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ISO 9000: Entendendo as Normas e Sistemas de Gerenciamento de Qualidade, Notas de estudo de Administração Empresarial

Iso 9000 é uma série de normas da organização internacional de normalização (iso) que estabelece critérios para a implantação de sistemas de garantia de qualidade em empresas. O documento oferece uma visão geral sobre o que é a iso 9000, sua história e importância atual. Além disso, discute-se sobre o que é a série iso 9000, como as empresas beneficiam dela e o processo de certificação.

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 28/03/2010

sandra-nogueira-nogueira-11
sandra-nogueira-nogueira-11 🇧🇷

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Baixe ISO 9000: Entendendo as Normas e Sistemas de Gerenciamento de Qualidade e outras Notas de estudo em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! 1- INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é dar uma visão geral sobre o que é ISO 9000 suas normas, série. O tema é extremamente relevante no cenário atual, em que as companhias investem quantias significativas em diversos programas de melhoria da qualidade e possuem enormes dificuldades para avaliar o impacto estratégico, bem como o respectivo valor agregado. As transformações nas áreas da qualidade e da produtividade, ao final do século XX e início do século XXI, impulsionaram para as mudanças porque os consumidores passaram a exigir maior qualidade nos produtos e serviços a um preço menor, isto é, a opinião dos clientes passou a ser um fator primordial. Assim, as estratégias da qualidade utilizadas até então necessitam de atualização, para poderem ser aplicadas nas companhias que pretendem competir na economia mundial. 2-SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E ISO 9000 2.1-O QUE É A ISO ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), cuida da normalização (ou normatização) em nível mundial. é uma entidade não governamental criada em 1947 com sede em Genebra - Suiça. O seu objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e para desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica. A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas (existem normas, por exemplo, para classificação de hotéis, café, usinas nucleares, etc.). A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas. 2.2-O QUE É A SÉRIE ISO 9000 Em 1987 a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de 3 normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização. Com 3 anos de atraso, a ABNT emitiu a primeira versão ( tradução) da série no Brasil. A mesma foi "batizada" com o nome de série NBR 19000. Em 1994, a série foi revisada, porém sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura, ou seja, três normas sujeitas à certificação; em paralelo, agora não mais com os três anos de atraso, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais (exemplo: na Alemanha: DIN ISO 9000). Em Dezembro de 2000 a série foi totalmente revisada; além das alterações em sua estrutura, agora temos apenas uma norma sujeita à certificação, a ISO 9001, a norma trouxe o enfoque de gerenciamento de processos. 2.3-TODAS AS EMPRESAS PRECISAM TER ISO9000 Ter um certificado ISO 9000 significa que uma empresa tem um Sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional. Não há obrigatoriedade para se ter a ISO 9000. As normas foram criadas para que as empresas as adotem de forma voluntária. O que acontece é que muitas empresas, passaram a exigir de seus fornecedores a implantação da ISO, como forma de reduzir seus custos de inspeção (teoricamente se o seu fornecedor tem um bom sistema que controla a qualidade, você não precisa ficar inspecionando os produtos que você adquire dele). Este fato, no inicio aconteceu, principalmente com as estatais (Petrobras, Eletrobrás, Telebrás, etc., e acabou se estendendo a grandes empresas. Hoje, qualquer empresa que fornece a outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9000. Outros segmentos de mercado, que não fornecem diretamente às empresas também adotam a ISO como forma de marketing, ou seja, ter um sistema com reconhecimento por uma entidade independente é um grande elemento de marketing. Outras implantam a ISO porque enxergam uma grande possibilidade de reduzir seus custos internos (esse é o grande objetivo!) 2.4-PARA QUE SERVE A ISO 9000 Em sua essência, a ISO 9000 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal a satisfação do cliente e consumidor, através de uma série de ações, dentre as quais podemos destacar: distribuição dos móveis, equipamentos e pessoas, o espaço físico organizacional influi no trabalho desenvolvido pelos indivíduos dentro da empresa. Apesar de ser aquilo que a maioria das pessoas notaria quando entrasse na empresa, a grande preocupação de um estudo deste tipo é manter o fluxo otimizado entre os papéis e pessoas, ao invés do simples aspecto de visualmente adequado. Basicamente, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas e equipamentos e posicionamento de todo o pessoal da empresa. Também determina a maneira a qual os recursos são transformados, tais como materiais, informações e clientes, que fluem através da operação. Qualquer mudança, até mesmo as pequenas, pode afetar o fluxo de materiais e pessoas no sistema.São três os tipos básicos de layout. Muitas variações e combinações destes três tipos podem ser feitas, de acordo com as necessidades. Layout Posicional: por posição fixa, ou por localização fixa do material. Usado para montagens complexas. Os materiais ou componentes principais ficam em um lugar fixo. Layout Funcional: por processo. Agrupam-se todas as operações de um mesmo “tipo” de processo. Layout Linear: por linha de produção, ou por produto. Os materiais é que se move. Uma operação próxima à anterior. Os equipamentos são dispostos de acordo com a seqüência de operações. 4.1-BENEFÍCIOS Alguns dos benefícios que uma consultoria nessa área trás são: Obter um fluxo de informações eficiente; obter um fluxo de trabalho eficiente; utilizar melhor a área disponível; facilitar a supervisão e a coordenação; reduzir a fadiga do empregado; isolar elementos insalubres (ruídos, vapores, iluminação, etc.); aumentar a flexibilidade para as variações necessárias; clima favorável para o trabalho (motivação); impressionar favoravelmente clientes e visitantes 5-CONCLUSÃO Atualmente a palavra qualidade tem sido muito utilizada pela sociedade, em conferências, empresas, propagandas, TV, jornais, etc. Porém, ao se utilizar o conceito de qualidade, nem sempre se consegue transmitir ao interlocutor a idéia de forma clara e, principalmente, com o significado que desejamos. Isto deve-se ao fato de haver várias formas de se definir qualidade. Percebe-se que implantar o sistema ISO 9000 e Layout dentro das empresas são extremamente importantes para a qualidade e eficácia dentro de qualquer empresa seja de porte pequeno, médio ou grande. 6- REFERÊNCIA • Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - normas NBR-ISO 9000 a NBR-ISO 9004 • “Normas Técnicas” http://www/hq.rnp.br/pd/normas/main.html • www.ejep.ufsc.br/web/index
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