Safrinha - O que aprendemos com ela

Safrinha - O que aprendemos com ela

(Parte 1 de 17)

AnoX I-N º2 6

Informativo w.pioneersementes.com.br

Pioneer lança novas cultivares de milho e soja

Volumoso vantajoso

Waldemar Moratelli Natanael G. Piccinin Walter Paini

Interpretação de análise química do solo para a cultura do milho

Sucessão nas empresas rurais familiares

Plantio de soja

Lendo, interpretando e aplicando as informações de mercado

16MERCADO AGRÍCOLA

O tratamento industrial de sementes de milho e soja com inseticidas é mais um serviço oferecido pela Pioneer, que proporciona segurança e comodidade ao produtor. A aquisição de sementes já tratadas reduz o contato dos funcionários com o produto e garante a dose e cobertura do produto por semente.

O tratamento industrial de sementes Pioneer é seguro e possui a qualidade que você já conhece. Pioneer, maiores escolhas, melhores soluções.

w.pioneersementes.com.br

SAFRINHA 2007 O que aprendemos com ela

No ano em que completa 35 anos de atuação no

Brasil, a Pioneer lançou mais uma publicação: .

A revista reúne uma amostra dos melhores resultados de lavouras comerciais alcançados com híbridos Pioneer em todo o Brasil. São resultados de produtores que, ao combinarem a genética superior das sementes Pioneer com a adoção de corretas tecnologias de manejo, atingiram patamares de produtividade acima de .

Edição Especial Resultados acima de 10.0 kg/ha

10.0 kg/ha

Ganhadores do Concurso de Produtividade na Safrinha visitam a sede da Pioneer nos EUA

Vencedores na Pioneer nos EUA, com o Diretor Dean OestreichVencedores na Pioneer nos EUA, com o Diretor Dean Oestreich

Produtores et écnicos em visita à Unidade de Itumbiara-GO Produtores e técnicos emv isita à Unidaded eI tumbiara-GO

A Pioneer realizou a 6ª Edição dos Encontros de Difusores de Tecnologia durante os meses de junho, julho e agosto de 2007, reunindo produtores, consultores privados e departamentos técnicos de cooperativas de todo o Brasil. Os eventos foram realizados em várias cidades do Brasil.

Os participantes tiveram a oportunidade de ter acesso a informações e discutir sobre vários temas.

Dentre eles, destacamos os seguintes assuntos: estratégias de manejo de doenças na cultura do milho; manejo de plantas daninhas e residual de herbicidas; biotecnologia - milho , manejo de resistência e micotoxinas; gargalos técnicos na cultura do milho; posicionamento de híbridos e cultivares; estratégias de controle das principais pragas da cultura do milho; perspectivas de mercado e biocombustíveis; fungos de solo; fisiologia da soja, sistema Santa Fé, entre outros.

Os participantes dos Encontros de Difusores possuem área privada no site para perguntas e respostas - Fórum -, que possibilita a troca de experiência entre os participantes e a equipe técnica da Pioneer.

Encontros de Difusores de Tecnologia 2007

Waldemar Moratelli Natanael Guillen Piccinin

Walter Paini ,d eT upãssi,P R; , de Alto Piquiri, PR; e , de Corbélia, PR, foram os vencedores do Concurso de Produtividade para o Desenvolvimento da Safrinha 2006 no Paraná. Eles, em agosto deste ano, estiveram visitando a sede da Pioneer em Des Moines, nos EUA. Os produtores tiveram a oportunidade de conhecer propriedades agrícolas na região, estações de pesquisa e produção, além da maior feira agrícola americana, o

O Concurso de Produtividade na Safrinha do Paraná premia aqueles produtores que se destacam pelos níveis de produtividade alcançados na safrinha, resultado de um conjunto de práticas adotadas, que engloba desde a seleção dos híbridos até a adoção das corretas práticas de manejo.

Agrônomos dos produtores premiados no concurso, jornalistas e produtores das cooperativas vencedoras receberam como prêmio uma viagem a Goiás, onde puderam conhecer a unidade de pesquisa e produção da empresa com sede em Itumbiara.

Farm Progress Show.

Pioneer lançou publicação com resultados acima de 10.0 kg/ha

EDITORIAL Daniel Glat - Diretor da Pioneer para América Latina rezados colegas, Começamos a plantar mais uma safra de verão sob um novo cenário econômico. Desta vez, os ótimos preços da soja e do milho confrontam-se com custos de insumos significativamente mais altos, puxados, em especial, pelos fertilizantes e glifosatos, e a ameaça da trajetória de queda do câmbio. Apesar da agricultura brasileira não estar , acredito que estamos num momento melhor do que nas últimas safras, principalmente se estivermos, de alguma forma, contra a queda do dólar.

Não podemos esquecer também das lições do passado, ter cautela e planejamento ante a tentação de crescimento desenfreado com novos e custosos investimentos.

A grande novidade para a cultura do milho no Brasil nesse momento é a aprovação formal, pela CTNBio, de dois tipos de , os milhos transgênicos com resistência a lagartas. Esses híbridos trarão grandes benefícios à milhocultura brasileira, principalmente com relação à lagarta do cartucho, , que é uma praga extremamente agressiva, requer de 1 a 4 aplicações de inseticida, dependendo da região, e ainda assim pode causar grandes perdas de produtividade e na qualidade de grãos.

Dependendo do andamento do processo de aprovação, esses híbridos já poderão ser comercializados na safra de 2008. E nós, da Pioneer, estamos preparados para isso. Finalmente os produtores brasileiros poderão fazer uso dessa excelente tecnologia, que já é utilizada, há muitos anos, por seus principais concorrentes, os produtores americanos e argentinos.

Muitos clientes e colegas têm me questionado, face à recente onda de aquisições no mercado Brasileiro de Sementes, quais serão as medidas tomadas pela Pioneer. A resposta é simples. Vamos continuar no mesmo caminho, o qual viemos seguindo nestes 10 últimos anos, ou seja, mantendo e acelerando os investimentos nos nossos programas e estações de pesquisas, em nossas equipes e unidades de produção de sementes, investindo e qualificando, cada vez mais, nossa força de vendas e nosso corpo técnico.

Manteremos os nossos valores, combinando nossas características mais próprias e marcantes, que são produtos da mais avançada genética, com nossa assistência técnica diferenciada. Desta forma, continuaremos contribuindo para que nossos produtores possam colher cada vez mais e melhor. Foi jogando dessa maneira que conquistamos enorme crescimento e aceitação no mercado Brasileiro de Sementes nessa última década e, assim, haveremos de continuar...

Desde que a Pioneer lançou o Boletim Informativo, há mais de 10 anos, tive a honra de poder escrever esse Editorial e dividir com milhares de colegas, produtores, técnicos e interessados, nossas perspectivas sobre o momento da agricultura brasileira. Porém, desde setembro de 2007, me encontro nos USA, onde durante alguns anos, farei parte da Diretoria Internacional da Pioneer. Sendo assim, a partir da próxima edição, o editorial ficará sob a responsabilidade do meu colega Roberto de Rissi, Engenheiro Agrônomo, PHD em genética e atual Presidente da Pioneer do Brasil. Rissi é profundo conhecedor da milhocultura brasileira e sua formação científica em muito contribuirá nesta nova fase que estamos vivendo no Brasil com a chegada do milho transgênico.

Todos vocês podem continuar a esperar e cobrar da Pioneer produtos e tecnologias cada vez mais adaptadas às necessidades do produtor brasileiro. Uma ótima safra para todos.

voando em céu de brigadeiro protegidos milhos Bt Spodoptera frugiperda

P PIONEER Multicanal

Fórum

Resultados de lavoura Materiais técnicos

Para dar continuidade aos encontros

Geração após Geração, em abril, foi disponibilizado no Portal Pioneer o Fórum Geração após Geração, mais um canal de contato da Pioneer com os jovens produtores líderes do agronegócio brasileiro. No Fórum, os participantes dos eventos discutem e postam suas dúvidas sobre práticas de administração rural, gestão da propriedade, sustentabilidade, biotecnologia, dentre outros assuntos.

Com a intenção de facilitar o acesso aos resultados de produtividade alcançados nas diversas regiões brasileiras, a página de resultados do Portal Pioneer foi completamente remodelada. Agora, além de visualizar resultados de Milho Verão e Soja, você também pode consultar os resultados de Milho Safrinha e Silagem e visualizar os resultados da safra passada.

Na área de Informações Técnicas do

Portal Pioneer, você encontra diversas informações sobre as principais práticas de manejo das culturas do milho e da soja. Os últimos lançamentos disponíveis para no são a Revista Tecnologias

(Parte 1 de 17)

Comentários