Apostila SPSS

Apostila SPSS

(Parte 1 de 4)

Apostila: Análise Estatística utilizando SPSS Juliana-Bahiense julianabahiense@gmail.com

Análise Estatística Utilizando o SPSS Guia prático de comandos

Juliana-Bahiense de Sousa Guimarães. Salvador/BA

Apostila: Análise Estatística utilizando SPSS Juliana-Bahiense

julianabahiense@gmail.com

1. Introdução3
2. Primeiro Passo3
3. As Janelas4
4. Os Menus6
4.1 Data Editor6
4.2 Output9
5. Análise de Dados10

Apostila: Análise Estatística utilizando SPSS Juliana-Bahiense julianabahiense@gmail.com

1. Introdução

O Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) é um software para análise estatística de dados, em um ambiente amigável, utilizando-se de menus e janelas de diálogo, que permite realizar cálculos complexos e visualizar seus resultados de forma simples e autoexplicativas.

Segundo o site Wikipedia, “SPSS é um software aplicativo (programa de computador) do tipo científico, acrónimo de Statistical Package for the Social Sciences - pacote estatístico para as ciências sociais. Pacote este de apoio a tomada de decisão que inclue: aplicação analítica, Data Mining, Text Mining e estatística que transformam os dados em informações importantes que proporcionam reduzir custos e aumentar a lucratividade. Um dos usos importantes deste software é para realizar pesquisa de mercado”.

A primeira versão data de 1968 e, a mais recente é a SPSS for Windows 16 (2007).

Para exemplificar utilizaremos os bancos de dados 1991 U.S. General Social Survey.sav e anorectic.sav que se encontra no diretório SPSS.

Para um melhor aproveitamento das rotinas apresentadas nesta apostila faz-se necessário um prévio conhecimento de técnicas estatísticas de exploração de dados.

2. Primeiro Passo Assim que você inicia o programa aparece a seguinte tela:

Nela você poderá abrir um arquivo já existente (banco de dados ou sintaxe ou output), ir ao tutorial, criar um novo banco de dados.

Apostila: Análise Estatística utilizando SPSS Juliana-Bahiense

julianabahiense@gmail.com

3. As Janelas

No SPSS existem 7 tipos de janelas, são elas: SPSS – Data Editor: permite a entrada, modificação e visualização dos dados. Output – SPSS Viewer: é a janela de resultados, tabelas e gráficos.

Syntax – SPSS Syntax Editor: janela onde guardamos os comandos do SPSS para reutilizarmos em outra ocasião.

SPSS Pivot Table Object: permite editar e modificar tabelas. SPSS Chart Object: permite editar e modificar gráficos. Script Editor: cria e modifica scripts para automatizar tarefas. Text Output Editor: altera texto não visíveis no Pivot Table Editor.

Porém, ele trabalha basicamente com as três primeiras, que estarão expostas nesta apostila. O aspecto inicial do editor é apresentado nas figuras a seguir.

Na Figura 1 temos o Data View (Data Editor), em que as colunas são as variáveis e as linhas os casos (ou indivíduos). As células podem conter valores numéricos ou alfanuméricos, mas não podem conter fórmulas.

Figura 1 - Tela dos dados – banco anorectic.sav

Na Figura 2 temos o Variable View (Data Editor), local onde definimos as características das variáveis:

Name: nome da variável, máximo de 64 caracteres, letras maiúsculas e minúsculas são iguais. Type: tipo da variável (numérica, data, monetária, alfanumérica (string)) Width: comprimento da variável, isto é, a quantidade de dígitos que possui. Decimals: número de casas decimais que a variável possui. Label: descritivo da variável

Apostila: Análise Estatística utilizando SPSS Juliana-Bahiense

julianabahiense@gmail.com

Values: rótulos dos valores das variáveis (pe, 1=feminino e 2=masculino).

Missing: para indicar a codificação dos valores perdidos, aqueles que não serão considerados para efeito de cálculo estatístico.

Columns: indica o numero de caracteres que formam a coluna, ou seja, a largura da coluna. Align: alinhamento dos dados. Measure: seleciona a escala de medida da variável (intervalar/razão, ordinal ou nominal).

Figura 2 - Tela das variáveis – banco anorectic.sav

Na Figura 3 temos o View (Output), que mostra todas as saídas solicitadas, como gráficos, tabelas, e resultados estatísticos. Na Figura 4 temos a tela de sintaxe do comando “Frequencies” do tópico Descriptive Statistics.

Figura 3 - Tela de saída – Output – banco anorectic.sav

Apostila: Análise Estatística utilizando SPSS Juliana-Bahiense

julianabahiense@gmail.com

Figura 4 - Tela de sintaxe – Syntax – banco anorectic.sav

4. Os Menus 4.1 Data Editor

File – tem as funções de criar, abrir, ler, imprimir, salvar, mostra os arquivos recentemente utilizados, para o processo, sai do programa.

Apostila: Análise Estatística utilizando SPSS Juliana-Bahiense

julianabahiense@gmail.com

Edit – gerencia comandos de edição dos arquivos, modificar, copiar, colar, cortar, apagar, localizar e manipula o formato de saída (default).

View – formato das telas: barras de ferramentas, fontes, status e linha de grade e rótulos de variáveis.

Data – inserir variável ou dados, define formato dos dados, ordena o arquivo segundo valores de uma variável, transpõe variáveis (em um novo arquivo – transpose), agrupa arquivos (merge files), cria novo arquivo com valores agregados das variáveis originais, divide um arquivo segundo uma variável qualitativa, seleciona casos em que cumprem uma certa condição, pondera os valores da variável.

Transform – para alterar variavel selecionada, calcular novas variáveis a partir das existentes, gera amostra aleatória, cria nova variável através de uma existente, recodifica variáveis, transforma variável qualitativa em categórica, atribui postos aos valores de uma variável (segundo outra), cria variável Lag de uma série temporal, substitui valores perdidos, roda as transformaçõess pendentes.

Apostila: Análise Estatística utilizando SPSS Juliana-Bahiense

julianabahiense@gmail.com

Analyze – Funções estatísticas como Análise Descritiva, Tabelas de Freqüências, Análise de

Variância, Correlação, Regressão, Análise Fatorial, Análise de confiabilidade, Análise de respostas múltiplas, Testes Não-paramétricos, Análise de Sobrevivência, etc.

Graphs – Criar gráficos de barras, setorial, Boxplot, linha, histograma, etc.

Apostila: Análise Estatística utilizando SPSS Juliana-Bahiense

(Parte 1 de 4)

Comentários