volante de inercia flywheel

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Um veículo de 2000 Kg deve viajar a cerca de 134,2 mph para que consiga igualar a energia armazenada num sistema com "Flywheel" de 1,0 kWh. Esta é quantidade de energia necessitada para levantar a mais de 100 pés do chão um veículo de 2000 Kg.

Chumaceiras Magnéticas

A chumaceira magnética tem como prinicípio de funcionamento o da levitação magnética. A vantagem destas chumaceiras, está no facto de não existir contacto físico entre a peça fixa e a móvel e, logo, o atrito será muito próximo de zero.

A chumaceira magnética consiste, basicamente, num rotor levitado por um campo magnético. Esse campo magnético é controlado por uma realimentação constituída por sensores de efeito de Hall ou, mais recentemente, por sensores Laser.

Amplificadores de corrente controlam a força em cada uma das direcções (X e Y) no interior da chumaceira, e que actuam sobre o rotor. Disto resulta um sistema instável de quatro entradas e quatro saídas a ser controlado.

Energia Armazenada

Tempo necessário para dissipar energia (s) Potência (kW)

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Figura 7 - Exemplo típico de uma chumaceira magnética

Pode-se observar pelas figuras seguintes (Figura 8 e Figura 9) o arranjo típico da chumaceira e a sua equivalência do circuito magnético ao circuito eléctrico:

Figura 8

Figura 9 Conclusão

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Neste momento, pode-se tomar como certa, a revolução que a "flywheel" está a causar, principalmente em aplicações industriais e de emergência, onde disponibiliza grandes quantidades de energia em fracções de tempo.

Assim, a tecnologia utilizada numa "flywheel", para situações estáticas, como as referidas no parágrafo anterior, não é crítica. O maior problema que se prende com esta tecnologia é fazer com que a "flywheel" suporte eventuais choques e esforços mecânicos devidos a deslocações no "espaço", como é o caso de um veículo.

Neste sentido, a grande área de investigação no domínio da construção de sistemas para armazenamento de energia prende-se com a procura e desenvolvimento de novos materiais e com a implementação de sistemas com tecnologia de ponta que tornem as "Flywheel’s" móveis e seguras.

Por fim, outro aspecto a salientar é a constante procura de novos materiais que permitam elevar ainda mais a velocidade do rotor de uma "flywheel" aumentando, assim, a sua capacidade energética.

Bibliografia:

IEEE SPECTRUM, Janeiro 1994 - Publicação do Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc.

IEEE SPECTRUM, Julho 1995 - Publicação do Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc.

IEEE SPECTRUM, Setembro 1995 - Publicação do Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc.

GLOBAL design news - News and Applications For Design Engineers, Janeiro/Fevereiro 1995 - Publicação "CAHNERS"

Outra Documentação Possível de Consultar

A secção seguinte indica locais na Internet onde poderá ser consultada documentação adicional (em formato "electrónico") para aprofundar ainda mais o objecto deste trabalho:

http://www.ecs.umass.edu:80 http://www.e.ekc.kth.se http://www.loner.cesr.uiuc.edu http://www.jetinetics.com/whatfly.htm http://www.prn.branch.com http://www.ornl.gov http://www.ibg.uv.se/elektromagnum http://www.sbir.gsfc.nasa.gov http://www.proffa.c.tut.fi http://www.uta.com

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Os autores deste trabalho reservam o direito de nele efectuar qualquer alteração sem aviso prévio após a sua edição.

A inclusão dos estudos dos autores em aplicações não académicas é da inteira responsabilidade do leitor, estando contudo dependente de autorização.

Os autores deste estudo são alunos do CESE em Engª Electrotécnica da ESTV * Engº Téc. Empresa Hidrobeira

** Engº Téc. do Dep. Engª Electrotécnica da ESTV

*** Engº Téc. do Dep. de Informática da ESTV

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