Apostila de aeroportos

Apostila de aeroportos

(Parte 1 de 10)

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil

Apostila de

Aeroportos 2010

Programa de Educação Tutorial – PET

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil

Apostila de Aeroportos

Lenise Grando Goldner

Colaboração dos Bolsistas PET:

Juliana Vieira dos Santos Valmir Cominara Junior

Aeroportos

Apostila de Aeroportos

AULA 01  11 
1. Introdução à Organização do Transporte Aéreo  11 
1.1.  Espaço Aéreo  11 
1.2.  Princípios Gerais  11 
1.3. Organizações Internacionais de Regulamentação da Aviação Civil  12 
1.3.1. Internacional Civil Aviation Organization  – ICAO  12 
1.3.2. Internacional Air Transport Association ‐ IATA  12 
1.3.3. Federal Aviation Administration ‐ FAA  13 
1.3.4. Ministério da Aeronáutica do Brasil  13 
1.3.5. Comando da Aeronáutica do Brasil ‐ COMAER  13 
1.3.6. Agência Nacional de Aviação Civil ‐ ANAC  13 
1.4. Legislação Nacional e Internacional  14 
1.5. Evolução do Transporte Aéreo Regular No Brasil  14 
1.5.1. Período de 1927 a 1939  14 
1.5.2. Período de 1939 a 1959  14 
1.5.3. Período de 1961 a 1968  15 
1.5.4. Período de 1969 a 1980  15 
1.5.5. Período de 1981 a 1989  15 
1.5.6. Período de 1988 a 1998  15 
1.5.7. Período de 1998 a 2004  15 
1.5.8.  Período de 2005  16 
1.5.9.  Período de 2006  16 
1.5.10.  Período de 2007  17 
AULA 02  18 

1. Composição de Peso e Desempenho em Cruzeiro...................................................................... 18

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1.1.  Definições  18 
1.1.1.  Limitantes estruturais  18 
1.1.2.  Limitantes operacionais  19 
1.2. Definições dos Pesos, Segundo Manuais do Airport Planning (Boeing 747 – 1984)  19 
1.3.  Desempenho em Cruzeiro  19 
1.4.  Pontos Notáveis  21 
2.  Nomenclatura Utilizada 21 
3.  Classificações  23 
3.1.  Segundo a 1019  23 
3.2.  Operacional  23 
3.2.1. Pista de Pouso por Instrumentos  23 
3.2.2. Pista para Pouso sem Instrumentos  24 
3.3.  ICAO  24 
AULA 03  26 
1. Introdução à Mecânica de Locomoção do Avião  26 
1.1.  O Avião  26 
1.2.  Componentes  26 
1.3. Noções de Mecânica de Vôo  28 
1.3.1.  Aerofólios  29 
1.3.1.1. Forças que atuam sobre a superfície de um aerofólio  29 
1.3.1.2. Elementos do Aerofólio e do Seu Perfil  31 
1.3.1.3. Quantidade das Forças que Atuam em um Aerofólio  31 
1.3.2. Forças que Atuam no Avião  34 
1.3.2.1.  Eficiência Aerodinâmica  34 
1.3.2.2. Força de Tração e Potênica Necessária ao Vôo  35 
1.3.2.3.  Estol  36 

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1. Dimensionamento do Comprimento De Pista  38 
1.1.  Comprimento de Pista  38 
1.2.  Definições  39 
1.3. Comprimento de Pista Balanceada  40 
1.3.1.  Decolagem sem Falha  40 
1.3.2.  Conclusões  40 
1.4. Comprimento da Pista para Pouso  40 
1.5.  Procedimento de Subida  41 
2. Determinação do Comprimento de Pista Necessário – Desempenho na Decolagem  41 
2.1. Determinantes do Comprimento de Pista  41 
2.2. Fatores que Determinam o Comprimento de Pista para Decolagem  43 
2.3. Comprimento de Pista a Ser Construído  43 
3. Fatores de Correção (segundo ICAO)  48 
4.  Nomenclatura Conhecida  48 
5. Pistas de Pouso / Decolagem  49 
5.1. Código de Referência do Aeródromo  49 
5.2. Largura da Pista de Pouso / Decolagem  50 
AULA 05  51 
1.  Configuração Do Aeroporto  51 
1.1. Configuração de Pistas de Pouso:  51 
1.1.1.  Objetivos do Planejamento  51 
1.2.  Orientação de Pistas  51 
1.2.1. Determinação Gráfica da Orientação da Pista  52 
1.3. Quantidade de Pistas de Pouso e Decolagem  58 
1.4.  Capacidades Horárias Estimadas  58 
1.5. Configuração de Pistas – Comparação  58 

1.6. Pistas de Táxi ........................................................................................................................... 59

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1.6.1.  Objetivos do Planejamento  59 
1.6.2.  Pista de Táxi‐Saída  59 
1.7.  Pátios de Espera  60 
1.8. Evolução do Sistema de Pistas de Táxi  60 
1.9. Localização da Área Terminal / Pátio de Aeronaves  60 
1.9.1.  Objetivos de Planejamento  60 
1.9.2. Fatores que influenciam a localização da Área Terminal  60 
1.9.3. Localização de Instalações da Área Terminal  61 
2.  Outras Instalações  63 
2.1.  Infra‐estrutura de Apoio  63 
AULA 06  68 
1. Escolha De Sítio Aeroportuário  68 
1.1.  Objetivo  68 
1.2. Etapas do Processo de Escolha  68 
1.3. Fatores que Influenciam Dimensões do Aeroporto  68 
1.4. Estudo de Escritório de Possíveis Alternativas  68 
1.4.1. Critérios Básicos de Localização  68 
1.5. Metodologia de Escolha de Sítio Aeroportuário  69 
AULA 07  74 
1.  Plano Diretor Aeroportuário  74 
1.1.  Características Gerais  74 
1.1.1.  Seqüência de Fases  74 
1.2.  Informações Básicas  74 
1.3.  Estudos Preliminares  75 
1.3.1. Estudo da demanda do Transporte Aéreo  75 
1.3.2. Estudo da Capacidade da Infra‐estrutura Aeroportuária  75 

1.4. Escolha do Local ...................................................................................................................... 76

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1.4.1.  Estudo de Gabinete  76 
1.4.2.  Pesquisas de Campo  76 
1.4.3. Avaliação Final e Seleção  76 
1.5. Planejamento Geral do Aeroporto  76 
1.6.  Impactos  77 
1.6.1.  Sociais  77 
1.6.2.  Econômicos  77 
1.6.3.  Ambientais  77 
1.7. O Plano Diretor de acordo com as Normas da Icao  82 
1.7.1.  Demanda de Tráfego  85 
1.7.2. Crescimento de Passageiros e de Aeronaves (doméstico e internacional)  85 
1.8. Estrutura do Relatório sobre o Plano Diretor  87 
AULA 08  89 
1. Plano de Zona de Proteção de Aeródromo  89 
1.1.  Legislação Internacional  89 
1.2.  Legislação Brasileira  89 
1.3. Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo  89 
1.4. Plano Específico de Zona de Proteção de Aeródromo  89 
1.5. Plano de Zona de Proteção de Aeródromo  90 
1.6.  Faixa de Pista  90 
1.7.  Área de Aproximação  91 
1.8.  Área de Decolagem  92 
1.9.  Área de Transição  92 
2.  Área Horizontal Interna  94 
2.1.  Área Cônica  95 
2.2.  Área Horizontal Externa  96 

2.3. Requisitos para Elaboração do Pbzpa ................................................................................... 100

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2.3.1. Tipo de operação do aeródromo  100 
2.3.2.  Código da pista  100 
AULA 09  101 
1. O Terminal de Passageiros  101 
1.1. Funções Básicas do Terminal  101 
1.2. Concepções Básicas de um TPS  101 
1.2.1.  Forma do Terminal  101 
1.2.2.  Nível do Processamento  101 
1.3. Fluxos no Terminal de Passageiros  102 
1.3.1. Demanda do Transporte Aéreo  102 
1.3.2. Dimensionamento do TPS (Doméstico/Internacional)  102 
1.4.  Principais Componentes Operacionais  102 
1.4.1.  Embarque  102 
1.4.2.  Desembarque  102 
1.4.2.1.  Trânsito 103 
1.4.2.2.  Índices e Áreas  103 
1.4.3.  Parâmetros de Interesse  103 
1.4.4.  Perfil do Passageiro  103 
1.5.  Bibliografia  103 
AULA 01  124 
1.  Pavimento De Aeroportos  124 
1.1.  Dimensionamento de Pavimentos  124 
1.2.  Conceitos Fundamentais  124 
1.3. Características das Aeronaves: Tipos de Trem de Pouso  125 
1.4.  Mecânica dos Pavimentos  125 
1.5.  Dimensionamento de Pavimentos  126 

1.6. Determinação da Equivalência de Partidas Anuais para a Aeronave de Projeto .................. 126

Aeroportos

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1.7. Dimensionamento e Pavimento Flexível  130 
1.7.1.  Camadas do Pavimento  130 
1.7.2. Dados a Serem Considerados no Projeto  130 
1.8. Expessura Mínima da Base  131 
1.9. Tabelas de Equivalência para projeto de reforço  131 
1.10. Pavimentos para Aeronaves Leves  137 
1.1. Dimensionamento dos Pavimentos Rígidos  139 
1.12. Dimensionamento dos Pavimentos Rígidos  143 
1.13. Tamanho de Juntas de Placas sem Sub‐Base Estabilizada  147 
1.14. Tamanho de Juntas de Placas com Sub‐Base Estabilizada  147 
1.15. Exercício de Dimensionamento de Pavimento Flexível  149 
AULA 02  150 
1.  Drenagem em Aeroportos  150 
1.1. As Áreas dos Aeroportos  150 
1.2.  Funções da Drenagem  150 
1.3. Estimativa da Água de Escoamento das Chuvas  150 
1.4.  Método Racional  150 
1.5.  Operação do Método  150 
1.6.  Fórmulas Utilizadas  151 
1.7. Exercícios de Drenagem – Método Racional  155 
AULA 03  162 
1. Sinalização Horizontal de Pista  162 
1.1.  Tipos de Sinalização  162 
1.2. Pista de Pouso e Decolagem  162 
1.3. Tipos de Sinalização de Pista de Rolamento ou Táxi  173 
1.4. Exercício – Sinalização Horizontal de Pista P/D 177 

Aeroportos

Apostila de Aeroportos

1. Acessos Terrestres e Estacionamentos  180 
Brasileiros  180 
1.2.  Introdução  181 
1.3. Composição da Amostra do Estudo  183 

1.1. Parâmetros para o Dimensionamento dos Estacionamentos de Automóveis em Aeroportos

Salgado Filho  184 
1.5. Taxas de Utilização dos Estacionamentos  190 
1.6. Modelos de Regressão Linear para os Aeroportos  190 
1.7.  Conclusões 191 
1.8.  Referências Bibliográficas  193 
AULA 05  195 

1.4. Escolha Modal e Demanda de Autos nos Estacionamentos dos Aeroportos Hercílio Luz e 1. Heliportos e helipontos ............................................................................................................. 195

Aula 01 – Aeroportos

Apostila de Aeroportos 11

AULA 01

1. Introdução à Organização do Transporte Aéreo 1.1. Espaço Aéreo

• Primeiras controvérsias: ascensões de balões (Paris-1784) Século XIX – debates: 1903 Æ Irmãos WRIGHT – Colocam em vôo um engenho mais pesado do que o Ar. 1906 Æ SANTOS DUMONT – França – Primeiro Aeroplano.

1919 Æ Paris – Convenção para regulamentação da navegação aérea. 1927 Æ Iniciou-se a aviação comercial brasileira. 1928 Æ Sobre aviação comercial. 1929 Æ Varsóvia – Sobre unificação de regras do transporte aéreo internacional. 1933 Æ Roma – Sobre unificação de regras sobre apreensão cautelar de aeronaves. 1944 Æ Chicago – Sobre aviação civil internacional. Convenção mais importante. 1941-1945 Æ 2ª Guerra Mundial

1948 Æ Genebra – Reconhecimento internacional de direitos em aeronaves de transporte aéreo.

1952 Æ Roma – Sobre danos de aeronaves estrangeiras à terceiros, na superfície. 1958 Æ Genebra – Sobre direito internacional em alto-mar. 1961 Æ Guadalajara. 1963 Æ Tókio – Seqüestros. 1970 Æ Hague - Seqüestros 1971 Æ Montreal – Seqüestros. 1.2. Princípios Gerais

• Princípio fundamental Æ Soberania sobre espaço aéreo.

• Espaço Aéreo Æ Acima do território do país e respectivas águas jurisdicionais.

• Cinco Liberdades do Ar:

Aula 01 – Aeroportos

Apostila de Aeroportos 12

1. Uma aeronave tem direito de sobrevoar um outro país, sem pousar, contanto que o país sobrevoado seja notificado antecipadamente e aprove o sobrevôo (Passagem inocente).

2. Uma aeronave civil de um país tem o direito de pousar em outro país por razões técnicas, tais como abastecimento ou manutenção, sem proceder a qualquer tipo de serviço comercial neste ponto de parada (Parada Técnica).

3. Uma empresa aérea tem o direito de carrear o tráfego de seu país de registro para outro.

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