Apostila de Administração

Apostila de Administração

(Parte 1 de 10)

Prof. Roberto Dias

Janeiro / 2009

Estas Notas de Aula apresentam apenas uma orientação para estudo dos temas discutidos em aula. O aluno deve estudar a matéria pelas referências bibliográficas indicadas para a disciplina.

ATENÇÃO: Os diversos assuntos abordados nesta Notas de Aula serão complementados durante as aulas. É importante que o aluno participe das aulas e faça as anotações complementares.

IINTRODUÇÃO: O AMBIENTE COMPETITIVO3
IIFUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO4
I ORGANIZAÇÃO10
IV PLANEJAMENTO32
V DIREÇÃO37
VI CONTROLE47
VIIECONOMIA DO CONHECIMENTO: Conceitos Básicos53
VIII TEXTOS COMPLEMENTARES56

Notas de Aula – Fundamentos de Administração – Jan/2009

Estas Notas de Aula apresentam uma orientação para estudo dos temas discutidos em aula. O aluno deve estudar a matéria pelas referências bibliográficas indicadas para a disciplina. É importante que o aluno participe das aulas e faça as anotações complementares.

1Se Darwin fosse um Analista de Empresas

A teoria da evolução nasceu na Biologia e tornou-se “multidisciplinar” pelo conceito de sobrevivência em ambientes competitivos, para explicar a formação de estruturas sociais complexas, como, por exemplo, as empresas e outras organizações.

A seleção natural é um processo básico que justifica e torna compreensível a conformação (ou o desenho) dos organismos a cada momento, na medida em que, nessa luta constante, somente aqueles que conseguem boa performance continuam a existir.

Um equipamento, seres vivos e as organizações têm uma certa quantidade de desenho. Um ambiente competitivo testa a qualidade de cada desenho de cada participante, eliminando os de má qualidade e aperfeiçoando os de melhor resultado.

Desta forma, constitui-se o que Charles Darwin (referindo-se ao processo de seleção) chamou de Princípio de Acumulação de Desenho. Para Darwin, os registros físicos das etapas por que passa um ser vivo ao longo de sua evolução podem ser estudados através de engenharia reversa. Desmonta-se um objeto para entender a sua estrutura, função e a importância de cada uma de suas partes componentes.

Empresas são cada vez mais submetidas a uma versão análoga do Princípio de

Acumulação de Desenho. Com o tempo, vão reunindo um conjunto de regras e postulados que atestam sua evolução para benchmarks competitivos e melhores práticas no negócio. Convencionou-se denominar cultura os hábitos, costumes, rotinas e atitudes estabelecidas entre os funcionários de uma companhia. Quando a empresa apresenta bons resultados de forma consistente, diz-se que sua cultura é vencedora.

1 Texto extraído do artigo “Se Darwin fosse um analista de empresas”, Carta Dynamo, 2o trimestre de 1998. Dynamo Administração de Recursos Ltda. Rio de Janeiro.

Notas de Aula – Fundamentos de Administração – Jan/2009

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Não podemos imaginar a existência de uma empresa, ou outros tipos de organização (órgãos governamentais, forças armadas, igrejas, entidades sem fins lucrativos, etc) sem o concurso da administração. È certo que não podemos alcançar um fim sem usar os meios, e uma das vias que conduzem ao objetivo das empresas ou entidades é a administração.

Os administradores são pessoas importantes em qualquer empresa ou organização. Tais administradores são pessoas encarregadas de fazer planos, organizar, dirigir e controlar as operações, através do esforço conjunto dos funcionários. Todas essas atividades são feitas com recursos de técnicas administrativas.

Os administradores devem adquirir os conhecimentos necessários ao bom desempenho de suas funções, pois não basta conhecer determinado assunto (ou especialização técnica) para que o indivíduo se julgue em condições de administrar esta ou aquela empresa. Um bom médico, em determinada especialização, pode não ter aptidão para administrar um hospital. Um grande técnico em engenharia pode fracassar como administrador de uma empresa ou no desempenho de um cargo público no governo de uma cidade ou país. Quando uma pessoa tem capacidade administrativa, adquirida através dos estudos e da prática, terá maiores chances de sucesso, seja na administração de um laboratório farmacêutico, de uma fábrica de biscoitos, de um supermercado, etc, embora cada uma produza coisas diferentes.

Concluímos, pois, que a técnica administrativa nas empresas é de vital importância para o seu sucesso.

As denominadas escolas de administração representam as várias correntes do pensamento, cada uma delas vendo a administração de um ponto de vista diferente. Cada uma das escolas ou correntes tem os seus seguidores ou adeptos, contudo, parece que a divergência entre eles reside na interpretação das palavras usadas por todos, a começar pela própria expressão

Notas de Aula – Fundamentos de Administração – Jan/2009

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"Administração" e outras, tais como "Gerência", "Organização", "Liderança", "Motivação", "Processo", "Sistema", "Método", etc.

São seis as escolas de administração:

Escola do Processo Administrativo (também conhecida por tradicional ou universalista): A administração é um processo de realizar coisas por meio de pessoas, este processo é válido universalmente e de sua análise resultam os princípios ou normas que facilitam a ação de administrar.

Escola Empírica ou de Observação: A administração é o resultado das observações da experiência e da prática de todos os dias. A experiência e a prática são generalizadas e transmitidas aos estudantes e administradores práticos.

Escola de Comportamento Humano (também conhecida por escola das "relações humanas" ou "behaviorista"): A administração é o estudo das relações humanas. Esta escola se baseia no princípio de que as pessoas trabalham juntas, em grupos então, umas devem entender as outras.

Escola do Sistema Social: A administração é considerada um sistema social, isto é, um sistema de relações culturais dos grupos sociais. Os grupos sociais (reunião de pessoas que possuem as mesmas ideias, os mesmo sentimentos, os mesmos desejos etc.) formam as instituições, como as instituições familiares, as instituições económicas (empresas), as instituições religiosas, as instituições governamentais etc. Os fins dessas instituições são alcançados através de um sistema cooperativo de seus membros.

Escola da teoria das decisões: A administração não é outra coisa senão a tomada de decisões.

Tudo que não existe numa empresa é englobado no processo de decisões, ou seja, a escolha que se deve fazer em face das várias alternativas que oferecem um curso de ação. Considera-se decisão um curso de ação escolhido por aquele que decide. Sobre a tomada de decisões, como finalidade de informatização de empresas através do serviço de computação eletrônica.

Escola matemática: A administração é um sistema de modelos matemáticos. Trata-se do uso da matemática no campo da administração. Os problemas administrativos são resolvidos por meios matemáticos, surgindo, então, os modelos que facilitam o trabalho dos administradores.

Notas de Aula – Fundamentos de Administração – Jan/2009

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Como vimos na classificação das escolas de administração, cada uma delas define a administração a seu modo, porém a maioria está de acordo que a administração procura fazer alguma coisa com e por meio de pessoas. Podemos, então, aceitar dois conceitos de autores norte-americanos.

Conceito de HAROLD KOONTZ:

"Administração é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos organizados".

Conceito de W1LLIAM H. NEWMAN:

"Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum".

HAROLD KOONTZ inicia o seu conceito dizendo que a Administração é uma arte de realizar coisas. Para ele, a arte administrativa compreende a aplicação de diversas técnicas práticas, as quais, por sua vez, estão baseadas em conhecimentos de várias ciências (Psicologia, Sociologia, Economia, Matemática e outras ciências).

Nesse raciocínio, o administrador, no desempenho de suas funções, aplica (com base nos seus estudos ou na sua experiência) os princípios de Psicologia, Sociologia, Economia, Matemática e de outras áreas do conhecimento humano.

Notas de Aula – Fundamentos de Administração – Jan/2009

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Uma administração de empresas lida com pessoas que excutam os trabalhos ou serviços para os quais contratados. Ao coordenador o trabalho dessas pessoas o administrador desempenha suas através de quatro grandes grupos de processos administrativos:

• PLANEJAMENTO – Traça objetivos de longo prazo, metas e planos de ação, analisando o ambiente em que a empresa atua, avaliando cenários futuros.

• ORGANIZAÇÃO - Estrutura a empresa, reunindo de forma coordenada pessoas, recursos financeiros e físicos, recursos informacionais, para alcance das metas e objetivos da empresa.

• COMANDO OU DIREÇÃO - Conduz e coordena o trabalho do pessoal, o uso dos recursos, avalia resultados alcançados e toma decisões .

• CONTROLE - Verifica se tudo está sendo feito de acordo com o que planejado e as ordens dadas, fornecendo feedback para o planejamento e para a direção da empresa.

O quadro abaixo ilustra os quatro grupos de processos essenciais para a administração:

Direção

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