Safrinha - O que aprendemos com ela

Safrinha - O que aprendemos com ela

(Parte 2 de 17)

Aplicadas em Milho e a Revista Pioneer Responde Irrigação. Para receber nossos materiais técnicos em sua casa, sem custo algum, cadastre-se no Portal Pioneer () .

O Fale Conosco e o Pioneer ao Vivo ( ) são canais de contato direto com a nossa equipe, disponibilizados no Portal Pioneer, para que você possa esclarecer suas dúvidas e enviar seus comentários. Caso prefira, também pode entrar em contato conosco através do ou telefone 51 3719-7748 e falar com uma de nossas atendentes. É sempre um prazer atendê-lo.

download site w.pioneersementes.com.br chat online e-mail clientes@ pioneer.com

Resultados Milho VerãoResultados Milho Verão

Resultados SilagemResultados Silagem Resultados Milho Safrinha

Resultados SojaResultados Soja

Editor: Cláudio de Miranda Peixoto Jornalista Responsável: Hélio Etges, DRT-RS 5918Coordenação: Daniela Didoné

As solicitações de recebimento do Informativo Pioneer deverão ser feitas para a Unidade de Santa Cruz do Sul: A/C Informativo Pioneer, Rodovia BR 471, km 49 CEP 96.810-971 - Cx. Postal 1009 - Santa Cruz do Sul - RS - Fone: (51) 3719.70

Informativo da Pioneer Sementes Com distribuição gratuita para seus clientes Tiragem: 115 mil exemplares Novembro de 2007

A Pioneer recebeu o troféu Destaque/2007 A Granja do

Ano, concedido pela revista A Granja, como empresa destaque no setor de sementes.

O ato de entrega do prêmio contou com a presença de industriais, técnicos, autoridades e políticos de diversos Estados, e aconteceu por ocasião da Expointer, em Esteio, no dia 30 de agosto de 2007.

Carlos Hentschke, diretor de tecnologia da Pioneer , recebeu o troféu das mãos de Cesário Ramalho, presidente da Sociedade Rural Brasileira.

Administrar, gerenciar, comercializar, saber comprar e investir são palavras que farão mais do que nunca parte do nosso vocabulário. Pensando nisso, a Pioneer realizou 8 eventos inovadores durante os meses de maio, junho, julho e agosto de 2007. Estes eventos, denominados de Geração Após Geração, foram direcionados para um público específico, formado por jovens agrônomos, filhos de produtores, jovens empresários que recém assumiram ou estão assumindo ou dividindo a responsabilidade de conduzir os negócios da família e que estão interessados em aprimorar os seus conhecimentos.

Pioneer lança novas cultivares de milho e soja ®

* Marca registrada utilizada sob licença da Monsanto Company

Após os lançamentos de híbridos da safra passada, 32R48 e 32R22, dois materiais superprecoces, a Pioneer está trazendo para esta próxima safra mais 3 híbridos de milho: ,e .

O híbrido é indicado, especialmente, para o mercado de safrinha porque apresenta como principal característica a elevada tolerância às doenças que ocorrem durante essa estação de cultivo, além da alta estabilidade produtiva sob condições de estresse ambiental, tão comum durante a segunda safra. Já os híbridos e são materiais indicados para a região Sul do Brasil, incluindo, em especial, os estados do RS, SC e PR e que apresentam como característica principal o elevado potencial produtivo.

Também na soja, as novidades continuam. Após os lançamentos, na safra passada, das cultivares de soja P98Y11 e P98Y51 com o gene Roundup Ready* e com tolerância ao Nematóide do Cisto, a Pioneer lança para a safra 2008 mais uma cultivar, a . Dotada de alto potencial produtivo e estabilidade, a representa a mais nova geração de cultivares resistentes ao Roundup Ready em combinação a resistência ao Nematóide do Cisto.

A apresenta alta estabilidade nas regiões produtoras de soja do cerrado brasileiro. É resistente ao Cancro da Haste, Mancha Olho-de-Rã, Pústula Bacteriana e Oídio. É moderadamente resistente a Doenças de Final de Ciclo. Além dessas características, a possui boa resistência ao acamamento e grande capacidade de engalhamento, necessitando de um menor número de plantas por hectare para se obter altos índices de produtividade.

A pertence ao grupo de maturação 8.7 e, desta forma, vem para complementar as duas cultivares lançadas anteriormente, a P98Y11 e P98Y51, que apresentam grupo de maturação 8.1 e 8.5, respectivamente.

Com mais esses lançamentos de milho e soja, a Pioneer aumenta as possibilidades de combinação, elevando a segurança e a estabilidade das lavouras de todo o Brasil.

30S31 30B30 30B39 30S31

30B30 30B39

P98Y70

P98Y70 P98Y70

P98Y70

P98Y70

Pioneer é líder do ano no setor de sementes

Foto: arquivo

Cliente

Foto: arquivo

Cliente

Foto: arquivo

Cliente

O Concurso de Produtividade para o Desenvolvimento da Safrinha no Paraná premia aqueles produtores que se destacam pelos níveis de produtividade alcançados na safrinha, resultado de todo um conjunto de práticas adotadas, que engloba desde a seleção dos híbridos até a adoção das corretas práticas de manejo

Natanael Guillen Piccinin, de Alto Piquiri, PR, também foi um dos ganhadores do concurso de produtividade. Assistido pelo Engenheiro Agrônomo Diego Surjus Cavalhierie, da Cooperativa CVale, Natanael planta 150 alqueires de soja no verão, e 130 de milho safrinha e 20 de feijão no inverno.

Desde que iniciou o plantio de milho safrinha, Natanael planta Pioneer, e vem obtendo ótimos resultados. Ganhou o concurso com a colheita de 389 sc/alq com o plantio dos híbridos , e . As sementes foram tratadas com inseticidas do grupo dos neonicotinóides para a proteção contra insetos sugadores e plantadas na densidade de 6.300 pl/ha com o espaçamento de 80 cm entre linhas. A adubação utilizada foi de 600 kg/alq de 8-20-20 na base.

Sobre a viagem, Natanael impressionou-se com a estrutura da Pioneer e o cuidado com a produção das sementes até que estas cheguem às mãos do produtor. Perguntado sobre o segredo do sucesso na safrinha, Natanael respondeu que "o sucesso começa pela escolha do híbrido".

Walter Paini, de Corbélia, PR, foi o ganhador do concurso na Cooperativa Copacol.

Assistido por André Luiz Prediger, Paini planta 250 alqueires de soja e 31 alqueires de milho no verão, e 250 alqueires de milho safrinha e 31 alqueires de trigo no inverno.

Os filhos Wagner e Jeferson ajudam a tocar a propriedade. Paini planta Pioneer há cinco anos e está muito satisfeito com os resultados que vem obtendo. Venceu o concurso com a produtividade média de 346 sc/alq com o plantio dos híbridos , e . O plantio foi feito com o espaçamento de 90 cm, na densidade de 62.200 pl/ha com a adubação de 600 kg/alq de 12-15-15 na base.

A viagem que ganhou como prêmio, segundo Paini, "foi a realização de um sonho".

Walter se impressionou com a beleza das lavouras americanas, mas ressalta que "temos que valorizar nossa terra, que também é fértil e capaz de altas produtividades".

Ao revelar qual o segredo do sucesso da safrinha, Paini afirmou que o importante é "acreditar e investir. Plantar o híbrido correto e não plantar somente por plantar e, sim, confiando que vai dar certo".

3021 30F98 30K75

GENTE QUE PLANTA PIONEER®GENTE QUE PLANTA PIONEER® Waldemar Moratelli

30P70 30K75

, de Tupãssi, PR, foi um dos vencedores do Concurso de

Produtividade para o Desenvolvimento da Safrinha no Paraná. Moratelli é assistido pelo Engenheiro Agrônomo Rodrigo Lira, da Cooperativa Copacol, e trabalha com seu irmão e sócio, Sérgio Luis Moratelli, e com os filhos Eduardo, Cláudio Alexandre e Marcelo Luis.

(Parte 2 de 17)

Comentários