Provas do vestibular dia 2

Provas do vestibular dia 2

(Parte 1 de 7)

1. Este Caderno contém 4 questões, sendo 40 questões, todas de múltipla escolha (numeradas em algarismos arábicos) e 04 discursivas (numeradas em algarismos romanos). Confira a numeração das questões e o número de páginas, antes de responder a prova. Em caso de falhas na impressão ou falta de alguma questão, solicite imediata substituição do Caderno.

2. Cada questão de múltipla escolha contém apenas uma alternativa correta.

3. Preencha, na folha de respostas (Folha de Leitura Óptica), o espaço correspondente à alternativa escolhida, utilizando caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

4. Não é permitida a utilização de nenhum material de consulta que não seja o fornecido pela COMPROV. 5. Durante a prova o candidato não deverá levantar-se ou comunicar-se com outros candidatos.

6. A duração da prova é de quatro horas, já incluído o tempo destinado ao preenchimento da Folha de Leitura Óptica. 7. O candidato será avisado de que o tempo de prova estará chegando ao final, quando faltarem 30 minutos.

8. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes nas presentes instruções ou na folha de respostas poderá implicar na anulação da prova do candidato.

VESTIBULAR 2008

2o DIA - 17/ 12 / 2007

2a ETAPA

VESTIBULAR —2008 COMPROV

BIOLOGIA VESTIBULAR 2008

01 COMPROV

01 - As funções do sistema servoso baseiam-se na atividade coordenada de dezenas de bilhões de neurônios, mediando desde funções primitivas, como reações reflexas a estímulos simples do ambiente, até a complexa percepção do meio externo, mecanismos de atenção e o controle de movimentos delicados e precisos.

Analise as afirmativas abaixo:

I) O sistema nervoso compreende o sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e a medula espinhal e o SNP é formado pelo sistema nervoso autônomo (SNA) e sistema nervoso somático (SNS). Por sua vez o SNA compreende o SNA simpático e SNA parassimpático cuja neurotransmissores são a noradrenalina (NA) e a acetilcolina (Ach), respectivamente. I) A maioria das células animais possui receptores para os neurotransmissores autônomos; para a Ach os subtipos de receptores são muscarínicos e nicotínicos, enquanto que para a NA os tipos de receptores são α e β. A partir da interação agonista/receptor é que a transmissão nervosa autonômica se estabelece; no coração, por exemplo, a NA promove o aumento da freqüência cardíaca e a força de contratilidade do órgão; já na musculatura lisa dos brônquios, os adrenégicos promovem o relaxamento. I) As vias metabólicas de síntese e degradação dos neurotransmissores são bem conhecidas. A Ach é sintetizada nos neurônios a partir dos precursores acetil-CoA, produto do metabolismo oxidativo, e a colina, captada do meio extracelular através de um transportador de membrana dependente de sódio; a colina-acetil-transferase cataliza a síntese e a acetilcolinesterase promove a hidrólise da Ach resultando em colina e acetato. IV) As sinapses são zonas de comunicações entre uma célula nervosa e a célula seguinte em uma cadeia funcional. São conhecidos dois tipos básicos de sinapses: químicas e elétricas. Na primeira, a transmissão da comunicação depende de mediador químico endógeno que age sobre a célula seguinte da cadeia; na segunda, a comunicação se dá pela passagem direta de corrente elétrica de uma célula para outra.

a) I, I, I e IV. b) I, I e IV. c) I e Id) I e IV. e) I e I.

Estão corretas as afirmativas: 02 - Analise o esquema ao lado.

Com base na análise do esquema ao lado e nos seus conhecimentos, podemos afirmar que:

I) 1 representa os decompositores; durante esse processo emitem CO2 na atmosfera. I) 2 representa os vegetais, cabendo-lhes a função restrita de retirar o CO2 atmosférico.

I) 3 representa os vegetais que retiram o CO2 atmosférico e fornecem O2. IV) 4 representa a combustão, processo primitivo de emissão do CO2 atmosférico. V) 5 representa a fotossíntese, forma ingênita de remoção de CO2 atmosférico.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, I e V. b) I, IV e V. c) I, I, IV e V. d) I, I e IV. e) I e IV.

atmosfera CO2

2 1 alimento fermentação respiração

Organismos mortos e detritos Carvão e Petróleo

05 – Sobre a problemática ambiental vigente, suas causas, conseqüências e propostas para reduzi-las, analise as assertivas:

I) O Gás carbônico (CO2) é um dos responsáveis pela ocorrência do “efeito estufa” e o aumento da concentração desse gás na atmosfera tem como conseqüência a diminuição do potencial hidrogeniônico (pH) dos oceanos. I) O Protocolo de Kyoto determinou que os países desenvolvidos reduzissem suas emissões dos gases do efeito estufa (GEE) e criou o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e a Redução Certificada de Emissão (RCE) com o intuito de viabilizar o desenvolvimento sustentável. I) A intensificação do aquecimento global é conseqüência de ações humanas, com destaque para a queima de combustíveis fósseis e da devastação das florestas por meio de queimadas e desmatamentos. IV) O gás carbônico atua no degelo da Antártida uma vez que participa na formação de substâncias ácidas e estas interagem com o gelo provocando o seu derretimento. V) O aquecimento da água dos oceanos leva à diminuição da população de zooplâncton em algumas regiões. Esses organismos aquáticos têm importância como indicadores da qualidade de água respondendo às modificações do ambiente como as que ocorrem por ação de poluentes químicos.

O número de assertivas corretas é: a) 2. b) 1. c) 4. d) 3. e) 5 .

06 - Sobre o sistema urinário, responsável pela filtração do sangue e eliminação de substâncias tóxicas, marque a alternativa INCORRETA:

a) Os néfrons estão localizados na medula renal e são formados por estruturas glomerulares que representam as bolsas de coleta da urina. b) A filtração do sangue ocorre na porção mais periférica dos rins, o córtex renal, enquanto a coleta da urina formada se dá na medula renal, estrutura localizada internamente ao córtex. c) A bexiga urinária apresenta músculo na sua constituição e localiza-se, nos homens, à frente do reto, e nas mulheres, em proximidade com o útero. d) O sangue chega ao rim pela artéria renal e esta se ramifica formando arteríolas que irão fazer parte da estrutura do glomérulo. e) O filtrado glomerular sofre reabsorção no túbulo contorcido proximal através de um processo ativo com gasto de energia.

VESTIBULAR 2008

02 COMPROV

03 - A contaminação das águas apresenta conseqüências devastadoras. Um terço da humanidade vive em estado contínuo de doenças ou debilidades, resultante da impureza das águas. O excesso de nutrientes nas águas, provocando desequilíbrio nos ecossistemas, é denominado de:

a) feedback ou retroalimentação, processo de regulação metabólica em que o produto final atua como inibidor ou indutor de uma cadeia de reações químicas. b) eutroficação, que é um aumento exagerado na concentração de nutrientes no ambiente, geralmente causado pelo lançamento de esgotos domésticos. c) amonificação, que representa um processo natural de produção da NH3 a partir da contaminação do ambiente resultante da eliminação bacteriana.

d) compostagem, resultante, principalmente, da decomposição e fermentação de produtos orgânicos, como o lixo domiciliar. e) poluição térmica, que resulta no aquecimento das águas naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais elétricas, usinas nucleares, refinarias siderúrgicas e indústrias diversas.

04 - Chamado de mal do século e classificado como um dos principais vilões da vida moderna, o estresse é cada vez mais freqüente e atinge a população de forma indistinta. Analise as assertivas:

I ) A resposta que o organismo elabora frente às situações de estresse se fundamenta na liberação de adrenalina, um hormônio produzido pela glândula supra-renal, que, quando liberado em excesso, determina alterações que refletem o sofrimento do organismo. I) As situações de estresse podem elevar a pressão arterial e os batimentos cardíacos, provocar sudorese, palidez, elevação do açúcar no sangue, dor de estômago, irritabilidade, insônia, dor de cabeça e dificuldade de concentração. I) O estresse provoca alterações no metabolismo celular e dessa forma pode favorecer o desenvolvimento de células tumorais (neoplasias malignas) principalmente por comprometer o funcionamento adequado do sistema imunológico. IV ) Embora sejam muitos os aspectos negativos relacionados ao estresse, este aumenta a liberação dos hormônios do crescimento e da tireóide e dessa forma é útil no desenvolvimento saudável do indivíduo. Estão corretas:

a) I, I e IV. b) I, I e IV. c) I, I e I. d) I e I. e) I, I, I e IV.

08 - As origens do que se denominam atualmente tecnologias do DNA recombinante, podem ser levantadas até os experimentos iniciais envolvendo a transformação bacteriana, usados para se estabelecer o papel do DNA como material genético. Portanto, o termo tecnologia do DNA recombinante abrange uma ampla variedade de técnicas e estratégias moleculares.

No desenvolvimento das metodologias de manipulação dos ácidos nucléicos, considere as assertivas:

I) As tecnologias do DNA recombinante incluem qualquer técnica de genética molecular usada para a construção in vitro, análise e propagação in vivo (clonagem) de moléculas de DNA recombinante.

I) A sofisticação atual das técnicas de TDR foi possibilitada, por sua vez, com o isolamento, caracterização e utilização de certas proteínas e enzimas que desempenham papéis vitais in vivo na biologia molecular normal da célula.

I) As técnicas básicas de engenharia genética não consideram o isolamento de plasmídeos bacterianos autoreplicantes como vetores de clonagem, por isso se tornaram sofisticadas.

IV) O isolamento de enzimas polimerases, para a síntese de moléculas de DNA e RNA, desempenhou importante papel no desenvolvimento das técnicas do DNA recombinante.

V) Todos os métodos de extração de ácidos nucléicos requerem lise física ou bioquímica das paredes celulares e membranas, bem como a inativação, degradação e/ou inibição de nucleases.

A alternativa que reúne a(s) assertiva(s) corretas(s) é:

a) V. b) I e I. c) I e II. d) IV. e) I.

VESTIBULAR 2008

03 COMPROV

07 - A habilidade do homem para perceber o ambiente está na dependência de estruturas especializadas, as células sensoriais e os órgãos dos sentidos. Acerca do sistema sensorial, analise as assertivas.

I) Os exteroceptores são capazes de captar ondas sonoras e são localizados na cóclea, sáculo e utrículo do ouvido médio.

(Parte 1 de 7)

Comentários