(Parte 4 de 5)

Elemento opcional, que consiste em lista de palavras ou frases ordenadas alfabeticamente (autor, título ou assunto) ou sistematicamente (ordenação por classes, numérica ou cronológica) que localiza e remete para as informações contidas no texto.

Deve ter paginação contínua a do textos. Os índices não são utilizados em dissertações e teses.

Citação é a menção no texto, de informações extraídas de uma fonte bibliográfica, com a finalidade de fundamentar, comentar ou ilustrar a pesquisa (ABNT, 2002b).

A fonte de onde foi extraída a informação deve ser citada obrigatoriamente, respeitando-se os direitos autorais.

As citações mencionadas no texto devem seguir a mesma entrada nas referências no final do trabalho ou e notas de rodapé.

É a transcrição textual de parte da obra consultada, conservando-se a grafia, pontuação, idioma etc.

Citação direta com até três linhas

Citação direta com até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo entre aspas.

Exemplos:

Segundo Parra Filho (1998, p. 209) “É importante que, tendo-se em vista a necessidade de provar a contribuição da pesquisa para o avanço do conhecimento, torna-se necessária à demonstração do estágio atual do tema”.

“Artigos de periódicos de pesquisa oferecem descrições abreviadas de investigações científicas e são elaboradas de modo a comunicar a contribuição que o estudo traz ao conhecimento”. (Polit, Beck, Hungler, 2004, p. 64) ou (POLIT; BECK; HUNGLER, 2004, p. 64).

Citação direta com mais de três linhas

As citações diretas com mais de três linhas devem figurar abaixo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto (fonte tamanho 10) e sem aspas.

Exemplo:

Em seu livro de Metodologia do Trabalho Científico, Severino (2002, p. 143) destaca que:

ou

Nos últimos vinte anos intensificou-se o desenvolvimento dos cursos de pós-graduação no Brasil, nos moldes da legislação específica. Regulamentada a matéria pelas várias instituições, observa-se que, em todos os modelos adotados, se faz presente particular atenção às tarefas de pesquisa em sentido abrangente. A pós-graduação foi instituída com o objetivo de criar condições para a pesquisa mais rigorosa nas várias áreas do saber, desenvolvendo a fundamentação teórica, a reflexão, o levantamento rigoroso de dados empíricos da realidade, objetivo das várias ciências, assim como o melhor conhecimento desta realidade.

É a síntese pessoal da idéia contida na fonte citada, sem transcrição literal, mas mantendo-se a idéia do documento original. Neste caso não se usam aspas e a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional.

Exemplo:

Ayres (1999) estudou a vulnerabilidade em tempos de Aids [...].

É a citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao documento original.

Indicar no texto, o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) do documento não consultado, seguido da data, da expressão latina “apud” ou “citado por” e do(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) do documento consultado.

Nos últimos vinte anos intensificou-se o desenvolvimento dos cursos de pós-graduação no Brasil, nos moldes da legislação específica. Regulamentada a matéria pelas várias instituições, observa-se que, em todos os modelos adotados, se faz presente particular atenção às tarefas de pesquisa em sentido abrangente. A pós-graduação foi instituída com o objetivo de criar condições para a pesquisa mais rigorosa nas várias áreas do saber, desenvolvendo a fundamentação teórica, a reflexão, o levantamento rigoroso de dados empíricos da realidade, objetivo das várias ciências, assim como o melhor conhecimento desta realidade. (Severino, 2002,p. 143). Ou (SEVERINO, 2002, p. 143).

Incluir a citação da obra consultada na lista de referências. Quando possível, mencionar em nota de rodapé, a referência do trabalho não consultado.

Exemplos (Citação Autor-Data):

Início ou meio do texto:

Segundo Lambertsen (1953) apud Almeida e Rocha (1989, p. 63) “ A proposta de organização de trabalho por equipe foi iniciada pela Divisão de Ensino de Enfermagem, no Teacher’s College, Universidade de Colúmbia, em dezembro de 1949”.

Final do texto:

Nas referências:

Almeida MCP, Rocha JSY. O saber de enfermagem e sua dimensão prática. 2ª ed. São Paulo: Cortez; 1989. ou ALMEIDA MCP, Rocha JSY. O saber de enfermagem e sua dimensão prática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

Em nota de rodapé:

Lambertsen EC. Equipe de enfermagem: organização e funcionamento. Trad. De ABEn – Seção – SP. Rio de Janeiro: ABEn; 1953.

Nas citações numéricas, indicar:

Sobrenome do autor da citação original; Data do Trabalho citado; Número da referência que contém essa citação.

Exemplos:

Conforme descrito por Schirmer em 1903, o teste é feito utilizando-se... (15) .

NOTA: Esse tipo de citação só deve ser utilizado nos casos em que realmente o documento original não pode ser recuperado (documentos muito antigos, dados insuficientes para a localização do material etc.).

Quando as informações forem obtidas de fontes não publicadas como: correspondências pessoais (postal ou e-mail), aulas, listas de discussões, relatórios, apresentações orais em eventos, não devem fazer parte da lista de referências. Quando relevantes, devem ser identificadas no texto por asterisco ou número arábico sobrescrito, mencionando-se os dados disponíveis em nota de rodapé.

Exemplo:

No texto: O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre.*

Em nota de rodapé: * Notícia fornecida por John A. Smith no Congresso Internacional de Engenharia Genética, em Londres, em outubro de 2001.

Trabalhos em fase de elaboração

São aqueles que ainda não foram submetidos para publicação, devendo, também, ser mencionados apenas em nota de rodapé.

Exemplo:

No texto: Barbosa (2000) estudou a ação destes componentes.*

Em nota de rodapé: * Barbosa ML. População regional. São Paulo; 2000(em fase de elaboração).

Trabalhos em fase de impressão

Trabalhos comprovadamente em fase de impressão devam ser inseridos na lista de referências. O título do periódico, volume, número e ano ou o título do livro, cidade, editora e ano, devem ser sucedidos da informação: no prelo.

Exemplo:

No texto: Sodré (2003) estudou a aplicação [...]

(Parte 4 de 5)

Comentários