Delphi Aplicado Módulo 1A

Delphi Aplicado Módulo 1A

(Parte 1 de 9)

Delphi Aplicado- by Jurandir A. Pellin ( e-mail:delphiewb@gmail.com ) 1

O obejtivo deste material é ser “ práticio” e “objetivo “ Exemplos desta apostila estão baseados no Delphi 6 e 7

Desde que a primeira versão do Delphi foi lançada, em 1995, esta ferramenta tem se mostrado como a melhor escolha no desenvolvimento para Windows. Numa relação com outros ambientes de programação, podemos dizer que o Delphi tem o poder do C++, e a facilidade do Visual Basic.

A principal vantagem do Delphi está na linguagem usada, Object Pascal, que é uma evolução do Pascal padrão. O Pascal surgiu no final dos anos 60 e, até hoje, é usada como uma das primeiras linguagens de programação para estudantes de computação.

Em 1984, a Borland lançou o Turbo Pascal, que se firmou como o melhor compilador de Pascal do mercado e, a partir de então, passou a incluir novos recursos nesta linguagem, como Units e Objetos, até a ascensão do Windows, quando foi lançado o Turbo Pascal for Windows e, depois, o Borland Pascal, cuja linguagem é considerada a primeira versão da Object Pascal.

Na sua atual versão, usada pelo Delphi, a Object Pascal é uma linguagem poderosa, sólida e respeitada, sem perder sua peculiar facilidade.

No Delphi, a criação de aplicativos começa com a montagem de componentes em janelas, como se fosse um programa gráfico, o usuário também pode utilizar componentes desenvolvidos por terceiros ou criar seus próprios componentes.

O Delphi vem com todas as ferramentas necessárias para a criação de bancos de dados dBase e Paradox, além de uma versão do Interbase, permitindo a criação de aplicativos com banco de dados sem a necessidade de aquisição de outro programa. O Delphi também tem acesso a bases de dados como Foxpro, Access, InFormix, SYBASE, Oracle, SQL Server e DB2, além de qualquer outro banco de dados para Windows compatível com ODBC.

“ A imaginação é mais importante que o conhecimento – Albert Einstein “

Delphi Aplicado- by Jurandir A. Pellin ( e-mail:delphiewb@gmail.com ) 2

É difícil programar ?

Todos podemos, porém precisamos ?querer?. Nem todas as pessoas possuem a tendência e serem programadores, contudo programar com Delphi é super fácil e você também conseguirá.J

O que é um programa ?

comerUm programa tornará suas ?rotinas? de trabalho mais práticas. O programador

São ordens em forma de código da linguagem Delphi dadas ao computador para que ele realize de forma estruturada e lógica o que lhe for pedido.Ex: Você trabalha, certo ? , ganha um salário ??? , paga seus fornecedores ( supermercado, restaurante etc ) , se não pagá-los não terá o que ?ordenará? ao programa fazer determinadas tarefas em determinada seqüência lógica. É uma definição sintetizada.

O que é um programador de computador ?

Programador de computador é a pessoa que possui conhecimentos de uma linguagem, neste caso Dlephi, de lógica, análize e estruturamento - basicamente. Todos somos ?programadores?, todos os dias temos rotinas que devem ser cumpridas com uma determinada seqüência lógica. O programador de computador ?digita linhas de código? para criar um programa.Ex: Cadastrar clientes, transportadoras etc

O que é um programa fonte ?

Programa é o código fonte digitado/criado pelo programador. O código fonte fica sempre em poder do seu criador ?o programador?. Não é comum vender o programa fonte ( o segredo do seu negócio ) para seu cliente - cada caso é um casoJEx: Programa de Cadastro de Clientes, programa de Cadastro de Fornecedores ( programa ou módulo ).

Quando meu programa está pronto, o que venderei ?

No caso do Delphi, quando o programa estiver pronto basta copiar o programa com a terminação ?.exe?,as ?tabelas? que contem os dados e instalar oBDEna máquina do seu cliente..

O que é um sistema ?

Um sistema é composto de vários programas ou arquivos. Minha empresa possui um sistema para ?folha de pagamento?. Neste sistema existem vários outros módulos ( programas ) que interagem entre si e as vezes são transparentes para o usuário.Ex: Uma empresa tem um ?diretor? ( programa_mestre.exe ), e este possui ?vários funcionários? ( módulos, programas ) que trabalham para esta empresa.

“ A religião sem a ciência é cega, a ciência sem a religião é inútil – Albert Einstein “

Delphi Aplicado- by Jurandir A. Pellin ( e-mail:delphiewb@gmail.com ) 3

Adquira o software DelphiJ Instale o Delphi no seu computadorJ

R Como criar um programa ou sistema em Delphi?

Digite o código do programador que é composto por ordens escritas com a linguagem Delphi juntamente com uma determinada lógica dizendo para o programa fazer alguma determinada tarefa.

Compile (Ctrl F9). O processo de compilação é deve ser realizado para converter o código fonte ( seu segredo de programador ) de forma que o computador possa interpretá-lo e carregá-lo na memória ram ( mostrar na tela ). O usuário não será capaz de ver o código fonte ( ver o segredo ) do programa, somente usar o programa.

Veja a interpretação de um programa:

?programou? detalhadamente custos do projeto etcIsso também pode ser considerado ?um
ótima qualidadese ... se... lógica ). Tudo dentro de uma seqüência lógica e criteriosa.

Você já fez alguma casa, ou não ? Se já, também teve que fazer ?um projeto? para esta, também programa? ( se usar material de qualidade inferior poderá ter problemas, se usar material de

?Programar? está em nosso meio todos os dias, assim sendo, podemos ?todos? nos considerar desenvolvedores, pois, pensamos e analizamos tudo dentro de uma ordem lógica.

De acordo com fontes obtidas na InternetNa antiga Grécia, Delfos foi uma cidade sagrada

R Origem do nome Delphi = Delfos localizada nas encostas do Monte Parnasso, onde Apolo possuía um templo e ditava oráculos pela boca de Pitia. Escavações realizadas, desde o final do século passado, levaram à descoberta dos templos de Apolo e de Atena, tesouros, obras de arte e estátuas que fazem de Delfos um dos mais ricos da Grécia. Em inglês a palavra Delfos é escrita Delphi.J

"Faça as coisas o mais simples que puder, porém não se restrinja às mais simples."

Delphi Aplicado- by Jurandir A. Pellin ( e-mail:delphiewb@gmail.com ) 4

R Tela padrão do Delphi 6.0

Após ter aberto oDelphi será mostrado um Formulário padrão, object inspector, aba das propriedades e eventos.

Para alternar entre o editor de código fonte, pressioneF12, para voltar para o formulário pressione F12. Para alternar para as propriedades e eventos pressione F11.

Form1 é o nome do formulário padrão atribuído pelo Delphi. Aba/paleta de propriedades.

Paleta de eventos.

Componentes.

Delphi Aplicado- by Jurandir A. Pellin ( e-mail:delphiewb@gmail.com ) 5 R Tela padrão do Delphi 7.0

Delphi Aplicado- by Jurandir A. Pellin ( e-mail:delphiewb@gmail.com ) 6

R Tela padrão do Delphi 2005 Apenas para dar um idéia do novo Delphi, pois os exemplos desta apostila são baseados no Delphi 6 e 7.

Delphi Aplicado- by Jurandir A. Pellin ( e-mail:delphiewb@gmail.com ) 7

"Disponível no mercado desde 1995, quando foi lançada sua primeira versão, o novo Delphi 2005 chega ao mercado com recursos inovadores e implementações significativas para maior produtividade no desenvolvimento para Microsoft Windows tanto na plataforma Win32 quanto .Net, e com otimizações dos investimentos em software.

Esta nova versão permite o desenvolvimento em Delphi ou C#, para Win32 ou .NET em um único ambiente, com Gerenciamento do Ciclo Completo de Desenvolvimento da Aplicação presente.

A Borland Software anuncia globalmente o Borland Delphi 2005, até então conhecido pelo codinome Diamondback. O ambiente Rapid Application Development (RAD) para aplicações Windows e .NET combina suporte a Win32, .NET, Delphi e C# em um único ambiente. Seus novos recursos melhoram significativamente a produtividade do desenvolvedor de aplicações e da equipe de desenvolvimento, e se integra às soluções de Gerenciamento do Ciclo Completo de Desenvolvimento da Aplicação (Application Lifecycle Management - ALM) da Borland.

"O Delphi 2005 é o mais importante upgrade do Delphi em anos e o sistema de desenvolvimento IDE e ALM Windows mais completos existentes no mercado hoje, afirma George Paolini, vice-presidente e gerente geral de ferramentas de desenvolvimento da Borland. "Ele está diretamente alinhado com a visão da Borland para Produção Otimizada de Software, ajudando as equipes de desenvolvimento a aprimorar a previsibilidade e o sucesso de projetos de software para que eles sejam fornecidos no prazo, dentro do orçamento e com o valor máximo para os negócios."

Suportando diversas linguagens e SDKs Win32 e .NET, o Delphi 2005 traz muitos aprimoramentos inovadores como produtividade do desenvolvedor e da equipe, como code refactoring, teste unitário e o novo framework de aplicação de negócios empresariais baseado no modelo ECO I (Enterprise Core Objects) para .NET. Também permite que equipes de desenvolvimento mantenham e usufruam de aplicações Windows existentes, ao mesmo tempo explorando novas oportunidades.

"A Borland entende a pressão sobre as equipes de desenvolvimento Windows de hoje para suportar aplicações existentes e, simultaneamente, evoluir com novas tecnologias, tudo no contexto de ciclos de fornecimento mais curtos e recursos reduzidos", declarou Michael Swindell, diretor de gerenciamento de produto para ferramentas de desenvolvimento da Borland. "O Delphi 2005 oferece as capacidades que os desenvolvedores precisam para acelerar o processo de desenvolvimento e manutenção de aplicações Windows existentes e da próxima geração."

(Parte 1 de 9)

Comentários