(Parte 3 de 3)

Recomendamos a troca diária do equipo que deve ser mantido limpo e sem resíduos de dieta. A seringa e o frasco podem ser utilizados enquanto estiverem em condições de uso (limpos, sem resíduos, sem rachaduras, com o êmbolo deslizando facilmente dentro da seringa).

NU T R I Ç Ã

1 - O que devo fazer se uma dieta não foi passada no horário recomendado?

É fundamental que você receba todas as suas dietas. No entanto, há ocasiões em que você não toma ou atrasa sua alimentação. Não tente compensar uma dieta perdida, dobrando o volume da próxima dieta, pois isto poderá causar mal-estar gástrico ou diarréia. Administrar a dieta no final do dia, mantendo o mesmo espaço de tempo. Por exemplo, se as dietas forem às 8, 1, 14, 17 e 20 horas e você não tomou a das 17 horas, tome as últimas dietas às 18 e 21 horas ou às 19 e 2 horas, ou sempre que possível, respeitando os intervalos entre um horário e outro, bem como o prazo de 24 horas após o preparo.

Figura 7: Administração com o equipo e funcionamento da roleta.

12 - Como administrar medicamentos pela sonda?

Se o médico prescreveu medicamentos a serem administrados pela sonda, proceder da seguinte maneira: •medicamentos líquidos: aspirar o volume prescrito com a seringa e injetar pela sonda; •comprimidos e drágeas: amassar e dissolver em água, misturando bem; aspirar com a seringa e injetar pela sonda.

Administrar os medicamentos um a um. Injetar água após cada medicação, para evitar que se misturem na sonda, podendo entupir a mesma. Existem medicamentos que não devem ser administrados pela sonda; verificar com seu médico.

13 - O que fazer em caso de diarréia?

Se apresentar diarréia (fezes líquidas três vezes ou mais por dia), administrar somente a metade da dieta naquele dia e infundir água ou chá sem açúcar. Se não melhorar no dia seguinte, procurar a equipe responsável. Para evitar a diarréia, seguir os cuidados recomendados no preparo, conservação e administração da dieta.

14 - Cuidados gerais

Desde que se sinta disposto, você não deve restringir suas atividades e amizades. Atividades físicas, como caminhar, são muito importantes para sua saúde e bem estar.

Alguns cuidados de higiene devem ser mantidos ou reforçados: higiene oral e escovação dos dentes, higiene nasal, cuidados com a pele. Pesar-se semanalmente pela manhã, na mesma balança, com a mesma quantidade de roupa. Preencher diariamente a ficha de acompanhamento que se encontra nas páginas 14 e 15 deste manual.

NU T R I Ç Ã

15 - Quando devo procurar a equipe responsável?

Você deve procurar a equipe responsável quando apresentar diarréia por mais de um dia, constipação (prisão de ventre) por mais de três dias, náuseas e vômitos persistentes, dor abdominal, febre (mais de 37,5°C), rosto ou pernas inchadas, perda de peso, sangramento.

É importante para seu tratamento que você compareça às consultas e retornos agendados. Traga sempre esse Manual com as suas anotações, que ajudarão a equipe de saúde a acompanhar sua evolução clínica.

O E N T E R A L17

Ficha de Acompanhamento Data

Peso

Volume de Dieta Administrada

Volume de Líquidos Administrados

Número de Evacuações

Consistência das Fezes

Temperatura Corporal

Número de Vômitos

18N U T R I Ç Ã Ficha de Acompanhamento

Data

Peso

Volume de Dieta Administrada

Volume de Líquidos Administrados

Número de Evacuações

Consistência das Fezes

Temperatura Corporal

Número de Vômitos

O E N T E R A L Obser vações

NU T R I Ç Ã

20 Obser vações

(Parte 3 de 3)

Comentários