(Parte 3 de 5)

Não devem constar da lista de referências fontes não citadas no texto. As referências também podem ser elaboradas de acordo com a ABNT.

6.1 SISTEMA AUTOR-DATA

As citações são indicadas pelo sobrenome do autor, seguido da data de publicação do trabalho.

Vantagens: identificação imediata do autor e ano da citação, sem recorre á lista de referências; inclusão ou exclusão de referências da lista geral, a qualquer momento.

Desvantagem: uma seqüência grande de citações interrompe o fluxo de leitura do texto.

Os autores devem ser apresentados apenas com as iniciais do sobrenome em letras maiúsculas, se forem citados fora dos parênteses, e com todas as letras em maiúsculas se forem citados dentro dos parênteses (ABNT, 2002b).

Para a adaptação do “Estilo Vancouver” os autores são apresentados com as iniciais do sobrenome em letras minúsculas, nas citações dentro ou fora dos parênteses.

6.1.2 Dois autores

Fora dos parênteses, indicam-se os sobrenomes dos autores separados pela letra e. Quando citados entre parênteses, os autores são separados por ponto e vírgula (;), conforme a NBR 10520 (ABNT, 2002b). Exemplo:

6.1.3 Até três autores Para trabalhos com até três autores, indicam-se todos na citação.

Exemplo:

6.1.4 Mais de três autores

Indica-se o primeiro autor seguido da expressão latina “et al.” (abreviação de et alli = e outros). Exemplo:

6.1.5 Trabalhos do mesmo autor com coincidência de ano de publicação

São diferenciados pelo acréscimo de letras minúsculas após o ano, sem espaço. Exemplo:

6.1.6 Trabalhos do mesmo autor com diferentes datas de publicação

Após a indicação do sobrenome do autor, as datas seguem a ordem cronológica e são separadas por vírgula.

6.1.7 Coincidência de sobrenomes de autores e ano de publicação São diferenciados pelo acréscimo das iniciais dos prenomes.

Exemplo:

Quando houver coincidência também de prenomes, para diferenciação, devem ser usados os prenomes completos. Exemplo: [...] (MONTEIRO, JOÃO, 1998; MONTEIRO, JONAS, 1998). (ABNT)

6.1.8 Citação de vários trabalhos de autores diferentes

Vários trabalhos de diferentes autores quando citados em bloco podem ser ordenados por ordem alfabética de sobrenome e cronológica. O critério adotado deverá ser seguido ao longo de todo o texto.

Para citação de autores fora dos parênteses, deve-se indicar o sobrenome do autor apenas com a primeira letra inicial em maiúscula, em ordem alfabética, seguido do ano de publicação entre parênteses, utilizando-se a vírgula (,), para indicar a citação do(s) próximo(s) autor(es). Para indicação do último autor, utilizase a letra e.

Exemplo:

Andrade (1999), Batista (2003), Campos (1999) e Guimarães (2005) estudaram a importância [...]. (ABNT e Vancouver)

Para citação dos autores entre parênteses deve-se indicar o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) em letras maiúsculas, em ordem alfabética, separado do ano de publicação por uma vírgula, seguido de ponto e vírgula para indicar o próximo autor. Na adaptação para o “Estilo Vancouver” indicar o sobrenome do autor apenas com a primeira inicial em maiúscula.

6.1.9 Entidades coletivas

Podem ser citadas pela respectiva sigla, desde que na primeira vez tenham sido mencionadas por extenso; se necessário, deve ser incluída na lista de siglas.

6.1.9.1 Quando citadas pela primeira vez

Exemplo:

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2001 [...] (ABNT e Vancouver)

6.1.9.2 Citadas a partir da segunda vez

Exemplo:

De acordo com o Relatório da OMS (2001) foi durante [...] (ABNT e Vancouver)

6.1.10 Publicações sem autoria expressa

São citadas pela primeira palavra do título, seguida de reticências e do ano de publicação.

Exemplo:

De acordo com a publicação Controle...(1982) estima-se em [...] (ABNT e Vancouver)

[...] (CONTROLE, 1982). (ABNT)

6.1.1 Eventos (Congressos, Conferências, Seminários etc.)

Mencionar o nome completo do evento, desde que considerado no todo, seguido do ano de publicação.

[...] (CONGRESSO BRA BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2003)

Exemplo: (ABNT)

Elemento opcional, que consiste em termos e expressões técnicas de uso restrito, ou pouco conhecidas, utilizadas no texto, acompanhadas dos respectivos significados e devem ser organizadas em ordem alfabética.

“Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho” (ABNT, 2005).

Os apêndices devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas ou números arábicos, seguidos de travessão e o respectivo título.

Exemplos: APÊNDICE A-Título APÊNDICE 1- Título

A paginação deve ser contínua, dando seguimento ao texto principal. Podem ser: questionários, relatórios de entrevistas entre outros.

“Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração” (ABNT, 2005). Os anexos devem ser identificados por letras maiúsculas ou números arábicos, e a paginação deve ser contínua à do texto.

Exemplos:

ANEXO B – Título ANEXO 2 – Título

A paginação deve ser contínua, dando seguimento ao texto principal. Podem ser: Parecer do Comitê de Ética, legislação, textos etc.

(Parte 3 de 5)

Comentários