(Parte 4 de 4)

Cada fase é energizada quando a sua respectiva chave é fechada. A figura 8.12 ( b ) mostra a seqüência de comandos do motor de passo para os dois sentidos de rotação.

Se o motor permanecer num determinado passo, o rotor fica travado devido à força eletromagnética entre o rotor e o estator. Para liberar o rotor, ou seja, deixá-lo em movimento livre, basta abrir todas as chaves do circuito de comando.

A cada passo executado, o eixo do motor realiza um determinado deslocamento angular. Este deslocamento é conhecido como ângulo de passo, sendo repetido precisamente em cada passo. A seguinte tabela mostra os valores de ângulo de passo com seus respectivos números de passos por volta dos motores de passo mais utilizados.

8.4 - Exercícios Propostos:

Curso Pós-técnico em Automação Industrial

Automação Industrial

Prof. Valdir Noll - vnoll@cefetsc.rct-sc.brMotores Elétricos
21

1) Qual é o princípio geral de funcionamento de um motor elétrico?

2) Com relação ao motor de corrente contínua, associe a 1a coluna com a 2a. a)Escovas( )Elementos do rotor responsável pela criação de um campo magnético no rotor. b)Bobinas de campo( )Elementos do rotor responsável pela inversão da corrente nas bobinas do rotor. c)Bobinas de armadura( )Elementos do estator que leva a corrente da rede elétrica para o rotor. d)Comutador( )É o número de linhas de campo magnético por unidade de área. e)Fluxo magnético( )Elemento do estator responsável pela criação de um campo magnético que envolve o rotor.

3) Um motor de indução de 3 CV e 4 pólos é alimentado pela rede elétrica 220V/380-60Hz. Calcule a velocidade do motor, com um escorregamento de 5% a plena carga. R: 1710 rpm.

4) Um motor de indução trifásico 5 HP, dois pólos, ligado em estrela, a plena carga com escorregamento de 8%, rendimento de 80% e fator de potência de 0,86 é alimentado pela rede elétrica de 220/380V-60Hz. Calcule: a) A potência elétrica fornecida. b) A corrente elétrica por fase. c) O torque do motor.

R: a) 4,60 kW; b) 8,13 A, c) 10,61 N×m

5) Como se varia a velocidade de um motor de passo?

6) O que significa um motor de passo possuir 200 passos por volta?

(Parte 4 de 4)

Comentários