Enem 2001-comentada

Enem 2001-comentada

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É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa árdua de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante em seu processo de aprendizagem.

O ENEM-2001é constituído de uma redação e de 63 questões objetivas, envolvendo assuntos de Português, Matemática, Biologia, História, Geografia, Físicae Química, abordados ao longo do Ensino Médio. Essa prova tem por finalidade avaliar modalidades estruturais de inteligência, demonstradas em 21 habilidades decorrentes de 5 competências fundamentais. Os resultados obtidos pelos alunos serão aproveitados para o ingresso em várias faculdades do país. Sugerem ainda os criadores do ENEMque seus relatórios também podem orientar empresas na contratação de funcionários.

O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2001

AS 5 COMPETÊNCIAS

I—Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática,artística e científica.

I—Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensãode fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológicae das manifestações artísticas.

I—Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados dediferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV—Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V—Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostasde intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

AS 21 HABILIDADES

1.Dada a descrição discursiva ou por ilustração de um experimento ou fenômeno, de natureza científica, tecnológica ou social, identificar variáveis relevantes e selecionar os instrumentos necessários para realização ou interpretação do mesmo.

2.Em um gráfico cartesiano de variável socieconômica ou técnico-científica, identificar e analisar valores das variáveis, intervalos de crescimento ou decréscimo e taxas de variação.

3.Dada uma distribuição estatística de variável social, econômica, física, química ou biológica, traduzir e interpretar as informações disponíveis, ou reorganizá-las, objetivando interpolações ou extrapolações.

4.Dada uma situação-problema, apresentada em uma linguagem de determinada área de conhecimento, relacioná-la com sua formulação em outras linguagens ou vice- -versa.

5.A partir da leitura de textos literários consagrados e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relações entre eles e seu contexto histórico, social, político ou cultural, inferindo as escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos autores.

6.Com base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificar marcas de variantes lingüísticas de natureza sociocultural, regional, de registro ou de estilo, e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal.

7.Identificar e caraterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de sua geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas.

8.Analisar criticamente, de forma qualitativa ou quantitativa, as implicações ambientais, sociais e econômicas dos processos de utilização dos recursos naturais, materiais ou energéticos.

9.Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para a manutenção da vida, em sua relação com condições socioambientais, sabendo quantificar variações de temperatura e mudanças de fase em processos naturais e de intervenção humana.

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10.Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações na atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera, origem e evolução da vida, variações populacionais e modificações no espaço geográfico.

1.Diante da diversidade da vida, analisar, do ponto de vista biológico, físico ou químico, padrões comuns nas estruturas e nos processos que garantem a continuidade e a evolução dos seres vivos.

12.Analisar fatores socioeconômicos e ambientais associados ao desenvolvimento, às condições de vida e saúde de populações humanas, por meio da interpretação de diferentes indicadores.

13.Compreender o caráter sistêmico do planeta e reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida, relacionando condições do meio e intervenção humana.

14.Diante da diversidade de formas geométricas planas e espaciais, presentes na natureza ou imaginadas, caracterizá-las por meio de propriedades, relacionar seus elementos, calcular comprimentos, áreas ou volumes, e utilizar o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade.

15.Reconhecer o caráter aleatório de fenômenos naturais ou não e utilizar em situações- -problema processos de contagem, representação de freqüências relativas, construção de espaços amostrais, distribuição e cálculo de probabilidades.

16.Analisar, de forma qualitativa ou quantitativa, situações-problema referentes a perturbações ambientais, identificando fonte, transporte e destino dos poluentes, reconhecendo suas transformações; prever efeitos nos ecossistemas e no sistema produtivo e propor formas de intervenção para reduzir e controlar os efeitos da poluição ambiental.

17.Na obtenção e produção de materiais e de insumos energéticos, identificar etapas, calcular rendimentos, taxas e índices, e analisar implicações sociais, econômicas e ambientais.

18.Valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.

19.Confrontar interpretações diversas de situações ou fatos de natureza histórico-geográfica, técnico-científica, artístico-cultural ou do cotidiano, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados.

20.Comparar processos de formação socioeconômica, relacionando-os com seu contexto histórico e geográfico.

21.Dado um conjunto de informações sobre uma realidade histórico-geográfica, contextualizar e ordenar os eventos registrados, compreendendo a importância dos fatores sociais, econômicos, políticos ou culturais.

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4ENEM/2001 –ANGLO VESTIBULARES PROVA AMARELA – 1

Redação

Conter a destruição das florestas se tornou uma prioridade mundial,e não apenas um problema brasileiro. (…) Restam hoje,em todo o planeta, apenas 2% da cobertura florestal original.A Europa Ocidental perdeu 9,7% de suas florestas primárias;a Ásia, 94%;a África,92%;a Oceania,78%;a América do Norte,6%;e a América do Sul,54%.Cerca de 45% das florestas tropicais,que cobriam originalmente 14 milhões de km quadrados (1,4 bilhão de hectares),desapareceram nas últimas décadas.No caso da Amazônia Brasileira,o desmatamento da região,que até 1970 era de apenas 1%,saltou para quase 15% em 1999.Uma área do tamanho da França desmatada em apenas 30 anos.Chega.

Paulo Adário,Coordenador da

Campanha da Amazônia do Greenpeace. http://greenpeace.terra.com.br

De uma coisa temos certeza:a terra não pertence ao homem branco;o homem branco é que pertence à terra.Disso temos certeza.Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família.Tudo está associado.

O que fere a terra,fere também os filhos da terra.O homem não tece a teia da vida;é antes um de seus fios.O que quer que faça a essa teia,faz a si próprio.

Trecho de uma das várias versões de carta atribuída ao chefe Seattle,da tribo Suquamish.A carta teria sido endereçada ao presidente norte-americano,Franklin Pierce,em 1854,a propósito de uma oferta de compra do território da tribo feita pelo governo dos Estados Unidos.

PINSKY,Jaime e outros (Org.).História da América através de textos,3ªed.São Paulo:Contexto,1991.

Estou indignado com a frase do presidente dos Estados Unidos,George Bush.

“Somos os maiores poluidores do mundo,mas se for preciso poluiremos mais para evitar uma recessão na economia americana”.

R.K.,Ourinhos,SP.(Carta enviada à seção Correioda Revista Galileu.Ano 10,junho de 2001).

Com base na leitura dos quadrinhos e dos textos,redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:Desenvolvimento e preservação ambiental:como conciliar os interesses em conflito?

Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta,eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia,75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.(…)

Conta-se que Mahatma Gandhi,ao ser perguntado se,depois da independência, a Índia perseguiria o estilo de vida britânico,teria respondido:“(…) a Grã-Bretanha precisou de metade dos recursos do planeta para alcançar sua prosperidade;quantos planetas não seriam necessários para que um país como a Índia alcançasse o mesmo patamar?” A sabedoria de Gandhi indicava que os modelos de desenvolvimento precisam mudar.

O planeta é um problema pessoal — Desenvolvimento sustentável.w.wwf. org.br

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