Enem 2000-comentada

Enem 2000-comentada

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É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa árdua de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante em seu processo de aprendizagem.

ENEM-2000é prova constituída de uma redação e de 63 questões objetivas, envolvendo assuntos de Português, Matemática, Biologia, História, Geografia, Físicae Química, abordados ao longo do Ensino Médio. Esta prova tem por finalidade avaliar modalidades estruturais de inteligência, demonstradas em 21 habilidades decorrentes de 5 competências fundamentais. Os resultados obtidos pelos alunos serão aproveitados para o ingresso em várias faculdades do país. Por esse motivo, o ENEMpassa a ser centro de interesses de candidatos aos vestibulares dessas faculdades. Sugerem ainda os criadores do ENEMque seus relatórios possam também orientar empresas na contratação de funcionários.

O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2000

AS 5 COMPETÊNCIAS

I–Demonstrar domínio básico da norma culta da Língua Portuguesa e do uso das diferentes linguagens: matemática, artística, científica, etc.

I–Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

I–Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para enfrentar situações-problema, segundo uma visão crítica com vista à tomada de decisões.

IV–Organizar informações e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para a construção de argumentações consistentes.

V–Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, considerando a diversidade sociocultural como inerente à condição humana no tempo e no espaço.

AS 21 HABILIDADES

Todas as situações de avaliação estruturam-se de modo a verificar se o aluno é capaz de ler e interpretar textos de linguagem verbal, visual (fotos, mapas, pinturas, gráficos, entre outros)e enunciados: •identificando e selecionando informações centrais e periféricas;

•inferindo informações, temas, assuntos, contextos;

•justificando a adequação da interpretação;

•compreendendo os elementos implícitos de construção do texto, como organização, estrutura, intencionalidade, assunto e tema; •analisando os elementos constitutivos dos textos, de acordo com sua natureza, organização ou tipo; •comparando os códigos e linguagens entre si, reelaborando, transformando e reescrevendo (resumos, paráfrases e relatos).

1.Dada a descrição discursiva ou por ilustração de um experimento real simples, de natureza técnico-científica (física, biológica, sociológica, etc.), identificar variáveis relevantes e selecionar os instrumentos necessários para a realização e/ou a interpretação dos resultados do mesmo.

2.Em um gráfico cartesiano de variável socioeconômica ou técnico-científica em função do tempo:

•identificar o valor da variável em dado instante ou em que instante a variável assume um dado valor; •identificar trechos em que este valor é crescente, decrescente ou constante;

•analisar qualitativamente, em cada trecho, a taxa de variação.

3.Dado um diagrama de distribuição estatística de variável social, econômica, física, química ou biológica:

•traduzir as informações disponíveis na linguagem ordinária; •identificar a representação de informações gráficas de diferentes maneiras;

•reorganizar as informações, possibilitando interpolações ou extrapolações tendo em vista finalidades específicas.

4.Dada uma situação-problema no âmbito de determinada área de conhecimento, apresentada em linguagem comum, relacioná-la com sua formulação em diferentes linguagens; reciprocamente, dada uma destas formulações, relacioná-la a uma situação-problema descrita por um texto.

2ENEM/2000 –ANGLO VESTIBULARES

5.A partir da leitura de textos literários consagrados e de dados específicos sobre movimentos estéticos:

•identificar as principais características dos movimentos literários em que se situam; •inferir as escolhas dos temas, gêneros e recursos lingüísticos dos autores;

•identificar seu contexto social, político, histórico e cultural;

•estabelecer relações entre textos de movimentos literários diversos.

6.Tendo como base textos orais e/ou escritos:

•identificar a função e a natureza da linguagem; •distinguir as marcas das variantes lingüísticas de ordem sociocultural, geográfica, de registro, de estilo; •analisar os elementos constituintes da linguagem oral e escrita;

•transformar as marcas da linguagem oral em linguagem escrita formal.

7.Reconhecer a conservação da energia em processos de transformação próprios da utilização ou da produção de recursos energéticos de uso social, como hidroeletricidade ou derivados do petróleo.

8.Identificar e dimensionar processos mecânicos, elétricos e térmicos presentes na operação de instalações (residenciais ou sociais), em equipamentos (como veículose outras máquinas) e em configurações naturais (como fenômenos atmosféricos):

•analisar perturbações ambientais decorrentes; •analisar as implicações sociais e econômicas dos processos.

9.Demonstrar compreensão do significado e a importância da água e de seu ciclo para a determinação do clima e para a preservação da vida, sabendo quantificar variações de temperatura ou mudanças de fase em circunstâncias específicas.

10.Utilizar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações planetárias (litosfera e biosfera), origem e evolução da vida, crescimento de diferentes populações.

1.Identificar uma unidade fundamental no fenômeno vital: padrões comuns aos processos metabólicos, nas estruturas intracelulares e nos códigos químicos de informação para a reprodução, que garantem a continuidade da vida, diante da diversidade de manifestações de vida e dos distintos níveis de complexidade, apresentados na forma de texto, diagramas ou outras ilustrações.

12.Reconhecer fatores socioeconômicos e ambientais que interferem nos padrões de saúde e desenvolvimento de populações humanas, por meio da interpretação ou da análise de gráficos e tabelas de indicadores.

13.Relacionar a diversidade de formas de vida à variedade de condições do meio, demonstrando compreensão do caráter dinâmico e sistêmico da vida no planeta por meio da análise de textos, diagramas ou outras formas de organização de dados.

14.Diante da riqueza e da diversidade de formas geométricas planas ou espaciais presentes na natureza ou imaginadas a partir delas, como polígonos, círculos, circunferências, prismas,pirâmides, cilindros, cones, esferas, etc.:

•identificá-las e caracterizá-las através de propriedades; •interpretar sua representação gráfica;

•perceber relações entre seus elementos, tendo em vista a realização de medidas de comprimentos, áreas e volumes em unidades adequadas;

•utilizar o conhecimento geométrico construído para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade concreta.

3ENEM/2000 –ANGLO VESTIBULARES

15.Utilizar instrumentos adequados para descrição de fenômenos naturais, demonstrando compreensão dos aspectos aleatórios dos mesmos: •em medidas e representação de freqüências relativas;

•na construção de espaços amostrais, com a atribuição de probabilidades aos eventos elementares; •no cálculo de probabilidades de eventos relevantes em situações concretas.

16.A partir da análise de diferentes situações-problema referentes à perturbação ambiental na atmosfera, na hidrosfera ou na litosfera:

•identificar fonte, transporte e sorvedouro dos poluentes e contaminantes; •reconhecer algumas transformações químicas e biológicas que possam ocorrer durante o transporte do poluente; •prever possíveis efeitos nos ecossistemas e no sistema produtivo que decorram das alterações ambientais apresentadas; •propor formas de intervenção para reduzir os efeitos agudos e crônicos da poluição ambiental.

17.Apresentados alguns processos que envolvem transformações de materiais, como, por exemplo, a metalurgia do ferro e a produção do álcool: •reconhecer as etapas intermediárias relevantes;

•identificar e calcular a conservação da massa, o rendimento, a variação de energia e a rapidez do processo; •analisar o equilíbrio químico e suas perturbações;

•analisar as perturbações ambientais;

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