Enem 2009-comentada

Enem 2009-comentada

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É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante no processo de aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de cada questão, seguida da resolução elaborada pelos professores do Anglo. No final, um comentário sobre as disciplinas.

As provas do ENEM diferenciam-se das demais por serem estruturadas para aferir competências e habilidades, propondo questões que estimulam o raciocínio e medem o conhecimento dos alunos por meio de enfoque interdisciplinar. O Novo ENEM mantém essa característica, agregando as habilidades medidas a um conjunto de conteúdos formais (programas) mais diretamente relacionados ao que é ministrado no Ensino Médio. Cada uma das Áreas de Conhecimentos é estruturada para avaliar os seguintes eixos cognitivos:

I.Dominar linguagens (DL):dominar a norma culta da Língua

Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

I.Compreender fenômenos (CF):construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

I.Enfrentar situações-problema (SP):selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problemas.

IV.Construir argumentação (CA):relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V.Elaborar propostas (EP):recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

anglo resolve o exame nacional do

Ensino Médio 209

O ENEM 2009, ou NOVO ENEM, foi aplicado em dois dias:

1º-dia:90 testes, em 4,5 horas de prova, assim distribuídos: 45 testes de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

45 testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

2º-dia:90 testes e uma Redação, em 5,5 horas de prova, como segue:

45 testes de Matemática e suas Tecnologias; 45 testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Uma prova de Redação (dissertação).

Os testes serão corrigidos segundo a Teoria de Respostas ao Item (TRI), um programa estatístico que pontua as questões em três conjuntos, de acordo com o grau de dificuldade: fáceis, médias e difíceis. Assim, os testes terão valores diferentes. Para cada uma das provas serão atribuídas notas de 0 a 100 pontos, que podem ser consideradas em processos seletivos de Escolas Públicas ou Privadas como parte da pontuação ou substituindo o vestibular.

3ENEM/2010 – 1º- DiaANGLO VESTIBULARES

Analise a figura.

Disponível em: http://www.alcoologia.net. Acesso em: 15 jul. 2009 (adaptado).

Supondo que seja necessário dar um título para essa figura, a alternativa que melhor traduziria o processo representado seria:

A)Concentração média de álcool no sangue ao longo do dia. B)Variação da frequência da ingestão de álcool ao longo das horas. C)Concentração mínima de álcool no sangue a partir de diferentes dosagens. D)Estimativa de tempo necessário para metabolizar diferentes quantidades de álcool. E)Representação gráfica da distribuição de frequência de álcool em determinada hora do dia.

A figura apresenta quatro curvas que mostram o tempo necessário para a metabolização do álcool, em função de diferentes concentrações dessa substância no sangue.

Resposta: D

Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.

TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje(4) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

A)induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral. B)ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras. C)produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano. D)ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos. E)estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

Questão 2 ▼

Resolução

Concentração de álcool no sangue (mg%)

Questão 1 ▼

Uma vacina induz a imunidade por meio da produção de anticorpos específicos contra determinado antígeno de um microorganismo.

Resposta: A

A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 9%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenô- meno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século

XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se dire- tamente envolvido no aumento da concentração de CO2na atmosfera: o desmatamento.

BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A. G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).

Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é

A)reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.

B)promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4. C)reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2da atmosfera.

D)aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor. E)remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

De acordo com o texto, o aumento do efeito estufa é causado pelo aumento da concentração de gás car- bônico (CO2) na atmosfera. Sendo assim, uma alternativa viável para impedir o aumento do efeito estufa seria a redução do desmata- mento, o que ocasionaria uma maior absorção do gás carbônico pela vegetação.

Resposta: C

Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circulamente em torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas.

A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que

A)Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais. B)Copérnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto político do Rei Sol. C)Copérnico viveu em uma época em que a pesquisa científica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades.

D)Kepler estudou o planeta Marte para atender às necessidades de expansão econômica e científica da Alemanha. E)Kepler apresentou uma teoria científica que, graças aos métodos aplicados, pôde ser testada e generalizada.

Questão 4 ▼

Resolução

Questão 3 ▼

Resolução

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