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Guias e Dicas
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Manual de Normatização UFERSA, Manuais, Projetos, Pesquisas de Engenharia Mecânica

Manual que orienta a respeito de normas de trabalhos de conclusão de cursos, etc.

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2010

Compartilhado em 08/04/2010

saulo-menezes-5
saulo-menezes-5 🇧🇷

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Baixe Manual de Normatização UFERSA e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Engenharia Mecânica, somente na Docsity! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS DA UFERSA 2 edição Magda Cristina de Sousa Keina Cristina Santos Sousa e Silva Paulo Sérgio Lima e Silva Mossoró-RN 2008 1 Magda Cristina de Sousa Keina Cristina Santos Sousa e Silva Paulo Sérgio Lima e Silva MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS DA UFERSA 2 edição Mossoró 2008 4 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO................................................................................................................... 06 2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO....................................................................................... 07 3 RECOMENDAÇÕES PARA PUBLICAÇÕES ESPECÍFICAS................................... 08 3.1ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PESQUISA: MONOGRAFIA....................................................................................................................... 08 3.1.1 Elementos pré –textuais............................................................................................... 3.1.1.1 Capa............................................................................................................................. 3.1.1.2 Folha de rosto.............................................................................................................. 3.1.1.3 Ficha catalográfica...................................................................................................... 3.1.1.4 Folha de aprovação...................................................................................................... 3.1.1.5 Dedicatória.................................................................................................................. 3.1.1.6 Agradecimento............................................................................................................. 3.1.1.7 Epígrafe....................................................................................................................... 3.1.1.8 Resumo........................................................................................................................ 3.1.1.9 Listas............................................................................................................................ 3.1.1.10 Sumário...................................................................................................................... 3.1.2 Elementos textuais....................................................................................................... 3.1.2.1 Introdução.................................................................................................................... 3.1.2.2 Revisão de literatura ou referencial............................................................................. 3.1.2.3 Material e métodos (ou Metodologia).......................................................................... 3.1.2.4 Resultados e discursão................................................................................................. 3.1.2.5 Conclusão.................................................................................................................... 3.1.3 Elementos pós-textuais................................................................................................. 3.1.3.1 Referências.................................................................................................................. 3.1.3.2 Apêndice..................................................................................................................... 3.1.3.3 Anexo.......................................................................................................................... 09 09 10 11 12 13 13 14 14 15 16 16 16 17 17 19 19 20 20 20 20 3.2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EXTENSÃO: RELATÓRIO................................. 22 3.2.1 Elementos Pré –textuais............................................................................................... 22 3.2.1.1 Capa............................................................................................................................. 22 3.2.1.2 Folha de rosto.............................................................................................................. 23 3.2.1.3 Ficha catalográfica...................................................................................................... 24 3.2.1.4 Folha de aprovação...................................................................................................... 25 3.2.1.5 Agradecimentos........................................................................................................... 25 3.2.1.6 Resumo........................................................................................................................ 26 3.2.1.7 Listas............................................................................................................................ 26 3.2.1.8 Sumário........................................................................................................................ 27 3.2.2 Elementos textuais......................................................................................................... 27 3.2.2.1 Introdução.................................................................................................................... 27 3.2.2.2 Justificativa.................................................................................................................. 27 3.2.2.3 Fundamentação teórica................................................................................................ 27 3.2.2.4 Metodologia................................................................................................................. 28 3.2.2.5 Estrutura do trabalho................................................................................................... 28 3.2.2.6 Desenvolvimento......................................................................................................... 28 5 3.2.2.7 Conclusão ou considerações finais.............................................................................. 28 3.2.1.8 Sugestões...................................................................................................................... 29 3.2.3 Elementos pós-textual................................................................................................... 29 3.2.3.1 Referências................................................................................................................... 29 3.2.3.2 Apêndice...................................................................................................................... 29 3.2.3.3 Anexo........................................................................................................................... 29 4 CITAÇÕES E SISTEMAS DE CHAMADA.................................................................... 30 4.1 CITAÇÕES........................................................................................................................ 30 4.2 TIPOS DE CITAÇÕES..................................................................................................... 30 4.3 SISTEMAS DE CHAMADA............................................................................................ 32 4.3.1 Forma de apresentação do sistema alfabético............................................................ 32 5 NOÇÕES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................... 36 5.1 DEFINIÇÃO..................................................................................................................... 36 5.2 LOCALIZAÇÃO.............................................................................................................. 36 5.3 FONTES DE INFORMAÇÃO......................................................................................... 36 5.4 ESPECÍFICAÇÕES E ORDEM DOS ELEMENTOS...................................................... 36 5.4.1 Documentos impressos................................................................................................. 37 5.4.2 Documentos on-line...................................................................................................... 40 5.4.3 Documentos eletrônicos................................................................................................ 40 5.4.4 Outros tipos de documentos......................................................................................... 41 REFERÊNCIAS..................................................................................................................... 43 6 1 INTRODUÇÃO Este manual tem por escopo colaborar com docentes e discentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, na elaboração e publicação de trabalhos acadêmicos exigidos, principalmente no final do curso. O Conselho Federal de Educação tornou o estágio supervisionado obrigatório, a ser cumprido pelos alunos de final de curso, com uma carga horária mínima de 360 horas. O estágio supervisionado obrigatório na UFERSA compreende: estágio supervisionado em pesquisa e estágio supervisionado em extensão. A partir dessa orientação se buscou elaborar um manual que normatizasse a forma de comunicação e que contemplasse essas duas modalidades de estágios considerando a peculiaridade e o alcance dos mesmos. O desafio imposto era fazer compreender que o estágio em extensão se caracteriza por uma inserção do aluno em instituições devidamente recomendadas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, para atuar na realidade empírica, com o objetivo de treinar esse aluno para na prática aliar os conhecimentos teóricos recebidos ao longo da formação acadêmica, numa atuação concatenada. Já para o estágio supervisionado em pesquisa, o aluno tem a oportunidade de ser treinado para a pesquisa, possibilitando assim um direcionamento mais específico àqueles que pretendem avançar nos estudos para a pós-graduação. Tanto no caso do estágio supervisionado em pesquisa, quanto em extensão, necessário se faz a comunicação do conhecimento apreendido ou gerado a partir de suas atuações e isso é que dá a caracterização científica de ambos. Utilização de métodos e técnicas, estar voltado para a realidade empírica e a forma de comunicar o conhecimento obtido. A comunicação do conhecimento obtido, no caso do estágio supervisionado em pesquisa, se fará por meio de um documento monográfico. Enquanto a comunicação do estágio supervisionado em extensão será apresentada em forma de relatório. 9 Conclusão, síntese final do trabalho, constitui-se de uma resposta as hipóteses enunciadas na introdução. Aqui o autor manifesta seu ponto de vista sobre os resultados alcançados e sobre o alcance dos mesmos. Essa conclusão se prenderá única e exclusivamente aos dados da pesquisa, será apresentada de forma sumariada. Referências consistem numa listagem alfabética das fontes referenciadas no texto, sejam elas originarias de documentação (primária e secundária) escrita ou verbal utilizadas no decorrer de toda a pesquisa. Anexos ou apêndices trata-se de documentos complementares ou comprobatórios do texto, com dados esclarecedores, utilizados com o objetivo de não quebrar a seqüência logicamente estruturada do texto. A estrutura de uma monografia se constitui das seguintes partes: 3.1.1 Elementos preliminares ou pré-textuais 3.1.1.1 Capa Apresentar logomarca da Instituição e o Nome da Universidade (no topo da página, centralizado, fonte: Times New Roman, tamanho 14, sem negrito); O nome do autor (Centralizado, fonte: Times New Roman, tamanho 14, sem negrito); O título do trabalho (Centralizado,fonte Times New Roman, tamanho 16 em negrito, espaço simples, em negrito); O Local e data de conclusão do trabalho serão apresentados na parte inferior da página (centralizado e com letras no tamanho 14, sem negrito). Veja o modelo a seguir: 10 3.1.1.2 Folha de rosto Nome do autor e título do trabalho (obedecem à mesma descrição da capa); Inclusão da natureza do trabalho (monografia, objetivo, nome da instituição, departamento, área de concentração e orientador); Local e ano. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÀRIDO DEPARTAMENTO CURSO NOME DO ALUNO XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXX MOSSORÓ -RN 2008 11 Local e ano de entrega da monografia, considerando a data da entrega para defesa. FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFERSA 3.1.1.3 Ficha catalográfica A Ficha catalográfica deve ser elaborada por um bibliotecário devidamente identificado e está de acordo com o código de catalogação Anglo-americano vigente, será apresentada no verso da folha de rosto. NOME DO ALUNO XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXX Monografia apresentada a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais para a obtenção do título de Engenheiro Agrônomo. Orientador: Prof. Dr. xxxxxxxxxxxxx – UFERSA. MOSSORÓ-RN 2008 14 Manifestação de agradecimento a pessoas e instituições que contribuíram para a elaboração do trabalho. O espaço de linha pra linha é simples e de agradecimento pra agradecimento é de 1,5 ( um e meio). AGRADECIMENTOS A Deus, ...; Ao Professor orientador...; Aos Professores da banca :...; 3.1.1.7 Epígrafe Citação de um texto (pensamento) que expressa o embasamento da gênese do trabalho. 3.1.1.8 Resumo Síntese dos pontos relevantes do trabalho que devem contemplar de forma clara, concisa e precisa a introdução, objetivos, metodologia, resultado e conclusão. 15 A Norma Brasileira de Referências 6028 (2002), recomenda que a extensão do resumo em monografia contenha até 250 palavras, escrito em espaço simples, num único parágrafo e sem espaço inicial. NOTA: Na UFERSA não é obrigatório o resumo em língua estrangeira, apenas na Pós- Graduação. 3.1.1.9 Listas Rol de elementos ilustrativos ou explicativos que devem ser elaborados de acordo com a ordem de apresentação no texto. Recomenda-se a elaboração de uma lista própria para cada tipo: - Lista de Ilustrações: compreende relação de tabelas, quadros, gráficos, fórmulas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias) considerando a ordem em que se apresentam no texto do trabalho, com indicação das páginas em que estão localizadas. - O espaço de linha para linha é simples e de titulação para titulação é 1,5 (um e meio). - Lista de abreviaturas e siglas: relação alfabética das abreviaturas e siglas com suas respectivas identificações de acordo com a inserção no texto. LISTA DE TABELAS Tabela 1 - Participação percentual dos produtores e de seus familiares em relação à existência de escolas em assentamentos de reforma agrária no município de Mossoró-RN, 2002 ............................................................................ 77 Tabela 2 - Participação percentual dos produtores em relação ao grau de satisfação com a presença de escolas em assentamentos de reforma agrária no município de Mossoró-RN, 2002 ............................................................................ 78 LISTA DE FIGURAS Figura 1 – Mapa dos Assentamentos localizados no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte ............................................................................... 30 16 3.1.1.10 Sumário Enumeração das divisões, seções e subseções que constitui uma publicação científica, na mesma ordem e grafia em que a matéria nela se sucede, considerando a forma de apresentação no texto com sua respectiva paginação. NOTA: Os títulos das seções devem ser apresentados em maiúsculo e em negrito, porém a divisão secundária deve estar em caixa alta sem negrito; a seção terciária em caixa baixa com negrito e as demais subdivisões deve estar apenas em caixa baixa sem negrito. 3.1.2 Elementos textuais SUMÁRIO 1 SEÇÃO PRIMÁRIA............................................................................................... 09 2 SEÇÃO PRIMÁRIA............................................................................................... 13 3 SEÇÃO PRIMÁRIA .............................................................................................. 17 3.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA ....................................................................................... 17 3.2 SEÇÃO SECUNDÁRIA........................................................................................ 18 3.2.1 Seção terciária .................................................................................................. 3.2.2 Seção terciária .................................................................................................. 19 4 SEÇÃO PRIMÁRIA............................................................................................... 23 5 SEÇÃO PRIMÁRIA............................................................................................... 57 REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 59 LISTA DE SIGLAS DESER – Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais; DFID – Ministério para o Desenvolvimento Internacional; 19 I = Escore do h-ésimo índice; h = 1,...,k k = Número de Índices NOTA: A descrição da formula será feita na mesma página que esta for inserida, ficando centralizada no corpo do trabalho 3.1.2.4 Resultados e Discussão Os resultados da pesquisa devem ser apresentados de forma detalhada e precisa. Os dados por si mesmos pouco significam se não forem agrupados, classificados e analisados. Para facilitar a compreensão dos resultados, os dados obtidos são comumente expressos em tabelas e ilustrações. As ilustrações compreendem tabelas, quadros, gráficos, desenhos, mapas, fotografias e fotomicrografias e são designadas sempre como figuras. Na discussão dos resultados, o pesquisador reflete a sua preparação e maturidade intelectual. É onde ele revela sua capacidade de análise, sua habilidade para relacionar os fatos experimentais e chegar a conclusões válidas, em consonância com as hipóteses que motivaram a pesquisa. Na discussão dos resultados, o autor deve: estabelecer relações entre causas e efeitos; deduzir as generalizações e princípios básicos que tenham comprovação nas observações experimentais; esclarecer as exceções, modificações e contradições das hipóteses, teorias e princípios diretamente relacionados com o trabalho realizado; indicar as aplicações teóricas ou práticas dos resultados obtidos, bem como suas limitações; procurar elaborar, quando possível, uma teoria para explicar certas observações ou resultados obtidos; sugerir, quando for o caso, novas pesquisas, tendo em vista a experiência adquirida no desenvolvimento do trabalho e visando sua complementação. Além da discussão dos resultados entre si, cabe a discussão diante da literatura, isto é, a comparação dos resultados obtidos com os dos autores citados. 3.1.2.5 Conclusões 20 Contém as colocações referentes aos objetivos e considerações finais. É composta de uma síntese dos resultados mais marcantes obtidos na pesquisa. Será breve e concisa, manifestando o ponto de vista do autor a respeito dos resultados obtidos e da importância do alcance dos mesmos. As conclusões significam o fecho, o remate do trabalho. As conclusões terão que ser baseadas somente em fatos comprovados e que possuam uma relação estreita com os objetivos do trabalho. Isto é, as conclusões devem “responder” aos objetivos do trabalho. Não se deve confundir conclusão com recomendação. 3.1.3 Elementos pós-textual 3.1.3.1 Referências (de acordo com a NBR 6023/2002) Conjunto de elementos que permite identificar no todo ou em parte as fontes citadas no texto da monografia. 3.1.3.2 Apêndice Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentação 3.1.3.3 Anexo Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Recomendações finais: 21  Formato e espaçamento O texto deve ser impresso na cor preta e em papel branco, formato A4; fonte: Times New Roman, tamanho 12 para títulos e subtítulos das seções, tamanho 12 para texto e 10 para citações de mais de três linhas e notas de rodapé; As páginas devem apresentar margem superior e esquerda de 3 cm; direita e inferior de 2 cm; O texto deve ser digitado em espaço um e meio, entre linhas, com exceção das citações com mais de três linhas que devem ser digitadas em espaço simples, obedecendo as normas de citações; Os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucedeu por dois espaços 1,5 (um e meio) entrelinhas, assim como os títulos das subseções, que devem ser separados do texto que os preceder ou suceder por dois espaços de 1,5 (um e meio). As referências ao final do trabalho, devem ser digitadas em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.  Indicativos de seções O indicativo numérico de uma seção deve ser colocado antes do título à esquerda e separado por um espaço; Os títulos sem indicativos numéricos (agradecimentos, dedicatória, sumário...) devem ser centralizados; Deve-se adotar uma numeração progressiva para as seções e divisões do texto; Os títulos das seções devem ser apresentados em maiúsculo e em negrito, porém a divisão secundária deve estar em caixa alta sem negrito; a seção terciária em caixa baixa com negrito e as demais subdivisões deve estar apenas em caixa baixa sem negrito.  ٠ Paginação As páginas do documento monográfico, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, porém a numeração será colocada a partir da introdução, em algarismos arábicos, no canto superior direito. Havendo apêndice e anexo suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua dando seguimento ao texto inicial; 24 Inclui a natureza do trabalho, (relatório, objetivo, nome da instituição, departamento, área de concentração e orientador); Local e ano. 3.2.1.3 Ficha catalográfica A Ficha catalográfica deve ser elaborada por um bibliotecário devidamente identificado e está de acordo com o código de catalogação Anglo-americano vigente, será apresentada no verso da folha de rosto. (Ver página 17) NOME DO ALUNO XXXXXXXXXXXXXXXXX Relatório apresentado a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais para a obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientador: Profº Dr. xxxxxxxx - UFERSA. MOSSORÓ-RN 2006 25 3.2.1.4 Folha de aprovação (Parecer) A folha de aprovação comporta os seguintes dados: O nome do aluno; Título do trabalho; Parecer dos professores; Data da defesa; Assinaturas. 3.2.1.5 Agradecimentos NOME DO ALUNO TÍTULO Parecer dos Professores............................................................................................................. ................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................... Data da Defesa: __________ / __________ / __________ ____________________________________________ Prof. M.Sc. XXXXXXXXXXXX - UFERSA Orientador _____________________________________________ Prof. M.Sc. XXXXXXXXXXXX - UFERSA Primeiro Membro _____________________________________________ Prof. M.Sc. XXXXXXXXXXXX - UERN Segundo Membro 26 É um elemento opcional que só é recomendada, caso se faça necessário a sua apresentação. 3.2.1.6 Resumo Síntese dos pontos relevante do trabalho deve contemplar de forma clara, concisa e precisa a introdução, objetivo, metodologia, resultado e conclusão. A Norma Brasileira de Referências 6028 (2002), recomenda que a extensão do resumo em monografia contenha de 150 a 200 palavras, escrita em espaço simples, num único parágrafo e sem espaço inicial. NOTA: Após o Resumo na língua vernácula a ABNT recomenda o uso de abstract, porém para os cursos de graduação na UFERSA não é adotada esta regulamentação, apenas nos cursos de Pós-Graduação. 3.2.1.7 Listas Rol de elementos ilustrativos ou explicativos que devem ser elaborados de acordo com a ordem de apresentação no texto. Recomenda-se a elaboração de uma lista própria para cada tipo: - Lista de Ilustrações; compreende relação de tabelas, quadros, gráficos, fórmulas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias) considerando a ordem em que se apresentam no texto do trabalho, com indicação das páginas em que estão localizadas. - Lista de abreviaturas e siglas: relação alfabética das abreviaturas e siglas com suas respectivas identificações de acordo com a inserção no texto. - Lista de notações: compreende a relação de sinais convencionais, utilizados no texto, seguido dos respectivos significados. - O espaço de linha para linha é simples e de titulação para titulação é 1,5 (um e meio). Nota: Ver modelo de apresentação na página 20. 3.2.1.8 Sumário 29 3.2.2.8 Sugestões Ao final do trabalho, o estudante deve apresentar sugestões que se adotadas possam fomentar ações que contribuam para a melhoria do fluxo organizacional da empresa, objeto do respectivo trabalho. 3.2.3 Elementos pós- textuais 3.2.3.1 Referências (de acordo com a NBR 6023) Conjunto de elementos que permite identificar no todo ou em parte as fontes citadas no texto da monografia. 3.2.3.2 Apêndice Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentação. 3.2.3.3 Anexo Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Recomendações finais Ver páginas 26 e 27. 30 4 CITAÇÕES E SISTEMA DE CHAMADA 4.1 CITAÇÕES De acordo com a Norma Brasileira de Referência (NBR 10520, 2002) trata-se de citação a menção de uma informação extraída de outra fonte. Entende-se por citações, os conceitos, as informações, idéias e sugestões colhidas em outras fontes e mencionadas no texto de um trabalho com a finalidade de enriquecê-lo e conferir-lhe maior autoridade. Citar é como testemunhar num processo. Precisamos estar sempre em condições de retomar o depoimento e demonstrar que é fidedigno. Por isso, a referência deve ser exata e precisa. (não se cita um autor sem dizer em que livro e em que página), como também averiguável, por todos (ECO, 1996, p.123). 4.2 TIPOS DE CITAÇÃO Conforme a NBR 10520 (2002), Dividem-se em três os tipos de citação: Citação direta, indireta e citação de citação. a) Citação direta ou textual Temos uma citação direta ou textual - quando o autor do trabalho copia, ou seja, transcreve literalmente, as palavras do autor consultado, atentando sempre para o respeito à grafia e a pontuação do original. As citações diretas ou textuais curtas têm até três linhas transcritas entre aspas, incorporadas ao texto, sem destaque tipográfico, com indicação das fontes de onde foram retiradas (autor, data e página). As citações diretas ou textuais longas, acima de três linhas, transcritas literalmente, recebem destaque tipográfico, digitadas em espaço simples, com parágrafo próprio a 4,0cm da margem esquerda, sem espaço de entrada no ou nos parágrafos. 31 b) Citações indiretas Nas citações indiretas ou livres - o autor do trabalho comenta ou parafraseia as idéias do autor consultado, sem reprodução exata das palavras do original, ele conserva a idéia original do autor pesquisado e reescreve o texto, no seu trabalho. c) Citação de citação É uma citação colhida de forma indireta de um texto que não se teve acesso ao original, para este tipo de citação deve-se usar a expressão apud. Nota: Conforme recomendação dos professores da Instituição, orientamos aos alunos que cursam a área de Ciências Agrárias e Animal a utilizarem em seus trabalhos as citações do tipo Indiretas. Nas citações deve-se observar o seguinte: Transcrever sempre as palavras ou frases como no original, respeitada inclusive a pontuação; Havendo no texto transcrito algo que o autor do trabalho ache necessário corrigir, deve indicá-lo ao leitor, colocando, entre colchetes, a palavra [sic], para significar assim mesmo; Encontrando-se palavras entre aspas, no texto transcrito, deverão transforma-se em aspas simples; Pode-se suprimir palavras ou frases incluídas no texto citado, desde que não se lhe altere o sentido, devendo a parte omitida ser indicada por reticências, se ocorrer no início ou final do parágrafo e, por reticência entre colchetes, se no meio do parágrafo; no caso de a supressão atingir um ou mais parágrafos, deverá ser indicada por uma linha pontilhada; Pode-se acrescentar, entre colchetes, palavras ou frases, a uma citação, a título de explicação ou esclarecimento; 34 Segundo Ferreira (apud GALLIANO, 1979, p.5) método é o “caminho pelo qual se chaga a um determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo deliberado e refletido”. Quando houver indicação de dois ou mais de três autores deverão ser feitos, da seguinte forma: Fernandes; Ferro (1983, p.45) ou (FERNANDES ; FERRO, 1983, p.45) Fonseca et al. (2002, p.25) ou (FONSECA et al., 2002, p. 23). NOTA: Quando não se tem a identificação do autor do trabalho consultado, a citação é feita considerando a primeira palavra que abre o título do trabalho pesquisado da seguinte forma: (PERFIL do profissional da...). Quando se tem uma citação proveniente de informação cedida por alguma fonte, necessário se faz a inserção de uma nota de rodapé. Exemplo: No Estado do Rio Grande do Norte, o município de Mossoró tem intensificado sua política de reforma agrária, contando hoje com 28 projetos de assentamentos, dos quais 14 estão consolidados e 14 se encontram em processo de organização, beneficiando 1.616 famílias no total (Informação verbal)1 . Exemplo para nota de rodapé: ________________ 1 Noticias fornecidas por Cezanildo Coutinho da Silva do Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró, em 12 de outubro de 2002. Recomendações finais Nas citações, a chamada pelo sobrenome do autor quando vem fora dos parênteses é em letra minúscula e quando estiver dentro dos parênteses devem ser em letras maiúsculas. Quando o parágrafo inicia-se com a citação o sobrenome do autor fica fora do parêntese e a data e página transcritas ficam dentro do parêntese; quando se trata de citação indireta ou livre exclui-se a página. Quando a citação vier após o parágrafo o autor, data e página ficam dentro do parêntese em maiúsculo. 35 As citações subseqüentes da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando os seguintes recursos; a) Idem – mesmo autor – Id; b) Id., 2003, p.6 – mesmo autor, (obra), data e páginas diferentes; c) Ibidem – na mesma obra – Ibid; d) Opus citatum, opere citato – obra citada – op. cit.; Exemplo: Silva (2000, p. 38) ou (SILVA, 2000, p.38) Ruiz (1998, p. 35) ou (RUIZ, 1998, p.35) Silva ou SILVA, op. cit., p. 23 e) Passim – aqui e ali, em diversas passagens – passim; Exemplo: Ruiz (1998, passim). 36 5 NOÇÕES DE REFERÊNCIAS 5.1 DEFINIÇÃO Conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em trabalhos diversos (NBR 6023/2002). O termo referência bibliográfica só poderá ser utilizado quando se tratar apenas de documentos convencionais, em se tratando de inclusão de documentos eletrônicos usa-se somente referência. 5.2 LOCALIZAÇÃO Em listas bibliográficas; Encabeçando resumos, resenhas e recensões. 5.3 FONTES DE INFORMAÇÕES Deve seguir uma forma consistente de pontuação comum a todos os elementos referenciados; esses devem ser transcritos tal como figuram na folha de rosto. 5.4 ESPECIFICAÇÃO E ORDEM DOS ELEMENTOS As especificações a seguir identificam os elementos da Referência Bibliográfica e estabelecem a ordem padronizada de sua apresentação. A pontuação segue padrões internacionais e deve ser uniforme para todas as referências. As abreviaturas devem obedecer a Norma Brasileira de Referências – NBR 10522. NOTA: As referências são apresentadas em espaço simples de linha pra linha e espaço duplo de referência pra referência. 39 Agronomia) - Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, Escola Superior de Agricultura de Mossoró, Mossoró-RN, 1999. FERREIRA JÚNIOR, P. Aspectos da sustentabilidade ambiental da aqüicultura no Estado do Rio Grande do Norte. 2003. 154f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Ciências Animais, Escola Superior de Agricultura de Mossoró-RN, 2003. PEREIRA FILHO, P. R. O agronegócio da fruticultura irrigada no Estado do Rio Grande do Norte. 2002. 187f. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Departamento de Ciências Vegetais, Escola Superior de Agricultura de Mossoró-RN, 2002. • Monografia, Dissertação e Tese em meio eletrônico MESQUITA, S. S. X. A comercialização de produtos hortícolas (tomate, pimentão e jerimum) no mercado atacadista de natal. 1999. 59f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, Escola Superior de Agricultura de Mossoró, Mossoró-RN, 1999. Disponível em: <http://www.esam.br>. Acesso em: 25 jan 2003. FERREIRA JÚNIOR, P. Aspectos da sustentabilidade ambiental da aqüicultura no Estado do Rio Grande do Norte. 2003. 154f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Ciências Animais, Escola Superior de Agricultura de Mossoró-RN, 2003. Disponível em: <http://www.esam.br>. Acesso em: 12 mar. 2004. PEREIRA FILHO, P. R. O agronegócio da fruticultura irrigada no Estado do Rio Grande do Norte. 2002. 187f. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Departamento de Ciências Vegetais, Escola Superior de Agricultura de Mossoró-RN, 2002. Disponível em: <http://www.esam.br>. Acesso em: 21 out. 2003. • Revista no todo e artigo REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, Rio de Janeiro: IBGE, 1939-. Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X. SÃO PAULO MEDICAL JOURNAL. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 1941-. Bimestral. ISSN 0035-0362. LEAL, G. A missão de uma empresa é criar valor para a sociedade. Exame, São Paulo, ano 39, n. 6, p. 22-25, 30 mar. 2005. ZAKABI, ROSANA. Elas sofrem demais. Veja, São Paulo, ano 38, n. 19, p 11-15, 4 out. 2006. QUANDO o esporte fere. Veja, São Paulo, ano 38, n. 19, p 114, 4 out. 2006 • Jornais e artigo SOUSA, L. M. de. A violência urbana. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set. 1994. Caderno Especial, p. 8. 40 OS BRASILEIROS vão as urnas. Diário do Nordeste, Fortaleza, 2 out. 1996. Suplemento Político. NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13. 5.4.2 Documentos on-line SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: <http://www. Brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.> Acesso em: 28 nov. 1998. SÃO PAULO (Estado). Secretária do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: _________. Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. V. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.ht>. Acesso em: 8 mar. 1999. WINDOS 98: o melhor caminho para atualização. PC World, São Paulo, n. 75, set. 1998. Disponível em: <http://www.idg.com.br/abre.htm>. Acesso em: 10 set. 1998 CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996. Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www.propesc.ufpe.br/anais/anais.htm.> Acesso em: 21 jan. 1997. SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em <http:/www. Propesq. Ufpe.br/anais/anais/educ/ce04..htm>. Acesso em: 17 jan. 1997. ACCIOLY, F. Publicações eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por mtmendes@uol.com.br em 26 jan. 2000. 5.4.3 Documentos eletrônicos Quando se tratar de obras (livros, trabalhos acadêmicos, revistas, jornais) consultados on-line é essencial as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão “Disponível em:” e a data de acesso ao documento precedida da expressão “Acesso em:” • Base de dados em CD ROM PEIXOTO, M. F. V. Função citação como fator de recuperação de uma rede de assunto. In: IBICT. Base de dados em ciência e tecnologia. Brasília: IBICT, n. 1, 1996. CD ROM. 41 ALLIE’s play house. Palo Alto, CA.: MPC/Opcode interactive, 1993. 1 CD-ROM. Windwos 3.1 • Base de dados on-line ACAROS no Estado de São Paulo. In: Fundação tropical de pesquisas e tecnologia “André Tosello”. Base de Dados Tropical. 1983. Disponível em: <http:// <www.odf.fat.org.br/acaro/sp/> Acesso em: 30 maio 2002. 5.4.4 Outros tipos de documento • Fitas gravadas PANTANAL. São Paulo: Polygram, 1990. 1 cassete som. (90min.): estéreo. • Filmes e vídeos NOME da Rosa. Produção de Jean-Jaques Annaud. São Paulo: TW vídeo distribuidora, 1986. 1 videocassete (130min.): VHS, son., color. Legendado. • Fotografia KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes. 1980. 1 fotografia, color., 16 cm x 56cm. • Slides A MODERNA arquitetura de Brasília. Washington: Pan American Development Foundation, 1970. 10 slides, color. • Mapa BRASIL e a parte da América do Sul. São Paulo: Michalany, 1981. 1 mapa. Escala 1: 600.000. Observações Pertinentes Em caso de autoria desconhecida a entrada é feita pelo título; Quando o título aparecer em mais de uma língua registra-se o primeiro; Quando a editora é localizada em mais de um local, indica-se o primeiro ou o mais destacado; Quando houver duas editoras indica-se ambos, com seus respectivos locais. Se as editoras forem três, indica-se apenas o primeiro ou o que estiver em destaque;
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