MÉTODO

DESCRIÇÃO

LÍQUIDO

PENETRANTE

PARTÍCULAS

MAGNÉTICAS

RADIOGRAFIA E GAMAGRAFIA

CORRENTES PARASITAS

ULTRA-SONS

OPERAÇÃO E DEFINIÇÃO

Utiliza um líquido que penetra em descontinuidades abertas à superfície, fornecendo uma indica­ção visível.

Utiliza uma corrente elé­trica para criar um campo magnético na peça a ser ensaiada. Concomi­tantemente a aplicação de partículas magnetizáveis indica as regiões onde o campo magnético é dis­torcido por uma descontinuidade.

Utiliza feixes eletromag­néticos (Raios X ou raios gama) para penetrar no material sob ensaio. As descontinuidades são indicadas em filme.

Utiliza corrente alternada numa bobina visando in­troduzir correntes parasi­tas na peça ou material sob ensaio. As desconti­nuidades que alteram o percurso da corrente induzida são indicadas em mostrador, osciloscópio ou registrador

Utiliza ondas ultra sônicas para penetrar no compo­nente ou material que se quer ensaiar. As descon­tinuidades são indicadas em mostrador ou oscilos­cópio.

APLICAÇÕES

Para ser utilizados em metais, plásticos, cerâmica, etc. Obtém-se indicação das descontinuidades abertas até a superfície. Fácil e simples de usar, não exigindo equipa­mento elaborado.

Aplicável em metais

magnetizáveis (ferro-

magnéticos). Apto a

detectar descontinuidades superficiais e sub-super­ficiais. Simples de usar, portátil, sendo adequado a trabalhos em campo.

Aplicável em metais e em vários materiais. Detecta as descontinuidades impressionando um filme. Detecta desconti­nuidades superficiais

Aplicáveis em metais para detectar desconti­nuidades superficiais e sub-superficiais, medidas da dureza e espessuras de chapas e revestimentos não condutores.

Aplicável em metais, cerâmicas, plásticos, etc. para detectar descontinui­dades internas, superfi­ciais e sub-superficiais. Pode ser automatizado, as indicações registradas em papel ou fita magné­tica originando registro permanente

LIMITAÇÕES

Não detecta descontinuidades que não atingem a superfície.

Não é aplicável a materiais não-magnetizáveis. Exige corrente elétrica.

Custo inicial elevado. Exige energia elétrica. Apresenta grandes perigos potenciais ao operador.

A profundidade de ensaio é limitada a 200 mm ou menos. Não fornece indicação quanto à forma física da descontinuidade.

Custo inicial moderado. Os resultados obtidos são altamente confiáveis. Exige no entanto, pessoal altamente experimentado e qualificado .

1

Comentários