em COMDIAG.EXE em .../INTERBAS\BIN. Para mais informação sobre ComDiag e mais detalhes sobre troubleshooting para cada protocolo, veja a ajuda de online de ComDiag:

File | Server Logout

Utilize esta opção para desligar/desativar o Servidor.

A caixa de dialogo exibida abaixo, é apresentada, permitindo a confirmação ou não da operação.

File | Database Connect

Exibe a caixa de dialogo abaixo, permitindo conectar um banco de dados baseado na escolha feita na opção Database.

File | Database Disconnect

Desconecta o banco de dados.

File | Exit

Encerra o gerenciador desconectando automaticamente qualquer banco de dados para o qual esteja conectado.

Tasks | User Security

Escolha Tasks | User Security para abrir a caixa diálogo de segurança do Interbase e executar as seguintes operações:

1 Adicionar um usuário.

2 Modificar a senha de usuário e informação opcional. Você não pode modificar o nome de um usuário, mas se necessitar fazê-lo você tem que excluir o nome do usuário e então readicioná-lo novamente selecionando o usuário cuja configuração você quer modificar e então escolher a opção Modifique o Usuário....

3 Para excluir um usuário, selecione o nome do usuário que você quer remover e escolher a opção Apague.... Uma caixa de diálogo lhe pedirá que confirme a ação.

Nota: Só o usuário SYSDBA é autorizado para as tarefas citadas.

Caixa de dialogo Security

Segurança do banco de dados é controlada pelo Security que contém informações sobre todos os usuários autorizados para o servidor atual. Esta caixa de diálogo permite ver estes usuários e operar as tarefas citadas no tópico anterior.

Quando um usuário tenta conectar a um banco de dados no servidor, são verificados o nome e a senha no banco de dados de segurança. Se um registro idêntico é achado, a conexão tem sucesso.

O usuário de SYSDBA

Todo servidor tem um usuário de SYSDBA, sendo a senha masterkey.

Inicialmente, SYSDBA é o único usuário autorizado em um servidor; o SYSDBA tem que autorizar todos os outros usuários no servidor. SYSDBA é um usuário especial que se sobrepõe à segurança do Servidor, e executa tarefas especiais como paralisação do banco de dados.

Só o usuário de SYSDBA pode atualizar o banco de dados de segurança para adicionar usuários novos, apagar os usuários, ou modificar configurações de usuário.

O SYSDBA pode autorizar um novo usuário nomeando um usuário e uma senha no banco de dados de segurança.

Importante: É recomendado mudar a senha o mais rápido possível para SYSDBA. Caso contrário, a conta SYSDBA não será segura já que é de domínio público.

Caixa de Dialogo User Configuration

Esta caixa de diálogo permite ao SYSDBA adicionar um usuário novo para o Interbase, modificar as senhas de usuários existentes, e informação opcional.

Nota: Nomes de usuário podem ter até 31 caracteres, não sendo case-sensitive. Senhas são case-sensitive. Só os primeiros oito caracteres da senha são considerados.

Tasks | Backup

(Parte 1 de 11)

Comentários