Enem 2004-comentada

Enem 2004-comentada

(Parte 1 de 7)

anglo resolve o Exame

Nacional

Ensino

Médio 2004

É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa árdua de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante em seu processo de aprendizagem.

O ENEM-2004é constituído de uma redação e de 63 questões objetivas, envolvendo assuntos de Português, Matemática, Biologia, História, Geografia, Físicae Química, abordados ao longo do Ensino Fundamental e Médio.

Essa prova tem por finalidade avaliar modalidades estruturais de inteligência, demonstradas em 21 habilidades decorrentes de 5 competências fundamentais.

Os resultados obtidos pelos alunos poderão ser aproveitados para o ingresso em várias faculdades do país.

Matriz de Competências e Habilidades do ENEM

ENEM — Competências As duas partes da prova são estruturadas para avaliar as seguintes competências:

Parte Objetiva

I—Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.

I—Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

I—Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV—Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V—Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Redação

I—Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

I—Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

I—Selecionar, relacionar e organizar, interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. IV—Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. V—Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.

ENEM — Habilidades Na parte objetiva da prova, cada uma das habilidades é medida três vezes (três questões por habilidade).

1.Dada a descrição discursiva ou por ilustração de um experimento ou fenômeno, de natureza científica, tecnológica ou social, identificar variáveis relevantes e selecionar os instrumentos necessários para a realização ou interpretação do mesmo.

2.Em um gráfico cartesiano de variável socioeconômica ou técnico-científica, identificar e analisar valores das variáveis, intervalos de crescimento ou decréscimo e taxas de variação.

3.Dada uma distribuição estatística de variável social, econômica, física, química ou biológica, traduzir e interpretar as informações disponíveis, ou reorganizá-las, objetivando interpolações ou extrapolações.

4.Dada uma situação-problema, apresentada em uma linguagem de determinada área de conhecimento, relacioná-la com sua formulação em outras linguagens ou vice-versa.

5.A partir da leitura de textos literários consagrados e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relações entre eles e seu contexto histórico, social, político ou cultural, inferindo as escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos autores.

6.Com base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificar marcas de variantes lingüísticas de natureza sociocultural, regional, de registro ou de estilo, e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal.

7.Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de sua geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas.

8.Analisar criticamente, de forma qualitativa ou quantitativa, as implicações ambientais, sociais e econômicas dos processos de utilização dos recursos naturais, materiais ou energéticos.

9.Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para a manutenção da vida, em sua relação com as condições socioambientais, sabendo quantificar variações de temperatura e mudanças de fase em processos naturais e de intervenção humana.

10.Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações na atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera, origem e evolução da vida, variações populacionais e modificações no espaço geográfico.

1.Diante da diversidade da vida, analisar, do ponto de vista biológico, físico ou químico, padrões comuns nas estruturas e nos processos que garantem a continuidade e a evolução dos seres vivos.

12.Analisar fatores socioeconômicos e ambientais associados ao desenvolvimento, às condições de vida e saúde de populações humanas, por meio da interpretação de diferentes indicadores.

13.Compreender o caráter sistêmico do planeta e reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida, relacionando condições do meio e intervenção humana.

2ENEM/2004 ANGLO VESTIBULARES

14.Diante da diversidade de formas geométricas planas e espaciais, presentes na natureza ou imaginadas, caracterizá-las por meio de propriedades, relacionar seus elementos, calcular comprimentos, áreas ou volumes, e utilizar o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade.

15.Reconhecer o caráter aleatório de fenômenos naturais ou não e utilizar em situações-problema, processos de contagem, representação de freqüências relativas, construção de espaços amostrais, distribuição e cálculo de probabilidades.

16.Analisar, de forma qualitativa ou quantitativa, situações-problema referentes a perturbações ambientais, identificando fonte, transporte e destino dos poluentes, reconhecendo suas transformações; prever efeitos nos ecossistemas e no sistema produtivo e propor formas de intervenção para reduzir e controlar os efeitos da poluição ambiental.

17.Na obtenção e produção de materiais e de insumos energéticos, identificar etapas, calcular rendimentos, taxas e índices, e analisar implicações sociais, econômicas e ambientais.

18.Valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.

19.Confrontar interpretações diversas de situações ou fatos de natureza histórico-geográfica, técnico-científica, artístico-cultural ou do cotidiano, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados.

20.Comparar processos de formação socioeconômica, relacionando-os com seu contexto histórico e geográfico.

21.Dado um conjunto de informações sobre uma realidade histórico-geográfica, contextualizar e ordenar os eventos registrados, compreendendo a importância dos fatores sociais, econômicos, políticos ou culturais.

Saiba como é avaliado o seu desempenho do ENEM

O desempenho do participante será avaliado nas duas partes da prova (objetiva e redação), valendo 100 pontos cada uma delas. O participante receberá duas notas globais, uma para a parte objetiva e outra para a redação. Receberá, também, uma nota e sua interpretação para cada uma das cinco Competências avaliadas, nas duas partes da prova.

O desempenho do participante nas duas partes da prova será interpretado de acordo com as premissas teóricas da Matriz de

Competências que se refere às possibilidades totais da cognição humana na fase de desenvolvimento próprio aos participantes do ENEM — jovens e adultos. Esse desempenho será expresso nas seguintes faixas: insuficiente e regular, que corresponde às notas entre 0 a 40 (inclusive); regular a bom, que corresponde às notas entre 40 a 70 (inclusive); e bom a excelente, que corresponde às notas entre 70 a 100.

Modelo de Análise de Desempenho na Parte Objetiva da Prova

A nota global na parte objetiva da prova corresponderá à soma dos pontos atribuídos às questões respondidas corretamente pelo participante. As 63 questões objetivas de múltipla escolha têm o mesmo valor. Assim sendo, para calcular a nota global nesta parte da prova, o participante deverá multiplicar o número de questões respondidas corretamente por 100 (cem), dividindo o resultado por 63.

A interpretação dessa nota será estruturada a partir de cada uma das cinco Competências, pelas relações estabelecidas com as respectivas Habilidades e as questões a elas relacionadas, gerando, também, para cada Competência, uma nota de 0 a 100, conforme modelo a seguir.

Competências:

Dominar linguagens (DL) Compreender fenômenos (CF) Enfrentar situações-problema (SP) Construir argumentações (CA) Elaborar propostas (EP)

Habilidades: 1 a 21

17II CF

3ENEM/2004 ANGLO VESTIBULARES

Modelo de Análise de Desempenho na Redação

Na redação, a nota global será dada pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das cinco Competências. A interpretação dessa nota será estruturada a partir de cada uma das cinco Competências, avaliadas numa escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, conforme especificado a seguir.

I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho lingüístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

I.Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

O eixo da competência I reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito em prosa do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio deste tipo de texto, analisam-se, intepretam-se e relacionam- -se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se por objetivo a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.

I.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Na competência I, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.

IV.Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.

Na competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionadas para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos lingüísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual, tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágraficos).

V.Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.

Na competência V, verifica-se como o participante indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, as propostas de intervenção apresentadas, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.

4ENEM/2004 ANGLO VESTIBULARES

ENEM 2004

Exame Nacional do Ensino Médio

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraPROVA 1 – AMARELA

Ministério da Educação

01.Você deve receber do fiscal o material abaixo: a)este CADERNO,com a proposta de redação e 63 questões objetivas,sem repetições ou falhas; b)1 CARTÃO-RESPOSTA destinado à marcação das respostas da parte objetiva da prova; c)1 FOLHA DE REDAÇÃO para desenvolvimento da redação.

02.Verifique se este material está em ordem,se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem:

a) no CARTÃO-RESPOSTA; b)na FOLHA DE REDAÇÃO;e se a cor de seu CADERNO DE QUESTÕES coincide com a mencionada no alto da capa e nos rodapés de cada página.Caso contrário,notifique IMEDIATAMENTE o fiscal.

03.Após a conferência,o participante deverá assinar nos espaços próprios a) do CARTÃO-RESPOSTA; e b)da FOLHA DE REDAÇÃO;utilizando,preferivelmente,caneta esferográfica de tinta preta.

04.No CARTÃO-RESPOSTA,a marcação das letras,correspondentes às respostas de sua opção,deve ser feita preenchendo todo o espaço compreendido no círculo,a lápis preto nº2 ou caneta esferográfica de tinta preta,com um traço contínuo e denso.A LEITORA ÓTICA é sensível a marcas escuras.Portanto,preencha os campos de marcação completamente,sem deixar claros.

05.No CARTÃO-RESPOSTA,o participante deverá assinalar também,no espaço próprio,o gabarito correspondente à cor de sua prova (1 – Amarela,2 – Branca,3 – Rosa ou 4 – Verde).Se assinalar um gabarito que não corresponda à cor de sua prova ou deixar de assinalá-lo,sua prova objetiva será anulada.

06.Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA e com a FOLHA DE REDAÇÃO para não DOBRAR,AMASSAR,ou MANCHAR.

O CARTÃO-RESPOSTA e a FOLHA DE REDAÇÃO SOMENTE poderão ser substituídos caso estejam danificados na BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA ÓTICA.

07.Para cada uma das questões são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A),(B),(C),(D) e (E);só uma responde adequadamente ao quesito proposto.Você deve assinalar apenas UMA ALTERNATIVA PARA CADA QUESTÃO.A marcação em mais de uma alternativa anula a questão,MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

09.SERÁ EXCLUÍDO DO EXAME o participante que:

a)se utilizar,durante a realização da prova,de máquinas e/ou de relógios de calcular,bem como de rádios gravadores,de “headphones”,de telefones celulares ou de fontes de consulta de qualquer espécie; b)se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou o CARTÃO-

-RESPOSTA e/ou a FOLHA DE REDAÇÃO; c)deixar de assinalar corretamente o gabarito correspondente à cor de sua prova.

10.Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA.Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA.

1.Quando terminar,entregue ao fiscal este CADERNO DE QUESTÕES,o CARTÃO-RESPOSTA,a FOLHA DE REDAÇÃO e ASSINE A LISTA DE PRESENÇA.

12.O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTA PROVA,INCLUINDO A REDAÇÃO,É DE CINCO HORAS.Recomendamos que você não ultrapasse o período de uma hora e meia para elaborar sua redação.

13.Por motivos de segurança,você somente poderá se ausentar do recinto de prova após decorridas 2 horas do início da mesma.Caso permaneça na sala,no mínimo,4 horas após o início da prova,você poderá levar este CADERNO DE QUESTÕES.

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