Aprender a Aprender

Aprender a Aprender

(Parte 2 de 5)

. divulgar o conteúdo programático da aula seguinte e onde encontrá-lo; . indicar duas frases do material bibliográfico – é importante que as frases não sejam ditadas, mas sim indicada sua localização, informando, por exemplo, o número do parágrafo, o número da página e o livro (procurando despertar no aluno o interesse para o assunto), indicando frases do meio da página;

. propor uma reflexão referente ao tema da aula, que deve ser ditada, para que o aluno pense a respeito; . anotar no diário de classe se conseguiu cumprir o planejamento da aula previsto. Quando não houver conseguido, precisará justificar o porquê e informar o que pretende fazer para recuperá-la, bem como o rendimento da turma/disciplina, e registrar o planejamento da aula seguinte de acordo com o programa Aprender a Aprender, já informado aos alunos no final da aula.

2. o aluno deve: a) antes das aulas:

No dia anterior, preferencialmente após fazer um relaxamento mental (exemplo: inspirar contando mentalmente até 8, prender a respiração contando até 4, expirar contando até 8 e prender contando até 4, repetindo até se sentir tranqüilo), estudar ou, pelo menos, ler o assunto da(s) aula(s), em grupo de quatro ou seis alunos, e sempre nos dez minutos antes destas ler as frases indicadas e pensar sobre a reflexão divulgada pelo professor na aula anterior. Se possível, deverá ler também toda a bibliografia especificada e fazer uso dos demais recursos paradidáticos informados sobre o assunto.

ATENÇÃO: A leitura dessas frases sobre o conteúdo da aula, pelo menos nos dez minutos antes de seu início, tende a aumentar o rendimento do processo da aprendizagem em cerca de 30%. Caso dedique mais tempo ao estudo prévio dos assuntos, este rendimento poderá chegar a ser de 100%.

Perguntar, perguntar, perguntarsobre tudo o que não

b) na aula tiver entendido, mesmo que não tenha tomado conhecimento do assunto previamente. Caso o professor explique pela segunda vez o assunto, e mesmo assim o aluno não entender, depois da aula deve pedir a um colega que o explique, pois desta forma, irá aprendê-lo e apreendê-lo e, possivelmente, nunca mais o esquecerá.

c) depois da aula

Preferencialmente em grupo, deverá fazer uma recordação, ainda que rapidamente, debatendo o assunto com colegas e/ou fazendo um breve resumo.

Estude com empenho e dedicação e veja algumas dicas de como estudar para melhor aprender a aprender no Capítulo XI.

Capítulo V

Curso:Código: _
Disciplina: História AntigaCódigo: _

1. Para alunos do ensino superior Turno: manhã ( ) - tarde ( ) - noite ( ) Data: _/_/_ Ass. do professor: _ Ass. do coord. do curso: _

Livro-texto / bibliografia básica

PETIT, Paul. História antiga. 7ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1995.

Aulas 1 e 2

Duas frases referentes ao conteúdo a) Leia o 7º parágrafo da página 3 do livro História da civilização: nossa herança oriental, de Will Durant.

b) Leia a frase 52 da página 80 do livro Aprender a Aprender, de Celio Murillo Menezes da Costa.

Reflexão sobre o conteúdo da(s) aula(s)

Qual a importância do estudo da História Antiga em sua formação profissional?

Observações

1.Em cada primeira aula, a importância da disciplina na vida profissional tem que ser explicada à turma. 2.Em cada segunda aula de todas as disciplinas, o

Aprender a Aprender tem que ser comentado com os alunos e explicada sua aplicação em todas as aulas. 3.Quanto às frases referentes ao conteúdo da primeira e da segunda aula, a primeira frase deve se referir à importância da disciplina para a formação do aluno, e a segunda, ao Aprender a Aprender (ver a relação das mesmas no anexo I ou no link w.simonsen.br/ pfrases2.htm).

Aulas 3 e 4

Duas frases referentes ao conteúdo a) Leia o 1º parágrafo da página 7 do livro-texto.

b) Leia o 2º parágrafo da página 12 do livro-texto.

Reflexão sobre o conteúdo da(s) aula(s)

O que permitiu a existência da civilização egípcia no meio do deserto?

2. Para alunos dos ensinos fundamental e médio

Série:Turma: __ Data: _/_/_

Ensino: Fundamental (5ª à 8ª) (X) ( ) Médio ( ) Técnico Disciplina: História Professor: _ Ass. do professor: _ Ass. do sup. pedag.: _

Livro-texto

CARR, Edward Hallet. O que é história? Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Duas frases referentes ao conteúdo a) Leia o 1º parágrafo da página 8 do livro O que é história, de Edward Hallet Carr.

b) Leia a frase 52 da página 28 do livro Aprender a Aprender (anexo I), de Celio Murillo Menezes da Costa.

Reflexão sobre o conteúdo das aulas

Como trabalhar com a relatividade do conhecimenfto histórico?

Observação

1.Em todas as primeiras aulas, no 1º momento, apresentar a importância do conteúdo curricular a ser desenvolvido e a sua relação com a vida cotidiana do aluno – CONTEXTUALIZAÇÃO.

Aula 1

2.Nestas primeiras aulas, de todas as disciplinas, no 2º momento, o Aprender a Aprender tem que ser comentado com os alunos e explicada sua aplicação em cada aula.

3.Quanto às frases referentes ao conteúdo da primeira aula, a primeira deve se referir à importância da disciplina para a formação do aluno, e a segunda, ao Aprender a Aprender (ver a relação das frases no anexo I ou no link w.simonsen.br/pfrases2.htm).

Aula 2

Conteúdo Programtico Objetivos Específicos Recursos Paradidáticos

Duas frases referentes ao conteúdo a) Leia o 1º parágrafo da página 8 do livro O que é história, de Edward Hallet Carr.

a) Leia o 3º parágrafo da página 8 do livro O que é história, de Edward Hallet Carr.

Reflexão sobre o conteúdo da aula Como surgem as diferenças sociais?

Capítulo VI

Os professores deverão definir o conteúdo programático das aulas e registrá-lo no diário de classe. Professores de disciplinas afins deverão fazê-lo em conjunto. As conclusões serão publicadas pelos próprios professores na web, para consulta prévia pelos alunos.

Manuais de preenchimento das fichas do conteúdo programático das aulas

1. Formulário para o ensino superior Sr. Professor,

O senhor está recebendo o Manual de Preenchimento da

Ficha do Conteúdo Programático das Aulas. Por favor, leiao com atenção, para que possa preencher o documento (em anexo) adequadamente.

(Parte 2 de 5)

Comentários