Endireite as Costas

Endireite as Costas

(Parte 7 de 7)

Aeróbicos - São os exercícios que permitem aumentar o consumo de oxigênio. O fundamental para a melhoria da resistência orgânica é forçar a participação do coração e do pulmão. Não é o exclusivo aumento da massa muscular o fator principal nesse processo.

Escolha o exercício que você preferir, tendo em mente o seguinte: o benefício que ele irá proporcionar ao seu organismo está na dependência do tipo, da duração e do esforço empregado na sua execução. Veja os exercícios seguintes:

- correr 1.600 metros em menos de 8 minutos; - nadar 600 metros em menos de 15 minutos;

- andar de bicicleta 8.0 metros em menos de 20 minutos;

- correr no mesmo lugar durante 12 minutos e 30 segundos;

- jogar basquetebol durante 35 minutos.

Todos são exercícios equivalentes, pois todos elevam a pulsação acima de 150 ou mais batimentos por minuto. O efeito benéfico do treinamento já começa, aproximadamente, após cinco minutos do início do exercício.

Anaeróbicos - Exercícios que exigem exagerada quantidade de oxigênio. Assim é a corrida rápida num curto trajeto, tal como a corrida no tênis para pegar a bola na rede, a corrida para pegar um ônibus. São exercícios que exigem muito oxigênio em curto espaço de tempo. Tais exercícios, se são importantes para os atletas aumentarem sua velocidade, não são, contudo, exercícios adequados para melhorar a resistência orgânica.

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