Relatório de oxidação-redução

Relatório de oxidação-redução

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ

CENTRO DE CIENCIAS AGRO-AMBIENTAIS E DE ALIMENTOS

DISCIPLINA: Química Geral e Inorgânica Experimental I

PROFESSOR: Gilmar Fidalski

CURSO: Engenharia de Alimentos

PERÍODO: 4º

Experimento : Oxidação-Redução

ALUNOS: Aline Camello

Everton Caneppele

Chapecó, setembro de 2008.

Introdução:

As reações que envolvem perda e ganho de elétrons são denominadas reações de oxi-redução. Algumas delas são muito importantes no mundo que nos cerca e estão presentes nos processos que permitem a manutenção da vida.

Entendemos por número de oxidação (NOX), a carga que um átomo adquire quando participa de uma ligação e nos ajuda a entender como os elétrons estão distribuídos entre as espécies que participam de uma molécula de um composto iônico.

Um outro conceito importante para a compreensão do experimento é o de eletronegatividade, que é a força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação.

Esta experiência nos ajudará a identificar a natureza das semi-reações de oxi-redução e escrever a equação para reações de oxidação e redução.

Resultados e discussões:

Utilizando o cobre com agente redutor, na substância CuSO4 foi observado que não houve a reação, pois não houve necessidade de troca por serem o mesmo elemento. Com o magnésio ocorre reação, pois ele é mais reativo que o cobre. Com o zinco e com o Fe+3 como agentes redutores houve reação. Repetiu-se o processo com o ZnSO4 e observou-se que na presença de cobre com agente redutor aparentemente não houve reação, pois o cobre é menos reativo que o zinco. Utilizando o zinco coma agente redutor, não houve reação pois se trata do mesmo elemento. Utilizando o magnésio como agente redutor, foi observada a reação, pois o magnésio é mais reativo que o zinco. Utilizando o ferro como agente redutor aparentemente não ocorreu reação, pois o ferro é menos reativo que o zinco.

No processo envolvendo H2SO4, ao utilizar o cobre como agente redutor, não houve reação, pois o hidrogênio é mais reativo que o cobre. Usando magnésio como agente redutor houve reação já que o magnésio é mais reativo que o hidrogênio. Usando o zinco como agente redutor houve reação já que o zinco é mais reativo que o hidrogênio. Usando o ferro houve reação já que o ferro é mais reativo que o hidrogênio.

Na segunda etapa, da mistura de FeCl3 com NaBr ocorreu reação e o Cl foi substituído pelo Br, por causa de sua reatividade fazendo o Fe+3 reduzir paraFe+2 e o bromo sendo oxidado.

Na reação envolvendo FeCl3 e NaCl ocorreu reação, na mistura de FeCl3 e NaI devido à pequena quantidade de iodo a reação ocorreu rapidamente e não ficou permanente.

Na mistura envolvendo água clorada e NaBr houve uma reação de troca entre o Cl e o Br. Na mistura envolvendo água clorada e NaCl a reação não foi observada pois se trata do mesmo elemento (Cl). Na mistura de água clorada e NaI ouve reação de troca entre I e o Cl.

Conclusão:

Através das reações de oxi-redução analisamos que podemos formar novos compostos conforme a série de reatividade, podendo essa troca ser entre metais, sendo o de maior NOX reduzido e o de menor NOX oxidado; pode ocorrer também entre não metais em uma molécula.

Como nas reações de oxi-redução ocorre transferência de elétrons, para balanceá-las deve-se igualar o número de elétrons perdidos e recebidos. Essa variação de elétrons é portanto a variação do NOX.

Referências bibliográficas:

SZPOGANICZ, Bruno; DEBACHER, Nilo A.; STADLER, Eduardo; Experiências de Química Geral; Florianópolis;UFSC, 2005.

ATKINS, Peter; JONES, Loretta; Princípios de Química: contestando a vida moderna e o meio ambiente; 3ª ed; porto Alegre: Bookman, 2006.

Anexo:

Questionário:

1. Coloque os quatro metais (Cu, Zn, Mg, Fé) e o hidrogênio em ordem decrescente começando pelo melhor agente redutor ao mais fraco:

1)Mg

2)Zn

3)Fe

4)H

5)Cu

2. Escreva as equações das semi-reações de oxidação e redução e a reação iônica total para as reações:

a) Sulfato de cobre + zinco:

CuSO4 + Zn0 → ZnSO4+2+ Cu

Semi-reação de oxidação:

Zn0 → Zn+2 + 2e-

Semi-reação de redução:

Cu+2 + 2e- → Cu0

Reação iônica:

CuSO4+2+ Zn0 → ZnSO4+2+ Cu0

b) Ácido sulfúrico + magnésio:

H2SO4 ­ + Mg → MgSO4 + H2

Semi-reação de oxidação:

Mg0 → Mg+2 + 2e-

Semi-reação de redução:

2H2+1 + 2e- → 2H20

Reação iônica:

H2SO4+2 ­ + Mg0 → MgSO4+2 + H20

3. Coloque Br2, Cl2, I2, Fe+3, em ordem de suas reatividades, começando pelo melhor agente oxidante:

1) Fe+3

2) Cl2

3) Br2

4) I2

4. Escreva as reações das semi-reações de oxidação e redução e a reação iônica total para as reações:

a) Ferro (III) + iodeto:

Fe+3 + I-1 → Fe+2 + I0

Semi-reação de oxidação:

I-1 → I0 + e-

Semi-reação de redução:

Fe+3 + e- → Fe+2

b) Cloro + iodeto:

Cl0 + I- → I0 + Cl-

Semi-reação de oxidação:

I- → I0 + e-

Semi-reação de redução:

Cl0 + e- → Cl-

Comentários