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O Telecurso 2000 é uma proposta de educa- ção a distância para dar atendimento, prioritariamenteprioritariamenteprioritariamenteprioritariamenteprioritariamente, a jovensjovensjovensjovensjovens e adultosadultosadultosadultosadultos que desejam fazer o curso ou complementar sua escolaridade até o nível de 2º Grau, bem como adquirir competências básicas para o exercício de uma profissão.

No Telecurso 2000, o participante tem a oportunidade de adquirir conhecimentos gerais correspondentes ao ensino de 3ª à 8ª séries do 1º Grau, às três séries do 2º Grau e, ainda, conhecimentos específicos relativos aos Cursos Profissionalizantes.

Constitui-se, também, numa possibilidade de reciclagem para os professores e num reforço à aprendizagem dos participantes de modo geral, dentro da perspectiva de um processo permanente de educação.

Quais são as disciplinas

1º1º1º1º1ºGRAUGRAUGRAUGRAUGRAU
11111ªFASEFASEFASEFASEFASE-----LÍNGUALÍNGUALÍNGUALÍNGUALÍNGUA PORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESA, , , , , MATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICA E HISTÓRIAHISTÓRIAHISTÓRIAHISTÓRIAHISTÓRIA
22222ªFASEFASEFASEFASEFASE-----LÍNGUALÍNGUALÍNGUALÍNGUALÍNGUA PORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESA, , , , , MATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICA E CIÊNCIASCIÊNCIASCIÊNCIASCIÊNCIASCIÊNCIAS
33333ªFASEFASEFASEFASEFASE-----INGLÊSINGLÊSINGLÊSINGLÊSINGLÊS, , , , , MATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICA, , , , , CIÊNCIASCIÊNCIASCIÊNCIASCIÊNCIASCIÊNCIAS E GEOGRAFIAGEOGRAFIAGEOGRAFIAGEOGRAFIAGEOGRAFIA
2º2º2º2º2ºGRAUGRAUGRAUGRAUGRAU
11111ªFASEFASEFASEFASEFASE-----LÍNGUALÍNGUALÍNGUALÍNGUALÍNGUA PORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESA, , , , , MATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICA, , , , , FÍSICAFÍSICAFÍSICAFÍSICAFÍSICA E BIOLOGIABIOLOGIABIOLOGIABIOLOGIABIOLOGIA
22222ªFASEFASEFASEFASEFASE-----LÍNGUALÍNGUALÍNGUALÍNGUALÍNGUA PORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESAPORTUGUESA, , , , , MATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICAMATEMÁTICA, , , , , FÍSICAFÍSICAFÍSICAFÍSICAFÍSICA E QUÍMICAQUÍMICAQUÍMICAQUÍMICAQUÍMICA
33333ªFASEFASEFASEFASEFASE-----QUÍMICAQUÍMICAQUÍMICAQUÍMICAQUÍMICA, , , , , HISTÓRIAHISTÓRIAHISTÓRIAHISTÓRIAHISTÓRIA, , , , , INGLÊSINGLÊSINGLÊSINGLÊSINGLÊS E GEOGRAFIAGEOGRAFIAGEOGRAFIAGEOGRAFIAGEOGRAFIA
CURSOSCURSOSCURSOSCURSOSCURSOSPROFISSIONALIZANTESPROFISSIONALIZANTESPROFISSIONALIZANTESPROFISSIONALIZANTESPROFISSIONALIZANTES
11111ªFASEFASEFASEFASEFASE-----UNIVERSOUNIVERSOUNIVERSOUNIVERSOUNIVERSO MECÂNICOMECÂNICOMECÂNICOMECÂNICOMECÂNICO, , , , , ORGANIZAÇÃOORGANIZAÇÃOORGANIZAÇÃOORGANIZAÇÃOORGANIZAÇÃO DODODODODO TRABALHOTRABALHOTRABALHOTRABALHOTRABALHO, , , , , NORMALIZAÇÃONORMALIZAÇÃONORMALIZAÇÃONORMALIZAÇÃONORMALIZAÇÃO,,,,,
MATERIAISMATERIAISMATERIAISMATERIAISMATERIAIS, , , , , LEITURALEITURALEITURALEITURALEITURAE INTERPRETAÇÃOINTERPRETAÇÃOINTERPRETAÇÃOINTERPRETAÇÃOINTERPRETAÇÃO DEDEDEDEDE DESENHODESENHODESENHODESENHODESENHO MECÂNICOMECÂNICOMECÂNICOMECÂNICOMECÂNICO,,,,,
ELEMENTOSELEMENTOSELEMENTOSELEMENTOSELEMENTOSDEDEDEDEDE MÁQUINASMÁQUINASMÁQUINASMÁQUINASMÁQUINAS, , , , , CÁLCULOCÁLCULOCÁLCULOCÁLCULOCÁLCULO TÉCNICOTÉCNICOTÉCNICOTÉCNICOTÉCNICO
22222ªFASEFASEFASEFASEFASE-----LEITURALEITURALEITURALEITURALEITURA E INTERPRETAÇÃOINTERPRETAÇÃOINTERPRETAÇÃOINTERPRETAÇÃOINTERPRETAÇÃO DEDEDEDEDE DESENHODESENHODESENHODESENHODESENHO MECÂNICOMECÂNICOMECÂNICOMECÂNICOMECÂNICO, , , , , METROLOGIAMETROLOGIAMETROLOGIAMETROLOGIAMETROLOGIA, , , , , HIGIENEHIGIENEHIGIENEHIGIENEHIGIENE
ESEGURANÇASEGURANÇASEGURANÇASEGURANÇASEGURANÇA DODODODODO TRABALHOTRABALHOTRABALHOTRABALHOTRABALHO, , , , , QUALIDADEQUALIDADEQUALIDADEQUALIDADEQUALIDADE, , , , , PROCESSOSPROCESSOSPROCESSOSPROCESSOSPROCESSOS DEDEDEDEDE FABRICAÇÃOFABRICAÇÃOFABRICAÇÃOFABRICAÇÃOFABRICAÇÃO,,,,,
ENSAIOSENSAIOSENSAIOSENSAIOSENSAIOSDEDEDEDEDE MATERIAISMATERIAISMATERIAISMATERIAISMATERIAIS
33333ªFASEFASEFASEFASEFASE-----QUALIDADEQUALIDADEQUALIDADEQUALIDADEQUALIDADE AMBIENTALAMBIENTALAMBIENTALAMBIENTALAMBIENTAL, , , , , TRATAMENTOTRATAMENTOTRATAMENTOTRATAMENTOTRATAMENTO TÉRMICOTÉRMICOTÉRMICOTÉRMICOTÉRMICO, , , , , MANUTENÇÃOMANUTENÇÃOMANUTENÇÃOMANUTENÇÃOMANUTENÇÃO,,,,,
PROCESSOSPROCESSOSPROCESSOSPROCESSOSPROCESSOSDEDEDEDEDE FABRICAÇÃOFABRICAÇÃOFABRICAÇÃOFABRICAÇÃOFABRICAÇÃO, , , , , TRATAMENTOTRATAMENTOTRATAMENTOTRATAMENTOTRATAMENTO DEDEDEDEDE SUPERFÍCIESSUPERFÍCIESSUPERFÍCIESSUPERFÍCIESSUPERFÍCIES,,,,,

No Telecurso 2000, as disciplinas curriculares apresentam esta estrutura: AUTOMATIZAÇÃOAUTOMATIZAÇÃOAUTOMATIZAÇÃOAUTOMATIZAÇÃOAUTOMATIZAÇÃO/////AUTOMAÇÃOAUTOMAÇÃOAUTOMAÇÃOAUTOMAÇÃOAUTOMAÇÃO

Cada fase tem a duração média de seis meses. O participante pode iniciar seus estudos na fase que for melhor para sua realidade, para seus interesses e para suas necessidades.

Recursos de aprendizagem

O Telecurso 2000 combina o uso de programas de TV (teleaulas) com materiais impressos próprios, referentes a cada disciplina, permitindo - além da aprendizagem dos conteúdos - a construção de novos conhecimentos e sua aplicação. -Cada aula na TV tem duração de 15 minutos.

-Nos livros do Telecurso, o participante estuda, pesquisa e realiza exercícios.

-É importante o uso de dicionários e de diferentes materiais de leitura: jornais, revistas, livros, entre outros, que enriqueçam a aprendizagem.

O Telecurso 2000

Como participar

O Telecurso 2000 é aberto a todos os interessados, e o participante pode trabalhar de várias formas, escolhendo a alternativa que lhe seja mais adequada e que se ajuste à sua possibilidade de participação.

Alternativa 1 Freqüentando a telessala instalada numa instituição privada ou pública. Neste caso, o participante: lfaz sua inscrição; lfreqüenta o curso no local e nos horários estipulados pela instituição.

Trata-se da recepção organizadarecepção organizadarecepção organizadarecepção organizadarecepção organizada, na qual os alunos se reúnem com a presença do Orientador de Aprendizagem e realizam atividades individuais ou em grupo.

Alternativa 2 Assistindo às teleaulas, sozinho ou em pequenos grupos, em qualquer lugar em que haja um aparelho de TV disponível: em casa, na casa de um amigo, no sindicato, na igreja, no clube e até no trabalho, sem necessitar da presença do Orientador de Aprendizagem durante a veiculação dos programas.

Essa alternativa atende aos que têm dificuldade de freqüentar diariamente uma sala de aula.

Neste caso, o participante: lfaz sua inscrição num centro controlador; lfreqüenta o curso pelo menos uma vez por semana.

Trata-se da recepção controladarecepção controladarecepção controladarecepção controladarecepção controlada, com a presença do Orientador de Aprendizagem para tirar dúvidas, orientar, analisar exercícios, trocar idéias, fornecer leituras suplementares e avaliar o desempenho do aluno.

Alternativa 3 Assistindo às teleaulas em qualquer lugar, sem nenhuma orientação anterior ou posterior e, portanto, sem freqüentar a telessala ou o centro controlador.

Trata-se da recepção livre ou isoladarecepção livre ou isoladarecepção livre ou isoladarecepção livre ou isoladarecepção livre ou isolada, destinada aos participantes que tenham total impossibilidade de freqüentar uma telessala ou centro controlador.

Como obter certificado de conclusão

O participante poderá prestar os exames supletivos oficiais, oferecidos pelas

Secretarias de Educação de cada EstadoSecretarias de Educação de cada EstadoSecretarias de Educação de cada EstadoSecretarias de Educação de cada EstadoSecretarias de Educação de cada Estado.

Os procedimentos são os seguintes: linformar-se sobre datas de inscrição, local e documentos necessários; l inscrever-se; lprestar os exames das matérias que desejar, não necessitando aguardar a conclusão de todo o telecurso; lpedir, no local em que realizou as provas, o atestado da matériaatestado da matériaatestado da matériaatestado da matériaatestado da matéria em que foi aprovado - quem é aprovado em determinada matéria não precisa mais prestar exame dessa disciplina; lsolicitar à Secretaria de Educação o certificado de conclusãocertificado de conclusãocertificado de conclusãocertificado de conclusãocertificado de conclusão, quando tiver sido aprovado em todas as matérias do currículo do Telecurso 2000.

1A U L A1A U L A Recordando operações

Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações:

l adição l subtração l multiplicação l divisão

Vamos lembrar como essas operações são feitas e, principalmente, quando devemos utilizá-las na solução de um problema.

Muita gente pensa que quem faz contas com rapidez é bom em matemática.

É engano! Fazer contas rapidamente é uma habilidade que se adquire com a prática. Muito mais importante que fazer contas com rapidez é descobrir quais são as operações que devemos usar para resolver um problema. Portanto, em matemática, o mais importante é o raciocínioo mais importante é o raciocínioo mais importante é o raciocínioo mais importante é o raciocínioo mais importante é o raciocínio.

Para começar, leia os quatro problemas abaixo e tente descobrir quais são as contas que devem ser feitas.

lUm motorista de táxi andou 180 km em certo dia e 162 km no dia seguinte. No total, quanto ele andou nesses dois dias? lUma mercadoria que custa R$37,0 foi paga com uma nota de R$50,0. De quanto foi o troco? lUma caixa de leite tipo “longa vida” possui 16 litros de leite. Quantos litros existem em 12 caixas? lDevo repartir 24 balas igualmente entre meus três filhos. Quantas balas deve receber cada um?

Introdução

são os nossos conhecidos 0, 1, 2, 3,e também os negativos - 1, - 2, - 3, ... .

1AULAEm todos os exemplos desta aula, usaremos apenas números inteiros. Eles

A adição

Podemos pensar na operação de adição quando queremos juntarjuntarjuntarjuntarjuntar as coisas que estão separadas.

EXEMPLO 1EXEMPLO 1EXEMPLO 1EXEMPLO 1EXEMPLO 1

Em uma pequena escola, existem 3 turmas: uma com 27 alunos, outra com 31 alunos e outra com 18 alunos. Quantos alunos existem ao todo nessa escola?

Para reunir os alunos das 3 turmas, devemos somar a quantidade de alunos de cada turma. A operação que devemos fazer é:

27 + 31 + 18 = 7627 + 31 + 18 = 7627 + 31 + 18 = 7627 + 31 + 18 = 7627 + 31 + 18 = 76

Existem, portanto, 76 alunos76 alunos76 alunos76 alunos76 alunos nessa escola.

Cada um dos números de uma soma chama-se parcelaparcelaparcelaparcelaparcela. Na operação de adição, podemos somar as parcelas em qualquer ordem. Por isso, temos certeza de que 18 + 27 + 31 também dá 76 76 76 76 76. Devemos ainda lembrar que números negativos também podem ser soma-

Observe que colocamos - 5 entre parênteses para evitar que os sinais de + e de - fiquem juntos. Mas existe outra maneira, mais simples, de escrever a mesma operação. Veja:

----- 12 12 12 12 12 ----- 5 = 5 = 5 = 5 = 5 = ----- 17 17 17 17 17

A subtração

Podemos pensar na operação de subtração quando queremos tirar uma quantidade de uma outra para ver quanto sobra. Veja o exemplo.

EXEMPLO 2EXEMPLO 2EXEMPLO 2EXEMPLO 2EXEMPLO 2

Uma secretária recebeu a tarefa de preparar 90 envelopes de correspondência. Até a hora do almoço, ela já tinha feito 52. Quantos ela ainda tem de fazer?

Temos aqui um exemplo claro de operação de subtração. A operação que devemos fazer é:

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