Aprender a Aprender

Aprender a Aprender

(Parte 3 de 5)

As orientações constantes do presente documento seguem o Aprender a Aprender, cujo resumo lhe está sendo entregue. Portanto, é importante que o senhor o leia cuidadosamente.

Após o preenchimento, analise a Ficha do Conteúdo

Programático das Aulas junto à Coordenação do Curso para o qual a disciplina será ministrada.

A) O campo correspondente à assinatura do Coordenador do seu Curso será preenchido após análise da Ficha.

B) O espaço correspondente ao(s) livro(s)-texto deverá ser preenchido com a bibliografia selecionada para a disciplina, conforme o modelo descrito para disposição dos dados. Esta bibliografia terá, no máximo, três livros-texto, os quais deverão constar do acervo da Biblioteca.

Observação:

Os professores deverão verificar se os volumes selecionados integram o acervo da Biblioteca. Esta informação também pode ser obtida no site da instituição, no seguinte endereço: w.simonsen.br/bibliot2.htm.

Caso não constem do acervo, e deste acervo outros volumes equivalentes não atendam às expectativas do curso, o professores poderão solicitá-los, de comum acordo com a Coordenação de Curso.

O ideal é que todo o conteúdo, desde que não prejudique o ensino da disciplina, seja abordado por um único livro. Somente se houver prejuízo de conteúdo, poderão ser incorporados até mais dois.

É importante que o material solicitado seja realmente utilizado.

C) Observe o modelo para as duas primeiras aulas do período letivo, que deverá ser seguido por todas as disciplinas.

Livro-texto e bibliografia básica

BOCHENSKI, Innocentius Marie. A filosofia contemporânea e ocidental. 2 ed. São Paulo: Herder, 1968.

APRENDER A APRENDER - UMA TÉCNICA DE APRENDIZAGEM Aulas 1 e 2

CP Bibliografia

*Os professores estipularão um ou mais recursos que julgarem convenientes. **Os professores escolherão uma publicação que melhor condiga com o assunto.

Duas frases referentes ao conteúdo a) Para primeira aula, expor frases referentes ao livro A filosofia contemporânea e ocidental, de Innocentius Marie Bochenski. Este procedimento permitirá que os alunos, a partir da segunda aula, identifiquem as frases, associando-as ao assunto discutido, permitindo que a aula se torne naturalmente interativa.

b) Para a segunda aula, os professores deverão escolher, dentre as frases propostas pelo Aprender a Aprender, que se encontram em poder da Coordenação de Curso ou no endereço eletrônico w.simonsen.br/pfrases2.htm, uma que julgarem conveniente, em conjunto com o coordenador, cuidando que a frase selecionada seja diferente entre as demais disciplinas do curso. Para tanto, basta o professor colocar o número da mesma no local correspondente.

Reflexões sobre o conteúdo das aulas

Os professores deverão propor uma reflexão, a livre critério, para que os alunos reflitam a respeito do assunto das aulas.

D) Modelo para a apresentação do conteúdo programático das demais aulas do período letivo de acordo com o Aprender a Aprender:

Aulas 3 e 4

Duas frases referentes ao conteúdo

Os professores deverão informar a localização de duas frases contidas no livro-texto da aula.

Reflexão sobre o conteúdo das aulas

Quanto à reflexão sobre o assunto das aulas, esta estará a critério dos professores.

2. Formulário para o ensino fundamental Sr. Professor,

O senhor está recebendo o Manual de Preenchimento da Ficha do Conteúdo Programático das Aulas. Por favor, leia-o com atenção, para que possa preencher o documento (em anexo) adequadamente.

As orientações constantes do presente documento seguem o Aprender a Aprender, cujo resumo lhe está sendo entregue. Portanto, é importante que o senhor o leia cuidadosamente.

Após o preenchimento, analise a Ficha do Conteúdo Programático das Aulas junto à Coordenação Pedagógica.

A) O campo correspondente à assinatura do Supervisor Pedagógico será preenchido após análise da Ficha.

B) O espaço correspondente ao(s) livro(s)-texto deverá ser preenchido com a bibliografia selecionada para a disciplina, conforme o modelo descrito para disposição dos dados. Esta bibliografia terá, no máximo, três livros-texto, os quais deverão constar do acervo da Biblioteca.

Observação:

Os professores deverão verificar se os volumes selecionados integram o acervo da Biblioteca. Esta informação também pode ser obtida no site da instituição, no seguinte endereço: w.simonsen.br/bibliot2.htm.

Caso não constem do acervo, e deste acervo outros volumes equivalentes não atendam às expectativas do curso, o professores poderão solicitá-los, de comum acordo com a Coordenação Pedagógica.

O ideal é que todo o conteúdo, desde que não prejudique o ensino da disciplina, seja abordado por um único livro. Somente se houver prejuízo de conteúdo, poderão ser incorporados até mais dois.

É importante que o material solicitado seja realmente utilizado.

C) Observe o modelo para as duas primeiras aulas do período letivo, que deverá ser seguido por todas as disciplinas.

Livros-texto

EXEMPLO: CARR, Edward Hallet. O que é história? Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Aula 1

Bibliografia *Os professores estipularão um ou mais recursos que julgarem convenientes.

**Os professores escolherão uma publicação que melhor condiga com o assunto.

Duas frases referentes ao conteúdo a) Para o primeiro momento da primeira aula, expor frases referentes ao livro didático adotado. Este procedimento permitirá que os alunos identifiquem as frases já lidas, associando-as ao assunto discutido, permitindo que a aula se torne naturalmente interativa entre todos.

b) Para o segundo momento da primeira aula, os professores deverão escolher, dentre as frases propostas pelo Aprender a Aprender, que se encontram em poder da Coordenação Pedagógica ou no endereço eletrônico w.simonsen.br/pfrases2.htm, uma que julgarem conveniente, em conjunto com o coordenador de área, cuidando que a frase selecionada seja diferente entre as demais disciplinas do curso. Para tanto, basta o professor colocar o número da mesma no local correspondente.

Reflexões sobre o conteúdo das aulas

Os professores deverão propor uma reflexão, a livre critério, para que os alunos reflitam a respeito do assunto das aulas.

D) Modelo para a apresentação do conteúdo programático das demais aulas do período letivo de acordo com o Aprender a Aprender:

Aulas 3 e 4

Duas frases referentes ao conteúdo

(Parte 3 de 5)

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